terça-feira, 15 de junho de 2010

Pra cima deles, Brasil!!




Como ultimamente as notícias sobre o Flamengo não tem sido nada animadoras, vamos esquecer um pouco o nosso time (mas, só um pouco) e falar sobre a seleção brasileira. Hoje é a estréia da nossa seleção na Copa e é o dia em que o país irá parar porque a pátria estará de chuteiras e grudada na frente da televisão . Hoje, entrarão em campo 190 milhões de técnicos, jogadores e juízes junto com nossa seleção brasileira.

Não tem jeito... A gente pode não gostar muito do Dunga e de vários jogadores convocados, pode falar que vai fazer e acontecer, que vai ignorar a Copa do mundo e a seleção brasileira, que não tá nem aí pra seleção, que o que importa é o time do coração... Mas, na hora H, na hora em que o escrete canarinho entra em campo, não tem como ficar indiferente. Não mesmo.

O técnico Dunga teve uma carreira marcante na seleção brasileira, com seu nome gravado na história para sempre, tanto positivamente quanto negativamente. A Copa de 90 ficou marcada, para nós, brasileiros, como a Era Dunga. Dunga foi símbolo de uma seleção fracassada, que caiu diante da Argentina de Maradona e Caniggia. Em 94, veio a Era Dunga parte 2, onde Dunga passou a ser o ícone de uma seleção burocrática, porém vitoriosa. E o que importa é isso né? Levantar a taça. E foi o que Dunga, como capitão daquela seleção, fez . E, sendo fã ou não do Dunga (ele tem fãs, podem acreditar, meus pais são dois exemplos vivos disso), venhamos e convenhamos, ele jogou muito naquela Copa. Foi valente, raçudo e deu a volta por cima. Então, torçamos pra que essa seleção seja igual a ele : valente e raçuda e que dê a volta por cima, apagando o resultado de 2006. E Dunga vai ter a possibilidade de sair por baixo, como em 90 ou por cima, como em 94. O que será que o destino reserva à ele?

Aliás, não é fácil ser técnico da seleção brasileira. Tem que estar preparado para ouvir todo tipo de crítica, porque elas sempre existirão. No passado, reclamavam que os treinos eram abertos e havia muita confusão, muito oba-oba. No presente, reclamam dos treinos fechados. Reclamam também da preferência de Dunga por esse ou aquele jogador em detrimento de outros, reclamam que Dunga não é simpático, reclamam que Dunga não facilita o trabalho dos repórteres, reclamam da roupa que ele usa e reclamam e reclamam e reclamam e reclamam mais um pouco.

Nossa seleção não é favorita absoluta ao título. Muitos a botaram nessa lista de favoritos mais por causa da tradição do que por causa do time em si. Mas, na hora em que a bola rolar, vamos mostrar ao mundo que aquela camisa amarela é temida e tem que ser respeitada sempre.

Hoje, é o dia da união do rico e do pobre, do negro e do branco, do gordo e do magro, do bonito e do feio, enfim, de todo povo brasileiro torcendo por uma única coisa : a vitória na nossa estreia.

Aposto num 3 x 0. Qual é o seu palpite?