segunda-feira, 14 de junho de 2010

Flamengo, Bi-Campeão da América!


Há exatamente 1 ano atrás, no dia 14/06/2010, Zico assumia a direção executiva do futebol do Flamengo. E o ano 1 d.z. mudou pra sempre a história do clube.

Os primeiros dias foram de muita dificuldade, como já se podia prever. Felipão recusou o cargo de treinador, a demissão de toda a comissão técnica causou desconforto dentro do clube, a demora na contratação de novos jogadores gerou desconfiança entre jornalistas e torcedores. Mal sabiam todos que o Zico caminhava na direção correta, que ele tinha noção exata do que era necessário fazer para que o Flamengo voltasse a ter a grandeza dos tempos que lá ele atuava como jogador.

A partir de Agosto, data da estréia dos reforços contratados, veio a grande arrancada que levou o Flamengo ao hepta campeonato brasileiro. Ao mesmo tempo eram concluídas as obras iniciais do tão esperado CT. A inauguração em janeiro deste ano transformou da água pro vinho a estrutura de trabalho do futebol rubro-negro… e não há dúvidas, sem o Zico nada disso teria acontecido.

A vitória no campeonato carioca deste ano já era esperada, dada a superioridade do time em relação aos seus rivais cariocas. Mas o ápice deste ano, que certamente é um dos mais vitoriosos da história do clube, veio com a conquista, na semana que passou, do bi-campeonato da América.

O sonho de todo rubro-negro, o sonho da volta à disputa do Mundial de Clubes está vivo. É claro que o Ronaldinho Gaúcho, o Riquelme, o Deivid e Vagner Love foram fundamentais pra conquista da Libertadores. Mas, sem dúvida nenhuma, o grande responsável por levar o Flamengo ao título continental tem nome, sobrenome e apelido: Arthur Antunes Coimbra, o Zico.

Zico, tudo o que você fez pelo meu Flamengo dentro de campo já era suficiente pra torná-lo o grande nome dos mais de 100 anos do clube. Mas, talvez, nem mesmo você tenha a idéia de que esta sua nova passagem pelo Flamengo tenha levado o clube a uma nova era, a um novo patamar. Pra todo rubro-negro como eu, o dia 14/06/2010 significa o marco inicial dos anos d.z. - depois de Zico. Obrigado mais uma vez, galinho!


Rocco, por favor guarde o texto acima, tenho certeza que você adorará republicá-lo no dia 14/06/2011.

Boa sorte, Zicão!


PS: Deixemos a diretoria em paz, daqui pra frente quem manda no futebol do Flamengo é o Zico.