terça-feira, 4 de maio de 2010

Flamengo x Corinthians

Esse clássico do futebol brasileiro é conhecido como o clássico do povo ou clássico das multidões porque é disputado pelos times que possuem as maiores torcidas do futebol brasileiro. Até semana passada, possuíamos a maior torcida segundo pesquisa do Datafolha. Hoje, véspera do jogo, pode ser que eles divulguem o resultado de uma nova pesquisa e pode ser que o Corinthians tenha passado à nossa frente, porque depois do jogo de quarta-feira passada, com certeza 1% da torcida morreu quando Michael foi expulso, 0,5% morreu de emoção quando Juan sofreu o pênalti e mais 0,5% faleceu quando Adriano fez o gol.

O primeiro confronto entre os dois times foi em 1918, com vitória corintiana por 2x1. De lá pra cá, foram 113 jogos, com 47 vitórias do Flamengo, 43 vitórias do Corinthians, 23 empates, 174 gols corintianos e 186 gols flamenguistas. Muito equilíbrio né? Nossa última derrota para eles foi no campeonato brasileiro de 2005, num jogo em São Paulo em que perdemos por 3x1. Depois, os dois times se enfrentaram mais 7 vezes e o resultado foi esse : 6 vitórias para a nossa conta e apenas 1 empate. Ou seja, estamos com uma pequena invencibilidade em relação a eles.

Amanhã, acho que teremos um jogo extremamente equilibrado de novo porque os dois times se equivalem. O Corinthians tem um bom elenco, tem bons titulares e bons reservas, coisa que nós não temos. Nosso elenco é mais limitado. Mas, o que vejo é um monte de bons jogadores que não tem a pele corintiana, que jogam bem, mas não são raçudos. E é aí que levamos vantagem. Nossos jogadores também são bons, mas quando estimulados, jogam com raça. Alguns fatores vão definir quem vai para a próxima fase e os que eu acho mais importantes são:lado psicológico dos jogadores e a escalação do time. Rogério e Mano Menezes estão, nesse pré-jogo, fazendo uma espécie de jogo de xadrez. Um está tentando advinhar a jogada do outro, estão tentando saber qual o time que o adversário vai mandar a campo e estão treinando de acordo com o adversário. Rogério treinou o time para que ele saiba se comportar diante da pressão que o Corinthians deve fazer, treinou o time para jogar de um jeito caso Jorge Henrique entre como titular e de outro caso ele permaneça na reserva. Provavelmente, Vinícius Pacheco entre como titular. Acho que passaremos sufoco, mas teremos que torcer para que nosso contra-ataque encaixe bem.

E tem também o lado psicológico dos jogadores. Eles vão encontrar um ambiente extremamente hostil fora e dentro de campo. E ainda por cima, o jogo será apitado por um juiz que já nos prejudicou nessa mesma competição ao deixar de dar um penalti claro a nosso favor e ao distribuir cartão amarelo para todo o time.Os nossos jogadores tem que manter a cabeça e os nervos nos lugares (viu Juan?) para evitarem uma expulsão que nos prejudique. A pressão é deles, eles é que tem a obrigação de fazer gol.

Temos total capacidade de conseguir a classificação, inclusive ganhando deles lá. Temos que nos defender sim, mas não podemos deixá-los jogar o tempo todo em nosso campo. Aos mais nervosos que dizem que temos que atacar e que não somos a Internaziole de Milão, eu digo que eles também não são o Barcelona e que temos que atacar sim, mas não loucamente porque, repito, eles é que tem a obrigação de fazer gol.

E agora, é hora de apoio incondicional ao time. Então, go Vinícius pacheco, go!