quarta-feira, 5 de maio de 2010

Quem é Quem?

Quando mais novo eu era viciado em rádio esportivo. Naqueles tempos em que não havia Internet e os jogos transmitidos pela TV não eram tantos assim, eu saciava minha vontade de consumir futebol ouvindo Danilo Bahia, Ronaldo Castro, Kleber Leite, Eraldo Leite, Loureiro Neto, Francisco Horta, José Carlos Araújo, Washington Rodrigues, entre tantos outros. Lembro-me bem de cada detalhe daqueles programas que eu ouvia, mas um quadro sempre foi o meu preferido: era o chamado Quem é Quem? Nele comparava-se os jogadores de cada equipe, mais ou menos como o site Globoesporte.com faz hoje com o tal Raio X.

Resolvi então fazer o Quem é Quem do jogão de logo mais. Em várias posições me deu vontade de empatar mas, como critério, decidi que não valia empate. Outro critério importante é o momento de cada jogador, se fosse em 1998 o Ronaldo valeria pelos 11 do Flamengo (rsrs). Então lá vai:

GOLEIRO: Bruno x Felipe (FLAMENGO 1 x 0)
Sou mais o Bruno. Debaixo das traves eles são parecidos, mas acho que o Bruno sai melhor do gol, além de estar em melhor forma. Vi uma entrevista do Felipe ontem e fiquei chocado, o cara tá muito gordo! Vai entregar o jogo.

LATERAL-DIREITO: Léo Moura x Alessandro (FLAMENGO 2 x 0)
Essa é barbada, o Léo Moura tem sido o melhor jogador do Flamengo no ano, enquanto o Alessandro, que está voltando de contusão, é até razoável no apoio mas marca pessimamente.

ZAGUEIRO CENTRAL: David x Chicão (FLAMENGO 2 x 1)
O David tem alternado boas e más atuações, ainda acho ele muito irregular. Já o Chicão, que pra mim não é essa coca-cola toda, é mais regular e experiente, além de bater bem faltas.

QUARTO-ZAGUEIRO: Angelin x William (FLAMENGO 3 x 1)
Confronto equilibradíssimo. São 2 jogadores experientes que não vivem suas melhores fases mas que costumam responder bem em jogos de maior pressão. Na dúvida sou mais o Magro de Aço, que sempre cresceu muito em jogos decisivos.

LATERAL-ESQUERDO: Juan x Roberto Carlos (FLAMENGO 3 x 2)
O Juan é bom lateral e vem crescendo muito de produção, mas o Roberto Carlos, mesmo com 37 anos, vem sendo o melhor lateral-esquerdo brasileiro este ano e pode decidir qualquer jogo numa bola parada ou num cruzamento pra área. No pós-jogo a escolha seria diferente pois ele será expulso logo mais.

VOLANTE: Rômulo x Ralf (FLAMENGO 3 x 3 CORINTHIANS)
Conheço melhor o Rômulo e não gosto. Vou torcer jogo a jogo para que ele me prove o contrário, para que ele demonstre que pode realmente vestir a camisa do Flamengo. Se isso acontecer terei o maior prazer em reconhecer meu erro. Por eliminação, vou de Ralf.

2o. VOLANTE: Maldonado x Jucilei (FLAMENGO 4 x 3)
Aí é brincadeira. O Maldonado está recuperando sua forma e, na minha opinião, jogou uma ótima partida na 4a feira passada.

3o. VOLANTE: Willians x Elias (FLAMENGO 4 x 4 CORINTHIANS)
O Willians marca melhor, o Elias ataca melhor. Se fosse como 2o volante eu iria de Willians, como 3o jogador de meio-campo sou mais o Elias.

MEIA-ATACANTE: Vinicius Pacheco x Danilo (CORINTHIANS 5 x 4)
Como por muito tempo o Andrade fez o torcedor acreditar que ou jogava o Vinicius ou o Petkovic, acho que existe uma implicância exagerada do torcedor do Flamengo com ele. Pra mim ele tem feito um bom ano, principalmente em jogos mais tranquilos, digamos assim. Esse é o problema, nos jogos duros da Libertadores o Vinicius ainda não disse ao que veio. O Danilo é bom meia, também não vem bem este ano, mas é mais jogador, sem dúvida.

1o ATACANTE: Vagner Love x Dentinho (FLAMENGO 5 x 5 CORINTHIANS)
Muita gente critica o Vagner Love por não jogar tão bem contra times grandes (até eu, de cabeça quente, já fiz isso por aqui). Mas ele fez alguns bons clássicos, já foi artilheiro da Copa da UEFA e vai decidir hoje, acreditem. O Dentinho vem fazendo um grande ano mas é menino e vai tremer. Love.

2o ATACANTE: Adriano x Ronaldo (FLAMENGO 6 x 5 CORINTHIANS)
Se tem alguém que me causa pavor no Corinthians, o nome dele é Ronaldo. Mesmo gordo e totalmente fora de forma, a gente sempre espera que em algum momento o cara pode decidir. Mas não será hoje, vou me basear no jogo de ida pra dizer que hoje o Adriano é melhor e vai decidir o jogo pra nós.

Treinador: Rogério Lourenço x Mano Menezes (FLAMENGO 6 x 6 CORINTHIANS)
O Mano hoje é muito melhor. Ponto.

Banco de Reservas: (FLAMENGO 7 x 6 CORINTHIANS)
Tudo bem que o elenco deles é maior e um pouco melhor (e bem mais caro), mas acho o banco de reservas do Flamengo melhor, mais decisivo. Se eles têm Iarley e Jorge Henrique, nós tem Kleberson e Petkovic. Eles têm Marcelo Mattos, nós temos o Fierro. De todos esses jogadores quem mais pode decidir o jogo em um lampejo está do lado do Flamengo e chama-se Petkovic. Por isso pra mim dá Flamengo. Ou vocês acham o Souza muito melhor do que o Denis Marques?

Enfim, no meu Quem é Quem deu Flamengo por 7 x 6. Dentro das 4 linhas tenho certeza absoluta que dará Flamengo. Meu palpite? Flamengo 3 x 1 (2 gols do Adriano e 1 do Vagner Love).

Vamos Flamengo!