terça-feira, 30 de março de 2010

OTIMISMO X PESSIMISMO




Possivelmente por sempre ter sido um GRANDE admirador do dramaturgo Nelson Rodrigues, na semana passada, fiz um comentário aqui que sugeria que otimismo fosse sinônimo de inteligência, o que causou um mal estar que absolutamente não era a minha intenção.
Mas esse meu otimismo todo é por achar que o Flamengo, em sua configuração atual, merece nossa confiança e que não se justifica sofrer antes da hora. E nesta hora, pelo menos para mim, o Flamengo tem o MELHOR elenco do Brasil e da Libertadores. Qual é o absurdo?

Fora isso, os salários estão em dia e o grupo unido. Há quantos anos isto não acontecia ao mesmo tempo? É verdade que a equipe vem demonstrando cansaço e desmotivação, mas como ter motivação jogando para público de cinema? Como cobrarmos essa motivação deles se nós mesmos, responsáveis por motivá-los, não demonstramos nenhuma?

Acredito, do fundo coração, que o Flamengo, com essa equipe que tem no momento, pode não só ser Tetra, como Campeão da Libertadores e até do Mundial, Não estou dizendo que vai ser, apenas que pode até ser, pois tem time pra ser. Com cada um jogando o que sabe, pode ser SIM!
Mas se excesso de otimismo incomoda e se uma visão mais pessimista é preferida, lá vai:

Se os amigos acham que o Flamengo não vem jogando bem, apesar de estar vencendo, aproveitem agora, pois este consolo pode durar pouco. A possibilidade do nosso “Ataque do Amor” continuar aqui no segundo semestre é próxima do ZERO! Podemos ficar nas mãos de Gil e Denis Marques. Tá bom pra vocês?
E, se somado a isso, o Bruno receber uma proposta irrecusável, o Leo Moura resolver fazer sua independência financeira, Wilians for roubar bolas em outra praça, o Maldonado ficar com saudade de casa e o Pet decidir que não quer mais aturar o Sr. Braz?
Se este cenário ATERRADOR, por uma crueldade do destino, vier a se concretizar, nós temos enormes chances de disputar o Brasileirão deste ano lutando apenas pra não cair.

Vai ser a partir deste segundo semestre que ficaremos sabendo se hoje temos uma administração com competência ou apenas truculência. A partir do segundo semestre, é que vamos descobrir se a Patrícia, além do bom senso que vem demonstrando, tem boas idéias também. Vamos precisar de toda a sua criatividade. E bota criatividade nisso.
Portanto, amigos, aproveitem agora e torçam MUITO. Rezem até. Quem sabe o nosso sucesso na Libertadores não inverte este processo e até nos reforçamos para a disputa de um Mundial?

Também me preocupam o Vélez, o Estudiantes, as arbitragens, uma contusão inesperada de alguma peça fundamental, ter que jogar na altitude, as recaídas do Adriano, o olho grande em cima da gente. Me preocupa MUITO, mas MUITO MESMO, o fechamento do Maraca e ter que passar os próximos três anos jogando no Engenhão.
Só que, se eu for ficar pensando em tudo isso, vou ser obrigado a tomar doses cavalares de comprimidos para conseguir dormir.

Mas, ao contrário de muitos amigos aqui, não me preocupo com as decisões do Andrade.
Se eu acho que o Murici é melhor treinador do que ele? Claro que eu acho. Murici é um dos melhores (se não o melhor) treinadores do Brasil. Queria ele treinando o Flamengo? Queria, claro que queria. Mas será que a hora certa pra se fazer essa troca é agora?
Uma SACANAGEM dessas com o treinador HEXA CAMPEÃO BRASILEIRO? Porque perdeu duas partidas no ano? Como é que o grupo reagiria a isso? Alguém poderia me dizer? Há garantias que esta mudança radical traria uma melhora imediata no desempenho do time?

E por falar em Andrade gostaria de fazer um pedido a todos vocês. Divergências táticas todos nós temos com ele. Achar que ele escalou errado, que não substituiu bem, que não é bom treinador, que não tem o grupo na mão, que deveria ser demitido imediatamente etc., tudo isso é perfeitamente normal e aceitável. O que não é aceitável são ofensas pessoais ao Tromba. E já vou deixar aqui avisado que moderarei o comentário de quem o fizer. Democracia é uma coisa, desrespeito a um ídolo da Nação é outra. Aos jovens que não conhecem sua trajetória que procurem se informar e os que já são mais velhinhos, e acompanharam sua carreira de perto, que o respeitem. Andrade é PATRIMONIO histórico do Flamengo.

Vamos todos exercer nosso direito de palpiteiros, mas sem que nos esqueçamos que é isso que somos.
Eu, por ex, barraria o Kleberson e apostaria em um meio de campo com Maldonado, Toró e Wilians. Acho que dessa forma haveria mais proteção aos nossos zagueiros (estou com saudades do Angelin) e liberdade para os laterais, que voltaram a ser decisivos e têm participado efetivamente da grande maioria dos nossos gols.

Mas quem sou eu para questionar as decisões do Andrade?
Nosso treinador vive o dia a dia desse grupo há seis anos e desde a infância está no mundo do futebol, com uma das carreiras mais vitoriosas do país.
Andrade tem feito a sua parte, os nossos jogadores também têm feito a deles e quem tem que fazer sua parte agora SOMOS NÓS. Motivação quem dá é torcida. Tem que lotar o Maracanã no dia 7, MOTIVAR e incentivar nossa equipe o tempo todo. Vale uma vaga na próxima fase.

Tá caro? Vai chegar tarde? Mas vocês também gastaram uma senhora grana em goró e chegaram bem mais tarde em casa na comemoração do HEXA, não foi? Só que aí ninguém reclamou. Pois está na hora de retribuir. O Andrade merece, esse grupo merece e a nossa função é exatamente essa. Quando mais não seja, para aproveitar enquanto temos um grupo como este. O segundo semestre está logo ali.

PRA CIMA DELES, MENGÃO !!!