quinta-feira, 1 de abril de 2010

Libertadores - Tempo Para Reflexões


Estamos na Semana Santa, sem jogo na quarta-feira, e o próximo jogo será no final de semana contra o Friburguense, estando o time antecipadamente classificado para as semifinais da Taça Rio. E o Andrade já avisou que escalará os reservas.


Então, para manter esse blog ativo, teremos que fazer uma pausa para reflexões. Eu resolvi fazer algo que não gosto, que é pensar no futuro sem estar o presente resolvido. Refiro-me à Libertadores. Escreverei hoje sobre problemas que poderemos enfrentar acaso o Flamengo chegue às semifinais, o que pode ser um tanto prematuro, precipitado, já que as perspectivas, hoje, são de classificação para as oitavas-de-final, contra quem só Deus sabe, e depois ainda há as quartas-de-final...


Mas vamos lá. Temos que conversar sobre algo, né? Começo então com uma crítica à Confederação Sulamericana de Futebol, a famosa CONMEBOL. Amigos, visitem o seguinte sítio na Internet: http://www.uefa.com/. É o sítio oficial da UEFA. Percebam que, logo ao final da página, há várias opções de idiomas, inclusive o português. Nada mais natural, certo? Afinal de contas, Portugal é um país afiliado da UEFA e clubes como Benfica, Porto, Sporting, Belenenses, Boavista, dentre outros, já ganharam títulos e fizeram importantes campanhas nas competições da entidade.


Agora visitem o sítio da CONMEBOL: http://www.conmebol.com/. Tentem achar a opção em português. Logo perceberão que não encontrarão, mas sim uma opção em... inglês! Ora, ora, qual é o país da América do Sul que tem como idioma oficial o inglês? E há algum no qual se fala português? Pois é, né? Fiz essa pequena incursão na CONMEBOL para que possamos refletir sobre a natural hostilidade de "los hermanos" contra "nosotros", que falamos português, o que leva à inevitável conclusão de que um clube brasileiro, para vencer essa competição, precisa ter ESTRATÉGIA.


E o que o Flamengo precisa, em nível de estratégia, para preparar o seu elenco contra as inúmeras adversidades, além dos adversários na mais importante competição do nosso continente?


Resolvi dar uma olhada no regulamento da Libertadores de 2010. Primeiramente, devo dizer que não foi fácil, pois essa CONMEBOL... Mas achei. Dois artigos me chamaram especialmente a atenção, o 10.6 e o 10.8. O primeiro diz que, finda a Segunda Fase, será possível a substituição de três jogadores dentro do elenco originariamente inscrito. E aqui cabe a explicação de que a Segunda Fase é essa que está sendo disputada no momento, pois a CONMEBOL chama de Primeira Fase o que aqui no Brasil se chama, sabe-se lá por que, de "Pré-Libertadores". Coisas da nossa imprensa, que acha que nos informa bem (fala sério...).


O certo é que, prestem atenção, do final da Segunda Fase até 48 (quarenta e oito) horas antes do início das Semifinais, será possível a substituição de 3 (três) jogadores do elenco. É o que diz o artigo 10.6.


Já o artigo 10.8 dispõe que, em "anos mundialistas", ou seja, nos quais é disputada a Copa do Mundo, a CONMEBOL pode liberar a inscrição de mais 3 (três) jogadores, além dos 25 (vinte e cinco) originariamente inscritos, o que, segundo essa notícia, já foi feito dia 13 de março:




Então, amigos, o Flamengo pode, ao final da Segunda Fase, após a partida contra o Caracas, quando esperamos todos a classificação em primeiro lugar e com 15 (quinze) pontos, fazer 6 (SEIS) ALTERAÇÕES no elenco.


Ei-lo (o elenco), por falar nisso:


1 - Bruno; 2 - Leonardo Moura; 3 - Álvaro; 4 - Ronaldo Angelim; 5 - Toró; 6 - Juan; 7 - Petkovic; 8 - Willians; 9 - Vagner Love; 10 - Adriano; 11 - Bruno Mezenga; 12 - Marcelo Lomba; 13 - Maldonado; 14 - David; 15 - Kleberson; 16 - Fierro; 17 - Fernando; 18 - Lenon; 19 - Everton Silva; 20 - Fabrício; 21 - Rodrigo Alvim; 22 - Vinícius Pacheco; 23 - Welinton; 24 - Paulo Victor; 25 - Michael.


Posto isso, considero interessante começarmos a pensar em como melhorar esse elenco para a fase de oitavas-de-final, além de também antever alguns problemas e propor soluções:


1) Tirem o Weliton da lista de inscritos o mais rápido possível. Aliás, será que é tão difícil perceber que tanto ele, quanto o Lenon não têm condições de disputar uma Libertadores, de estarem inscritos nessa competição?


2) Incluam o Ramón. O rapaz sabe tratar a bola. Parece inclusive que será escalado contra o Friburguense e já disse que será "uma chance de ouro". Olho no rapaz, que me pareceu com a silhueta bem mais esguia nas últimas partidas. Bom sinal.


3) Ataque reserva. Amigos, pelo amor de Deus, será que o Marcos Braz e o Andrade não conseguem ver que o Flamengo NÃO PODE disputar a Libertadores de forma SÉRIA com o Bruno Mezenga sendo o único reserva para o ataque? Para mim isso é tão claro como a luz do sol. E para vocês?


4) Denis Marques. Amigos, é o seguinte: o cara tem um currículo, um passado. Não dá para pagar uma fábula de salários para o rapaz não ser inscrito na Libertadores, nem como reserva. Então vamos utilizá-lo como moeda de troca! O Brasileiro começa em maio.


5) Império do Amor. Todo mundo sabe que os contratos dos dois se encerrarão após a Copa do Mundo e antes das Semifinais. Alguém aqui quer, nas Semifinais de uma Libertadores, o Flamengo com um ataque composto por Vinícius Pacheco e Bruno Mezenga? Ou um dos dois com o Dênis Marques ou com o Diego Maurício, dos juniores? Não, né? Então, Marcos Braz, o que o senhor acha de abastecer o elenco com reservas dignos? O que o senhor acha dessa ideia?


6) Reposição do Aírton. Amigos, será que, entre os clubes grandes da Série A, não há um volante digno, com o qual o nosso treinador possa contar, e que possa ser contratado, quem sabe numa composição com o Denis Marques, por exemplo? Esclareço logo que não estou falando de titulares! Basta lembrar de algumas contratações bem sucedidas nos últimos anos: o Fábio Luciano estava encostado na Europa, o Maldonado e o Zé Roberto também; o Álvaro estava encostado no Internacional; o Petkovic estava sem clube, o Willians veio do Santo André, e assim por diante. Não estou pedindo o impossível do nosso vice-presidente de futebol, convenhamos!


7) Falando em volantes, nada de Lenon, repito, e acho que já dava para fazer rolo com o Fernando, se é que vocês me entendem.... Precisamos muito de OUTROS volantes. Desses aí, eu ficaria apenas com o Maldonado, o Willians e o Toró, esse último para reserva, apenas.


8) Michael. Quem é? É branco? Negro? Mulato? Asiático? Ele existe mesmo? Alguém já o viu? Quanto ganha por mês? Para que foi contratado? Alguém poderia dizer?


9) Zaga. Temos quatro zagueiros minimamente dignos: Álvaro, David, Angelim e Fabrício. Com eles fomos campeões brasileiros em 2010. Eu acho que precisamos de mais um ou dois, que não o Welinton, é claro.


10) Petkovic. Esse tópico eu deixei por último, hehehehehe. Pois bem, senhores, alguém aí quer o meio-de-campo ser armado por Kleberson e Vinícius Pacheco até o final da competição? Como ainda não sabemos até onde pode ir o Ramón e se o Michael existe mesmo, não seria má ideia dar sugestões ao nosso vice-presidente de futebol, o responsável pela montagem do elenco, para a eventualidade de não contarmos como Gringo, infelizmente (na minha opinião!) possibilidade cada vez maior a cada dia.


É isso aí, amigos. É o que posso fazer nessa Semana Santa. Já dá para discutir um bocado, convenhamos.


Bom feriado a todos. Comportem-se, fiquem com Deus e SRN!