terça-feira, 29 de abril de 2025

Desafios de Maio

Olá Buteco, bom dia!

A minicrise instalada com a derrota para o Central Córdoba já se foi. De lá pra cá, vencemos o Grêmio no Sul e aplicamos duas impiedosas goleadas no Maracanã, com um 0x0 no Clássico dos Milhões entre elas. 14 pontos após 6 rodadas na competição nacional e liderança isolada, com o ataque mais positivo e a defesa menos vazada. Agora, já podemos projetar a tabela do time até a parada do Mundial de Clubes, que para nós será na Rodada 11:

  • 01/05 – Quinta – Botafogo-PB x Flamengo – Copa do Brasil;
  • 04/05 – Domingo – Cruzeiro x Flamengo – Brasileirão;
  • 07/05 – Quarta – Central Córdoba x Flamengo – Libertadores;
  • 10/05 – Sábado – Flamengo x Bahia – Brasileirão;
  • 15/05 – Quinta – Flamengo x LDU – Libertadores;
  • 18/05 – Domingo – Flamengo x Botafogo – Brasileirão;
  • 21/05 – Quarta – Flamengo x Botafogo-PB – Copa do Brasil;
  • 25/05 – Domingo – Palmeiras x Flamengo – Brasileirão;
  • 28/05 – Quarta – Flamengo x Táchira – Libertadores;
  • 01/06 – Domingo – Flamengo x Fortaleza – Brasileirão;
Arte: espn.com.br

A partir daí vem uma Data Fifa e, ao final dela, a Rodada 12 do Brasileirão, que está agendada sem os clubes que participarão do Mundial. São 10 jogos em um mês, sendo este Central Córdoba x Flamengo o mais importante por hora, justamente pela obrigação de vitória.

O calendário traz duas “cascas de banana”: Flamengo x Bahia num sábado, logo após Central Córdoba x Flamengo, que se desenha um jogo de muito desgaste. É bom deixar as barbas de molho, Bahia acabou de vencer o Palmeiras logo após este último vir de um jogo desgastante na Bolívia. No mesmo dia de Central x Flamengo, o Bahia pega o Nacional-URU, em Salvador.

Na semana seguinte, Flamengo x Botafogo no Maracanã, com o Flamengo tendo jogado na quinta (LDU, Maraca) e o Botafogo na quarta (Estudiantes, no Engenhão). Esse dia a mais de descanso, pode pesar para eles, que também têm um time bem intenso, embora ainda irregular nesta temporada. 

Para o checkpoint do brasileirão, antes da parada do Mundial, projetamos 23 pontos. São 3 vitórias, teoricamente Cruzeiro, Bahia e Fortaleza. Em todo caso, um desafio por vez. Para essa semana, é um jogo de festa contra o Botafogo da Paraíba, provavelmente naquela combinação “reservas + garotos da base” e um jogo fundamental, que a princípio parece nos ser favorável, mesmo jogando fora de casa. O Cruzeiro, assim como o Corinthians, sempre tenta jogar contra a gente e acaba deixando generosos espaços. Focado, temos tudo para trazer mais 3 pontos e manter a liderança da competição para, aí sim, virar a chave e pensar no Córdoba.

Saudações RubroNegras!!!

segunda-feira, 28 de abril de 2025

Reflexões na Liderança

 

Salve, Buteco! Falei para vocês no sábado que essa sequência, até o Central Córdoba, tem tudo para ser uma das mais favoráveis da temporada, certo? Pois bem, quero começar esse post com uma marcante declaração do nosso treinador na coletiva pós-jogo de ontem:

Filipe Luís: "A escolha por Cebolinha foi pelo plano de jogo, pelo o que imaginei o estilo de jogo do Corinthians. Ele tem essa relação com Pedro muito boa e também com Arrascaeta. Pedro gosta de jogo associativo, e Cebolinha entende bem disso. Cebolinha vem de uma lesão muito grave também. Temos o que evoluir ainda, mas é muito bom ter jogadores de alto nível."
65,9 mil
Visualizações

Opa! Jogo associativo? Como assim?

"Filipe Luís é posicional", "Filipe Luís não abre mão de suas convicções", "Filipe Luís bateu no teto", "Filipe Luís e seus protegidos", "o Palmeiras ganhou na Bolívia", "o mundo vai acabar". Meu amigo Marquinhos diz que a torcida do Flamengo (analistas/youtubers incluídos) não é bi, mas tetrapolar. 

Começo a concordar com ele.

Bora dar uma olhadinha na tabela de classificação?

Números de antes da partida entre Santos x Bragantino

Alguns números chamam logo a atenção: saldo de gols, gols marcados e gols sofridos. Os números do Flamengo, nesses quesitos, não são apenas bons, como acachapantemente superiores aos de todos os adversários. Em certames de pontos corridos, costumam indicar campanhas avassaladoras e títulos conquistados por antecipação.

É claro que foi apenas a sexta rodada que acabou ontem e muita água ainda correrá debaixo da ponte. Contudo, a semana que se passou, de jogos pelo Campeonato Brasileiro e pela Libertadores, pode ter indicado uma sensível diferença de estratégias entre Flamengo e Palmeiras para esse primeiro semestre.

Enquanto o Flamengo optou um jogo sem correr riscos em Quito, o Palmeiras, definitivamente, viajou para ganhar em La Paz. Em contrapartida, no final de semana, o Flamengo fez um jogo muito intenso contra o Corinthians e o Palmeiras foi neutralizado e envolvido pelo Bahia até Rogério Ceni fazer três substituições no segundo tempo.

Até então, a intensidade do jogo de posição baiano controlou quase totalmente o jogo. Depois das substituições, o Palmeiras, que até aquele momento pode ter sentido o desgaste dos 90 minutos em La Paz, finalmente passou a pressionar, tendo criado e desperdiçado algumas oportunidades. Nos minutos finais da partida, e mais substituições (de ambos os lados), o Bahia passou a encaixar contra-ataques até que o gol saiu.

Seriam as prioridades de Flamengo e Palmeiras diferentes? SuperFili parece não se importar tanto com a classificação geral da Fase de Grupos da Libertadores, enquanto Abel Ferreira dá sinais de que a considera estrategicamente prioritária, até mesmo em relação à disputa do Campeonato Brasileiro, prioridade máxima, anunciada aos quatro ventos, pela Diretoria do Flamengo.

É necessário cobrar e apontar erros, até porque existem mesmo pontos que precisam de ajustes, mas as cobranças não precisam vir acompanhadas de conclusões precipitadas. Controlemos então a nossa tetrapolaridade. É sempre bom analisar contexto.

A goleada de ontem mostrou o potencial do time quando escalado com jogadores mais técnicos. Voou baixo e "com elementos associativos". Quem diria, hein?

Sigo com a sensação de que teremos uma temporada maravilhosa, no mínimo com um inesquecível título brasileiro.

Falem sobre goleada e a grande atuação do Mais Querido do Brasil (e do Mundo).

A palavra está com vocês.

Uma semana abençoada pra gente.

Bom dia e SRN a tod@s.

domingo, 27 de abril de 2025

Flamengo x Corinthians

     

Campeonato Brasileiro/2025 - Série A - 6ª Rodada

Domingo, 26 de Abril de 2025, as 16:00h (USA/ET 15:00h), no Estádio Jornalista Mário Filho ou "Maracanã", no Rio de Janeiro/RJ.

FLAMENGORossiWesleyLéOrtiz, LéPereira e AyrtoLucas; Pulgar, DlCruz, GérsoArrascaetaPedrCebolinhaTécnicoFilipe Luís Kasmirski.


Corinthians: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Angileri; Raniele, Carillo e Breno Bidon; Ángel Romero, Yuri Alberto e Memphis Depay. Técnico: Orlando Ribeiro (Interino).

Arbitragem: Ramon Abatti Abel (FIFA/SP), auxiliado pelos Assistentes 1 e 2 Bruno Boschilia (FIFA/PR) e Thiaggo Americano Labes (AB/SC). Quarto Árbitro: Emerson Ricardo de Almeida Andrade (AB/BA). Assessor: Marrubson Melo Freitas (CBF/DF). Inspetor: Fabrício Vilarinho da Silva (CBF/RJ). Árbitro de Vídeo (VAR): Rodrigo D'Alonso Ferreira (AB/SC). Assistentes VAR (AVAR) 1 e 2: Helton Nunes (AB/SC) e Heber Roberto Lopes (AB/SC). Observador de VAR: Rodrigo Pereira Joia (CBF/RJ). Quality Manager: Larissa Ramos Monteiro (CBF/RJ).

Transmissão: Rede Globo (TV aberta) Premiere (sistema pay-per-view).