sábado, 21 de fevereiro de 2026

Esquenta: Madureira x Flamengo, pela Semifinal do Campeonato Carioca/2026 (1º Jogo)

 

Salve, Buteco! O Madureira Esporte Clube é um dos chamados pequenos do futebol do Rio, porém inegavelmente tradicional com 81 participações no Campeonato Carioca. O primeiro encontro com o Flamengo ocorreu em um amistoso disputado no ano de 1934 (2x2), enquanto o primeiro confronto pelo torneio ocorreu na edição de 1937 (CRF 2x1). Desde então até o momento ocorreram 153 jogos, com 109 vitórias rubro-negras, 30 empates e 14 derrotas, nos quais o Mais Querido marcou 412 gols e sofreu 137.

Na minha opinião, os jogos mais marcantes entre as duas equipes ocorreram na edição de 2007, pela Taça Guanabara. O primeiro deles ocorreu em Moça Bonita, apenas três dias depois do histórico empate do Mais Querido contra o Real Potosí (2x2), o jogo das máscaras de oxigênio, da hipotermia e do posterior escândalo junto à FIFA. Placar final: Madureira 4x1.

Como se não tivesse sido suficiente, o Tricolor Suburbano, em campanha histórica, ainda venceu o primeiro jogo da final da Guanabara no Maracanã, por 1x0, obrigando o Mais Querido a, em uma atuação intensa e envolvente, devolver o placar de Moça Bonita na finalíssima e levantar a taça, três dias depois. Eram os tempos de Ney Franco e da "República de Ipatinga" na Gávea (com a palavra, o Ballem).

Os jogos pela semifinal do Carioca/2026 serão os mais importantes disputados entre Flamengo e Madureira desde então. Mas como será que vem o nosso próximo adversário para esses dois confrontos? Os jogos do Tricolor Suburbano nesta temporada dão uma razoável ideia:

Fluminense 2x1 Madureira (14/1)

Bangu 0x1 Madureira (17/1)

Madureira 2x1 Sampaio Corrêa (22/1)

Madureira 0x2 Portuguesa (26/1)

Madureira 0x0 Vasco da Gama (2/2)

Volta Redonda 1x1 Madureira (7/2)

Madureira 2x1 Boavista (13/2)

Baré/RR 0x3 Madureira (18/2) 

Convenhamos, nada mal para um pequeno carioca que disputará a Série D em 2026. Mas será que o Tricolor Suburbano é uma ameaça consistente para o Mais Querido do Brasil?

Depende. O Flamengo está em crise? Sim ou não?

Pessoalmente, até acho que está, mas não a ponto de cair para o Madureira.

Quero dizer... Acho, né?

Vou deixar para falar mais sobre o time na segunda-feira, quando a raiva tiver passado (ou não).

O Ficha Técnica subirá amanhã, ao raiar do sol.

A palavra está com vocês.

Bom FDS e SRN a tod@s.