quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Os Próximos 2 Jogos

 

Salve, Buteco! No post da última segunda-feira, encerrei o texto com a seguinte indagação: "vocês acham que o Flamengo está em condições de executar o seu plano de jogo normal contra o Fluminense, na quarta-feira? Linhas altas, sufocando o adversário, etc.?"

Não foi por falta de aviso. No final do primeiro tempo, a sensação geral, entre torcedores e jornalistas rubro-negros, era a de que o placar de 0x2 nos foi favorável, dada a superioridade do Fluminense.

Não existe nada mais cretino do que a figura do treinador que se mantém "fiel as suas convicções" quando evidentemente o cenário do jogo não favorece a implementação da sua filosofia tática ou mesmo de suas preferências pessoais.

Quando a postura advém de um professor gringo arrogante, não é que a gente entenda, mas ninguém tem o direito de alegar surpresa. Mas quando vem de um jovem treinador brasileiro...

Acho melhor eu respeitar os termos de uso do Blog.

***

Sábado, contra Bragantino, eu afirmo que o Flamengo jogará o seu futuro no campeonato. Se não conquistar os três pontos, o título ficará sob grave risco, não apenas do Palmeiras, mas também do Cruzeiro, quem mais se beneficiou das mudanças de tabela implementadas pela Nefasta (para quem não se recorda, CBF).

As aspirações de título do Flamengo não resistirão a uma terceira partida seguida de João Victor. Espero que Danilo não tenha sentido nada ontem. Senão, nem que tenha que arriscar com outro Cria da base, como o também jovem Iago (que me parece ter muito mais personalidade), Philip Coqueola precisará tomar uma atitude desapegada de suas frescuras.

O meio também preocupa pelo terceiro amarelo aplicado para Pulgar e Saúl, se bem que, neste último caso, talvez tenha sido, na verdade, um livramento... A não ser que Allan e De la Cruz ressurjam das catacumbas do Departamento Médico do clube, Evertton Araújo e Jorginho precisarão se prepar para jogar os 90 minutos.

***

Quem acompanha este Blog conhece o meu histórico com o Clube Atlético Mineiro. Modéstia à parte, em se tratando desse específico adversário, eu conheço um pouquinho a parte emocional e comportamental que forma o contexto de cada jogo.

E por isso vos digo: o jogo de terça-feira será 100% condicionado ao que ocorrer no próximo sábado, na decisão da Copa Sul-Americana, em Assunção, no Paraguai, a ser disputada entre o Galináceo e o Lanús, da Argentina.

Vencendo o Atlético, o jogo de terça-feira será transformado em jogo das faixas, revanche da Copa do Brasil de 2024, revanche da Libertadores/1981, antecipação da Recopa Sul-Americana e final do Campeonato Interplanetáreo da Via Láctea. Será um verdadeiro circo e, neste caso, o clube terá que ser sóbrio na avaliação do cenário e calcular os riscos em relação à final da Libertadores, a ser disputada apenas 4 dias depois.

Já a vitória do Lanús fará com que o Galináceo mergulhe em um processo profundamente depressivo em meio a uma crise gigantesca entre torcida, diretoria, comissão técnica e elenco. Neste cenário, o jogo passará a ficar totalmente aberto, até mesmo para uma formação alternativa.

Não tem meio termo. Podem confiar.

***

A palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.