segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Dilemas de Uma Semana Decisiva

 

Salve, Buteco! O assunto de hoje não poderia ser outro: qual estratégia o nosso treinador deve adotar amanhã contra o Atlético Mineiro, no Cu de Zebra ou Arena Gonzalo Plata? Titulares ou formação alternativa? Sigo com a mesma opinião que manifestei para vocês no post da última quinta-feira, qual seja, a de que "a vitória do Lanús fará com que o Galináceo mergulhe em um processo profundamente depressivo em meio a uma crise gigantesca entre torcida, diretoria, comissão técnica e elenco. Neste cenário, o jogo passará a ficar totalmente aberto, até mesmo para uma formação alternativa."

Dito e feito. O time argentino, que já havia ficado em primeiro no grupo do Vasco da Gama e eliminado o Central Córdoba e o Fluminense, além da Universidad de Chile, mostrou-se competitivo na final, resistindo ao maior ímpeto do Atlético na maior parte do jogo, conseguindo levar a disputa para os pênaltis, onde brilhou o goleiro Losada, que pegou três pênaltis após defender milagrosamente uma finalização de Biel, já no segundo tempo da prorrogação. Inclusive, durante a prorrogação, fiquei com a impressão de que o Lanús estava com mais fôlego, apesar da chance clara de gol do Galináceo.

Para o jogo contra o Flamengo, falou-se ontem que o elenco galiforme se verá desfalcado de Igor Gomes, suspenso; Cuello, Lyanco, Junior Santos, Caio Maia e Patrick, todos no Departamento Médico, o qual provavelmente receberá ainda duas outras baixas decorrentes da final em Assunção: Alan Franco e Guilherme Arana também serão baixas muito provavelmente.

Além disso, há o desgaste físico e mental, decorrente da extenuante final e da decepção pela derrota. Então, tudo me leva a crer que mesmo uma formação alternativa terá razoáveis chances no jogo de amanhã.

Por outro lado, mesmo que perca, tudo indica que o Palmeiras não escalará titulares em Porto Alegre, temendo o desgaste na semana da final da Libertadores. Observem, no ponto, que a programação do Flamengo é voltar ao Rio antes de ir a Lima. Já o elenco palmeirense terá uma viagem mais desgastante, pois terá que viajar a Porto Alegre antes de cruzar o continente rumo a Lima.

O jogo do próximo sábado promete ser um dos "mais físicos" do ano. A entrevista de Abel Ferreira e de alguns jogadores indica que o foco da semana será 100% na Libertadores. Outro dia o nosso lateral uruguaio Varela falou em "acerto de contas" com o Palmeiras. Mas é preciso estar tão ou menos desgastado do que o adversário para esse plano dar certo.

Que São Judas Tadeu ilumine e guie os pensamentos do nosso treinador.

Tenham uma semana abençoada, repleta de paz.

A palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.