![]() |
| Fonte: Gemini 2.5 |
Olá Buteco, bom dia!
Duas vitórias providenciais para nos recolocar no caminho dos títulos! Dessa vez, a parada Fifa ajudou e o RubroNegro está de volta à luta pelo Brasileirão. Agora, o cenário é levemente favorável a nós, pois Flamengo x Racing será no Maracanã, enquanto o Palmeiras vai encarar a altitude de Quito e, com ela, uma LDU que eliminou Botafogo nas oitavas e São Paulo nas quartas.
Aliás, vejam como são as coisas: um resultado que se mostrou fundamental nessa campanha do Flamengo foi justamente o empate 0x0 com a LDU lá, logo após termos perdido do Córdoba no Maracanã. Observando o recorte da LDU em casa, são 5 jogos, 4 vitórias (inclusive duas por 2x0 frente aos dois brasileiros eliminados nos mata-mata) e apenas um empate, justamente contra o Flamengo. A LDU ainda não tomou gol em casa nesta edição da competição.
E nada mais falarei, para não secar o coirmão equatoriano. Se eles conseguirem abrir um novo 2x0, agora frente ao Palmeiras, vão nos ajudar demais na briga pelo Brasileirão, comprometendo o time paulista não apenas no jogo-chave frente ao Cruzeiro (domingo, em São Paulo) mas também no outro fim de semana (Juventude, em Caxias do Sul), após o jogo da volta.
Quanto a nós, uma vitória por 2x0 amanhã nos deixaria encaminhados para a finalíssima da Libertadores e relativamente tranquilos para os confrontos contra o Fortaleza (sábado, no Castelão) e Sport (no outro sábado, Maracanã). Eu tenho essa conjectura que, na fase de grupos da Libertadores, o importante é classificar. Ser primeiro ou segundo não me parece fazer tanta diferença assim, pois há algum tempo o emparelhamento é definido por sorteio e, portanto, a única real desvantagem está nas oitavas de final, quando você joga contra um time que foi primeiro em algum grupo, se você ficou em segundo. Acabou que o fato de jogarmos em casa esta primeira partida da semifinal nos trouxe uma vantagem psicológica interessante. Naturalmente, de nada adiantará se não conseguirmos vencer o jogo.
E aí entramos na preparação para este desafio. Qual é o melhor Flamengo para este primeiro confronto? Comentei, nos últimos dias, que eu não deixaria Samuel Lino de fora contra o Palmeiras nunca, porque ele é o jogador que foi contratado exatamente para o momento em que o Flamengo mais precisasse. Imaginem que ele tivesse ficado fora e tivéssemos perdido, deixando as chances de conquista do Brasileirão ficarem apenas no plano teórico? Seria uma pressão gigantesca em cima dele e poderíamos perder, prematuramente, um jogador que já mostrou que pode ser útil, mas que ainda está tentando encontrar seu lugar no clube. O Flamengo é um turbilhão, estamos cansados de saber que não é qualquer um que chega aqui, coloca a bola em baixo do braço e ganha os títulos. É preciso dar tempo para que ele possa maturar e desenvolver o futebol que se espera dele.
Pensando dessa forma, agora que a temporada deu uma clareada, eu daria um descanso para ele nesse jogo de amanhã. Que se faça uma preparação psicológica eficaz, para que ele entenda que precisamos dele para vencer os jogos contra Fortaleza e Sport mas que, contra o Racing, podemos dar oportunidade para que os outros contratados também tenham a responsabilidade de nos levar à final. Acho que essa divisão de energia pode ser importante não apenas no resgaste do Lino, mas também para mostrar ao Carrascal que ele é visto no clube como protagonista e não só como banco de luxo. Um cenário que é bom para todo mundo.
Comecei pelo mais difícil. O restante do time não tem muito o que mudar. Só há duvidas entre Emerson Royal ou Varela; Pulgar ou Saul e Luís Araújo ou Plata. Eu não mudaria o ataque demais e, como já troquei o Lino pelo Carrascal, manteria o Luís Araújo. No meio, Saul é um jogador diferenciado que também não deve ser considerado banco de luxo. E, no Maracanã, onde provavelmente jogaremos com posse de bola, seria minha escolha. Pulgar ficaria para o jogo de sábado e para o jogo da volta.
Meu Flamengo para a primeira semifinal seria, portanto, Rossi, Varela, Danilo, Leo Pereira e Alexsandro; Jorginho, Saul e Arrascaeta; Luís Araújo, Pedro e Carrascal. E o de vocês? Coloquem aí no sistema de comentários!
Vamos, Flamengo!!!
Saudações RubroNegras!!!
