segunda-feira, 7 de julho de 2025

Janela e Elenco

 

Salve, Buteco! A próxima quinta-feira, 10/7, marcará a abertura da janela de registros, que se fechará somente no dia 2 de setembro. Contudo, apesar de haver tempo de sobra para contratar, a direção que o Departamento de Futebol do Flamengo parece indicar está me deixando muito preocupado, a começar pela composição do meio de campo.

Tudo indica que, mesmo com a previsão de mais de dois meses para a volta da lesão por parte de Erick Pulgar, a baixa minutagem histórica de De la Cruz e de Allan (este apenas no Flamengo) será solenemente desprezada pelo diretor técnico José Boto, o que significa, por outras palavras, que há plena confiança de que Evertton Araújo e Jorginho darão conta do recado.

Para mim, essa análise de cenário pode ser avaliada com apenas uma palavra: irresponsabilidade. 

A continuar dessa forma, vai dar problema muito sério, principalmentente no mês de agosto, quando teremos volta das oitavas da Copa do Brasil contra o Atlético Mineiro e os dois confrontos contra o Internacional pelas oitavas da Libertadores.

A não ser, é claro, que estejam, em silêncio (o que seria desejável), tomando providências para substituir Evertton e Allan por outros jogadores.

O que acham? Dá para confiar nisso?

***

O meio ofensivo/ataque do elenco do Flamengo está em petição de miséria, vivendo pendurado na temporada fora da curva que o ídolo veterano e fisicamente limitado Arrascaeta vem fazendo. É bem verdade que o time titular tem duas peças que estão funcionando muito bem: Luiz Araújo e Gonzalo Plata. Contudo, o que se pode dizer do nosso banco de reservas?

Bruno Henrique vinha muito mal antes da Copa do Mundo de Clubes, durante a qual, porém, voltou a jogar bem; Pedro está voltando de uma lesão seríssima de LCA e, evidentente, precisará de tempo para demonstrar que pode voltar à melhor fase; Michael parece estar desmotivado e de saída; Cebolinha causa preocupação em sua volta da contusão, pela evidente perda de explosão; Juninho "Xereca" é uma enorme decepção e, para terminar, os crias Matheus Gonçalves e Lorran claramente não estão nos planos.

Hoje, a luz no final do túnel se chama Wallace Yan, mas será que ele será utilizado pelo treinador? Espero que as tratativas para renovação do contrato caminhem rápido e permitam ao Cria mostrar todo o seu talento e dedicação.

A Diretoria quer reforçar o setor com o colombiano Jorge Carrascal e o irlandês Michael "Mikey" Johnston. Acabei me convencendo da ideia de trazer o colombiano, que é muito (muito) talentoso e tem excelentes números na última temporada, contando retomadas de posse de bola na pressão ao adversário, gols e assistências. Vai compor bem o elenco.

Já o irlandês...

Há imagens suficientes para confirmar que é talentoso, veloz e driblador, porém já deu para ver, por outro lado, que tem um problema sério de finalização e há preocupantes relatos de que sentiu a pressão de jogar no Celtic Glasgow, ex-campeão europeu e um dos grandes clubes da Escócia.

Aquela palavrinha volta a rodar na minha mente: irresponsabilidade. 

Cuidado, José Boto... Você está brincando com fogo... Procure se informar melhor a respeito da torcida do Flamengo, quando está insatisfeita...

***

Estou muito azedo? Exagerando? Digam aí o que pensam e quais são as suas expectativas.

A palavra está com vocês.

Uma semana abençoada pra gente.

Bom dia e SRN a tod@s.