![]() |
Fonte: Gemini 2.5 |
Olá Buteco, bom dia!
A vitória domingo era fundamental nos nossos planos de reconquista do Campeonato Brasileiro. O gol de Leo Ortiz nos levou a confortáveis 36 pontos na tabela, criando uma gordura muito bem oportuna, uma vez que, a partir de agora, as atenções do clube serão compartilhadas com as partidas da Copa do Brasil e da Libertadores.
No início do campeonato, planejamos chegar à rodada 35 com 71 pontos e programamos as pontuações esperadas a cada bloco de 5 jogos. Vamos fazer uma recapitulação desta programação e repassar o que, de fato, conseguimos:
- Bloco 1: Inter (c), Vitória (f), Grêmio (f), Juventude (c) e Vasco (n) - FÁCIL - Pontuação esperada: 11 pontos. Conseguimos exatamente 11 pontos, após os empates com Inter e Vasco e as 3 vitórias contra os demais.
- Bloco 2: Corinthians (c), Cruzeiro (f), Bahia (c), Botafogo (c) e Palmeiras (f) - DIFÍCIL - Pontuação esperada: 9 pontos. Bloco realmente difícil, onde tivemos a primeira derrota na competição. Ainda assim, conseguimos 10 pontos, um a mais que o esperado, após a grande vitória sobre o Palmeiras, em São Paulo.
- Bloco 3: Fortaleza (c), Sport (f), São Paulo (c), Santos (f) e Fluminense (n) - MÉDIO - Pontuação esperada: 10 pontos. A derrota para o Santos foi doída. Entretanto, nos recuperamos bem, vencendo o Fluminense. Notem como empates são ruins neste tipo de campeonato: troquem a derrota para o Santos pelo empate 0x0 e, num combo, outro 0x0 com o Fluminense. Não teríamos a sensação ruim da derrota mas teríamos um ponto a menos na tabela. Campeonato Brasileiro é muito traiçoeiro, é importante responder rápido às turbulências da competição. Estamos com 9 pontos nesse bloco e ainda temos o jogo contra o Sport, adiado. Um empate nos leva aos 10 da pontuação esperada, mas é jogo para vencermos, o que nos daria mais 2 pontos de folga do planejamento.
Estamos agora no Bloco 4: Bragantino (f), Atlético-MG (c), Ceará (f), Mirassol (c) e Internacional (f) - MÉDIO - Pontuação esperada: 10 pontos. Já conseguimos 6 pontos, das vitórias contra Bragantino e Atlético-MG. Teoricamente, viriam agora duas partidas mais fáceis. Mas é aquilo, campeonato brasileiro é traiçoeiro... Ceará acabou de vencer o Cruzeiro, fora de casa. Mirassol tem o 3º melhor ataque da competição e só perdeu duas vezes, em 15 jogos. Com as atenções divididas nas 3 competições, essas partidas certamente serão mais desafiadoras que o normal. Em todo caso, Flamengo é o líder da competição, tem uma defesa muito consistente e reforços que certamente melhorarão ainda mais o time. Que possam estrear logo!
Mudando um pouco o tema, tenho notado nos últimos dias um burburinho sobre as vitórias do Flamengo na competição, em que pese termos o melhor ataque disparado, com 30 gols em 16 jogos. Então, fui recordar os números e trago para o debate:
- Vitórias por 1 gol de diferença: 2x1 Vitória (f), 1x0 Bahia (c), 1x0 Fluminense (n), 2x1 Bragantino (f) e 1x0 Atlético-MG (c);
- Vitórias por 2 gols de diferença: 2x0 Grêmio (f), 2x0 Palmeiras (f), 2x0 São Paulo (c);
- Vitórias por mais de 2 gols de diferença: 6x0 Juventude (c), 4x0 Corinthians (c), 5x0 Fortaleza (c).
Aliás, quanto a isso, na transmissão de Bragantino x Flamengo houve uma comoção absoluta pelo gol deles, que saiu em uma jogada ensaiada na saída de bola. A todo momento a equipe de reportagem destacou o auxiliar das bolas paradas, com toda a justiça. Foram até buscar um lance do PSG de Neymar e Mbappé..Entretanto, após o gol de empate do Flamengo, em uma jogada treinada de bola parada, não ouvi nada sobre o nosso auxiliar das bolas paradas... Então, é importante ficarmos atentos às narrativas. O Flamengo venceu Fluminense, Bragantino e Atlético-MG com jogadas de bola parada. Isso é mais um mérito da comissão técnica e dos jogadores.
Quando todos os reforços estiverem à disposição, teremos um timaço: Rossi, Emerson Royal, Leo Ortiz, Leo Pereira e Viña; Jorginho, Saul e Arrascaeta; Luís Araújo, Pedro e Samuel Lino. E ainda Danilo, Alexsandro, Varela, Ayrton Lucas, Pulgar, Allan, Carrascal, Plata, Bruno Henrique e Wallace Yan como opções recorrentes. Está ficando bonito! Para quinta, não tenho ideia do que Filipe vai fazer. Certo é que veremos o moleque lá na frente, com o Pedro. Ótima oportunidade para continuar aparecendo.
A partir de agora não tem mais descanso. É viagem, jogo, folga, treino, jogo, viagem, treino e jogo, até a próxima data-fifa, no início de setembro. Que os reforços embalem rápido, vamos precisar de todos eles!
Saudações RubroNegras!!!