Salve, Buteco! No post de sábado, quando escrevi que o cenário não era favorável para o jogo de ontem, levei em conta o Botafogo com o Arthur em campo. Não que se trate do Luiz Henrique ou muito menos do Garrincha, mas de um Camisa 7 alvinegro que poderia ter causado problemas para o nosso sistema defensivo. O desfalque veio a calhar, mas nem assim o cenário se tornou favorável.
A atuação do time foi mediana, medíocre. Nem tão ruim a ponto de se cravar que jogou mal, nem tão boa a ponto de ser elogiada. O time se esforçou, mas criou pouco; Luiz Araújo, para mim, disparado, o melhor do sistema ofensivo no jogo de ontem (sem ser brilhante), teve a melhor chance rubro-negra na partida e a desperdiçou, ainda na primeira etapa. Não finalizou mal e nem tampouco tão bem a ponto de evitar o reflexo e a ótima defesa de John.
O Botafogo teve dois períodos de superioridade na partida. Uma leve pressão nos 15 minutos finais do primeiro tempo e uma blitz após a saída de De la Cruz, o segundo melhor do time (depois de Luiz Araújo). Aproveitou-se enquanto o Flamengo ainda se ajeitava em campo. Foi o momento em que Rossi praticou boa defesa, freando o ataque canino.
O Flamengo de hoje é previsível. Se tiver uma boa atuação, em alta rotação, podemos esperar uma atuação modorrenta na partida seguinte. É bem verdade que, em relação ao jogo de ontem, o intervalo mais curto entre um jogo e outro, se comparado com o do adversário, foi obra dos canalhas do futebol, mas também é inegável que faltou brilho ao Flamengo. Aquela flama, a vontade a mais e genuína de competir, de brigar pela liderança e pelo título brasileiro.
O discurso de SuperFili já foi melhor. Falar em calendário é uma meia-verdade. Esconde (ou tenta esconder) problemas na montagem do elenco, preferências questionáveis do próprio treinador e ainda a sua (in)capacidade de motivar o time para jogar em alta rotação por maiores sequências de jogos.
No próximo domingo é certeza que vem jogarão o máximo contra o Palmeiras. Está na cara que Arrascaeta foi poupado para isso. Porém, algo me diz que provavelmente não será o suficiente para vencer. O frágil e acomodado elenco dificilmente dará conta. O certo é que desculpas não faltarão. Nada mais previsível.
A palavra está com vocês.
Uma semana abençoada pra gente.
Bom dia e SRN a tod@s.