sábado, 30 de novembro de 2024

Esquenta: Flamengo x Internacional, pela 36ª Rodada do Campeonato Brasileiro/2024

 

Salve, Buteco! Amanhã Flamengo x Internacional voltarão a se enfrentar pelo Campeonato Brasileiro/2024, dessa vez pela 36ª Rodada. Aos desavisados, pode parecer estranho a partida do turno ter sido disputada há cerca de um mês (30/10), porém devo lembrá-los que se tratou de um confronto adiado por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre.

Naquele jogo, Super Fili deu uma grande demonstração de seu talento, pela grande quantidade de desfalques da equipe e quase levou o Mais Querido a uma inesperada vitória. No final, contudo, o resultado me pareceu justo, dado volume de jogo e as chances criadas por cada equipe, com alternâncias de controle da partida durante os 90 minutos.

O contexto de amanhã não será muito diferente, em nível de desfalques; talvez venha a ser até um pouco pior, dada a suspensão automática de Erick Pulgar. Contudo, há três outros aspectos para os quais desejo alertar os Amigos do Buteco: primeiro, a última vitória do Flamengo sobre o Internacional no Maracanã (2x1) ocorreu em 21 de fevereiro de 2021, pelo Campeonato Brasileiro/2020, justamente aquele jogo da expulsão do Rodinei (então emprestado ao Inter) e que foi tão importante na arrancada para o nosso último título brasileiro.

A última vitória sobre o Internacional ocorreu no mesmo ano de 2021, há cerca de 3 anos, em 20/11, em jogo disputado pelo Brasileirão daquela temporada. Foi outro 2x1, dessa vez no Beira-Rio. De lá para cá, no Maracanã sofremos uma goleada no jogo do turno do mesmo Brasileirão/2021 (0x4 - Renato) e empatamos por 0x0 nas edições seguintes (Dorival e Sampaoli), enquanto no Beira-Rio perdemos por 3x1 em 2022 (estreia Dorival) e 2x1 em 2023 (Sampaoli).

Entretanto, para além do espinhoso retrospecto dos últimos três anos, que coincide com o segundo mandato de Rodolfo Landim, espelhando a esculhambação e a falta de interesse com as quais o Flamengo de Marcos Braz vem disputando o Campeonato Brasileiro, devo alertar as Senhoras e os Senhores para um importante detalhe: o Internacional é o líder isolado da classificação do returno, ainda tem chances matemáticas de título, muito embora para mim sejam improváveis depois da última rodada, e, quando menos, disputa uma vaga no G4 com o Fortaleza.

Neste ponto reside outro detalhe importante: hoje será disputada a final da Copa Libertadores da América, sem sombra de dúvida a final mais fuleira da História da competição, mas que definirá se haverá ou não uma "vaga extra" brasileira na fase de grupos da Libertadores. Uma vitória do Botafogo, além de trazer o Apocalipse para a Terra (rompimento dos 7 selos e o escambau), esvaziaria a disputa entre Fortaleza e Internacional; já a vitória do Atlético Mineiro acenderia ainda mais essa disputa, dando-lhe contornos emocionantes.

E o Mais Querido, o que tem a ver com isso? Nada, a não ser pelo fato de que está mais do que na hora de quebrar a sequência de invencibilidade do Internacional, tanto neste Campeonato Brasileiro, quanto no retrospecto entre as duas equipes, antes que, neste último caso, possa começar a ser chamado de tabu.

O Ficha Técnica subirá amanhã, ao raiar do sol, e a palavra está com vocês.

Bom FDS e SRN a tod@s.