Salve, Buteco! Há pouco mais de 1 ano, no dia 17 de outubro de 2023, Tite estreava pelo Flamengo com uma vitória por 2x0 sobre o Cruzeiro no Mineirão, pela 27ª Rodada do Campeonato Brasileiro, competição pela qual os clubes voltarão a se enfrentar na noite de hoje, as 21:00h, na mesma capital, no Independência.
O Flamengo não perde para o Cruzeiro desde a fatídica noite de 8 de agosto de 2018, quando a Raposa de Giorgian Arrascaeta venceu por 2x0 no Maracanã o primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores da América daquele ano. O Mais Querido ainda venceria o jogo pelo Campeonato Brasileiro, 4 dias depois, por 1x0, e, 17 dias depois, também o jogo de volta das oitavas da Libertadores pelo mesmo placar (1x0) no Mineirão, resultado, todavia, que o eliminou da competição pelo saldo de gols.
De lá para cá, sempre pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo venceu outros 5 dos 6 jogos disputados, tendo havido um empate (1x1), no Maracanã, pelo Brasileiro/2023, na volta da Raposa à elite do futebol brasileiro, após 3 anos na Série B (2020/2022), já com SAF adquirida pelo ex-craque Ronaldo Fenômeno. Todavia, no confronto mais recente, o Cruzeiro já estava nas mãos do novo proprietário, Pedro Lourenço, o "Pedrinho", empresário e torcedor fanático do clube do bairro Barro Preto.
Sob a direção do novo dono, a Raposa melhorou em performance, muito embora ainda não tenha alcançado o patamar de outrora, que levou o clube a conquistar 3 Campeonatos Brasileiros, 6 Copas do Brasil e 2 Libertadores da América, dentre outros títulos. Contudo, após um início animador, sob o comando do jovem Fernando Seabra, o novo proprietário andou trocando os pés pela mãos cobrando a escalação dos reforços recém contratados, sob pena de demissão.
Formado o escândalo, teve que se desculpar com o profissional, porém o estrago já estava feito e o time, que prometia brigar por uma vaga na Libertadores, acabou despencando de rendimento. O fraco mês de setembro acabou sendo fatal para Seabra, que acabou sendo demitido no dia 23, após o empate sem gols contra o Cuiabá na Arena Pantanal.
Para o seu lugar, o clube contratou Fernando Diniz, que estreou já no jogo seguinte (27/9), no empate (1x1) com o Libertad no Mineirão, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. Desde então, o último treinador campeão da Libertadores amargou um jejum de vitórias de 6 jogos, com 4 empates e 2 derrotas, até a importante vitória de 1x0 sobre o Lanús no Néstor Dias Pérez (Ciudad de Lanús), pelas semifinais da Sula, que classificaram a Raposa para a primeira final continental desde a Libertadores/2009.
No embalo pela classificação para a final da Sula, o Cruzeiro receberá o Flamengo hoje à noite com um elenco encorpado por 7 reforços contratados na última janela de registros: Cássio (goleiro), Jonathan Jesus (zagueiro), Fabrizio Peralta (volante), Matheus Henrique (volante), Walace (volante), Kaio Jorge (atacante) e Lautaro Díaz (atacante), dos quais 4 provavelmente estarão em campo na escalação pelo GE verão azul celeste:
Cruzeiro: Cássio; Willian, João Marcelo, Lucas Villalba e Marlon; Walace, Lucas Romero, Matheus Henrique e Matheus Pereira; Gabriel Verón e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Diniz.
Já o Mais Querido, segundo o GE-Fla, irá campo com a seguinte formação:
FLAMENGO: Rossi; Varela, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Pulgar, Allan e Alcaraz; Matheus Gonçalves, Gonzalo Plata e Bruno Henrique. Técnico: Filipe Luís Kasmirski.
Fili parece estar usando o bom senso e deixou 5 titulares no Rio para regeneração e preparação visando a grande finalíssima da Copa do Brasil, contra o arquirrival da Raposa, o Atlético Mineiro, domingo, no Cu de Zebra:
Ao lado da torcida do Internacional, a torcida azul celeste é a mais cordial com a Nação Rubro-Negra e um dia já chegou a cantar parabéns pra você em pleno Mineirão, na data em que o Mais Querido comemorou o seu centenário, em 15 de novembro de 1995.
O Mais Querido certamente terá a torcida azul celeste no domingo, mas hoje a contenda vale 3 pontos pelo Campeonato Brasileiro. Será que, com um mistão mais para "misto frio", teremos forças para resistir ao Trem Azul?
O Ficha Técnica, como de praxe, subirá as 19:00h e a bola rolará as 21:00h no gramado do Raimundo Sampaio ou Independência.
A palavra está com vocês.
Bom dia e SRN a tod@s.