Uma das notícias que me chamaram a atenção nos últimos dias é a de que o elenco do Flamengo teria ficado incomodado com a festa dos jogadores do Peñarol no Maracanã, após a vitória por 1x0, mesmo tendo o jogo de volta.
Amigos, francamente...
O elenco que não vence um jogo fora de casa na Libertadores desde a goleada sobre o Vélez Sarsfield (4x0), em 31 de agosto de 2022? Que não ganhou da Ñublense e perdeu para o Aucas e o Palestino? O elenco que foi eliminado pelo Al-Hilal de Ramón Díaz no Mundial? Que foi bi vice campeão estadual para o Fluminense? Que foi eliminado pelo Olimpia? Que perdeu a final da Copa do Brasil para o São Paulo? Que foi goleado pelo Botafogo e que perdeu mais uma vez para o Peñarol no Maracanã?
É esse elenco que dizem estar mordido?
Ah, contem outra...
Por outro lado, ouço muitos rubro-negros falarem que "sobrou a camisa", referindo-se ao Manto Sagrado e sua mística.
Bem, neste caso eu passo a enxergar o cenário de outra maneira.
Lembro-me, a propósito, das imortais palavras de Nelson Rodrigues:
"Para qualquer um, a camisa vale tanto quanto uma gravata. Não para o Flamengo. Para o Flamengo a camisa é tudo. Já tem acontecido várias vezes o seguinte: - quando o time não dá nada, a camisa é içada, desfraldada, por invisíveis mãos. Adversários, juízes, bandeirinhas, tremem, então, intimidados, acovardados, batidos. Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnicos, nem de nada. Bastará à camisa, aberta no arco. E diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."
Nisso, Amigos, eu acredito. Na mística do Manto Sagrado, na bastilha inexpugnável.
Então, no frigir dos ossos, sobrou a camisa, o que não é pouco.
Que o AeroFla e a já icônica imagem do torcedor desfraldando a bandeira rubro-negra em cima do ônibus que transportava a delegação para o Galeão conectem a mística da bastilha inexpugnável aos onze jogadores que entrarão em campo representando o Clube de Regatas do Flamengo.
Hoje é dia de torcer pela camisa, pelo Manto Sagrado, que sempre nos bastou.
Nada mais importa.
O Ficha Técnica está programado para as 18:00h e a palavra, como sempre, está com vocês.
Bom dia e SRN a tod@s.