Olá Buteco, bom dia!
2023 talvez tenha sido o pior ano do futebol do Flamengo, que conseguiu errar em absolutamente tudo: uma ridícula preparação para a disputa do Mundial de Clubes, culminando com uma eliminação vexatória para o Al Hilal. Antes da viagem, já havíamos perdido a Supercopa do Brasil para o Palmeiras.
Depois, vieram as derrotas na Recopa Sulamericana (Independiente Del Valle) e no Carioca (1x4 para Fluminense, após vencermos o primeiro jogo por 2x0).
Pela Libertadores, uma fase de grupos horrorosa, com a grande marca de 0 vitórias fora de casa, em um grupo que tinha os possantes Aucas e Ñublense. Classificamos com 3 vitórias no Maracanã para, nas oitavas de final, sofremos mais uma derrota fora e abrir o caminho para o nosso rival local conquistar seu primeiro título internacional.
Na Copa do Brasil, derrota para o Maringá na estreia da competição, posteriormente revertida no Maracanã. Chegamos à final, para ficarmos apenas com outro vice-campeonato, perdendo a primeira partida no Maracanã.
Por fim, 4o lugar no Campeonato Brasileiro, muito longe das nossas pretensões.
Eu lembro, à época, de ter comentado sobre uma possível não-classificação para a Libertadores deste ano e que, embora o clube viva da disputa de competições, talvez não fosse de todo ruim, pois teríamos um mínimo de tempo para preparar o time adequadamente para reconquistar o Campeonato Brasileiro e, aí sim, tentar a Libertadores em 2025. Entendia que, depois da bagunça generalizada que foi 2023, talvez fosse necessário dar um passo atrás.
De qualquer forma, o Flamengo acabou conseguindo a classificação para a principal competição do continente e caiu direitinho na armadilha do calendário... 2023 não havia acabado!
***
Ninguém imaginava que 2024 pudesse ser pior que o bizarro 2023. Até por ser ano de eleição, esperávamos que a diretoria abrisse os cofres para contratações que pudessem resgatar o futebol do Flamengo e nos devolver às grandes conquistas. Era o lógico.
Mas as coisas no Flamengo nunca são lógicas... Fomos buscar um volante bichado, por um valor muito acima do que vale, enchendo os cofres de um rival e piorando o problema do time, porque o cara joga e arrebenta todo o sistema defensivo do time. Coisa ridícula o primeiro gol do Grêmio domingo, vergonhosa. E esse foi só o último episódio deste cidadão.
Depois, na janela de meio do ano, vimos os principais adversários se reforçarem enquanto os nossos jogadores performam quarta-domingo-quarta até estourarem, por excesso de trabalho. Um número absurdo de lesões que joga por terra também todo o trabalho da comissão técnica, que não teve o menor feelling para perceber que precisava usar a base para rodar o elenco.
Mas, também, quem foi o gênio que teve a brilhante ideia de contratar um cidadão que passou 8 anos podendo escolher os melhores jogadores brasileiros e acabou eliminado por Bélgica e Croácia para reconduzir o Flamengo aos títulos? Bem, este gênio conseguiu fazer um 2024 pior que 2023. Meus parabéns!
Agora, chegamos àquele momento da temporada que só na força do Manto para conseguir alguma coisa. Precisava disso, com o tanto de grana que o Flamengo gasta no seu departamento de futebol? Não mesmo...
Torcer, o Torcedor vai sempre! Se o Flamengo jogar meio tostão de futebol na quinta-feira, passa o carro no Peñarol e vamos para cima do Botafogo (acho que passa pelo São Paulo, mesmo jogando no Morumbi). Problema é que o Flamengo não está jogando rigorosamente nada. Em todo caso, a esperança é sempre a última que morre.
Vamos, Flamengo!
Saudações RubroNegras!!!