quinta-feira, 28 de março de 2024

Devemos falar sobre Gabi

O erro começou na entrega da camisa 10 ao Gabi

Gabriel Barbosa, vulgo "Gabigol" ou "Gabi" ou "Lil Gabi" ou "Poderoso Gabi", conforme o momento do sujeito, tentou atrapalhar a coleta do anti-doping em 8 de abril de 2023, nas instalações do Flamengo, segundo a denúncia do ABCD (vide https://ge.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2024/03/27/acordao-da-decisao-e-publicado-e-defesa-de-gabigol-do-flamengo-prepara-o-recurso.ghtml)
. Conforme a acusação, em um comportamento não condizente a um profissional do Flamengo ou qualquer outro clube, desrespeitou os agentes coletores e atrapalhou a coleta, a ponto do material de urina coletado ter sido entregue aberto, etc.

Ele já é um marmanjo. Não é adolescente. Nem idiota. Então porque se comportou de forma tão leviana? Gabi levou o nome do Flamengo à lama em associação com doping em suas próprias instalações, ainda que, como parece pelo exame de sangue, o jogador efetivamente não estava dopado. Agora porque o comportamento destrambelhado? 

O que leva inclusive à indagação sobre o ano descontrolado de 2023 tanto dos jogadores, comissões técnicas e dos dirigentes amadores. A falta de comando do Landim também causou isto, ao procurar sempre se escorar no péssimo dirigente amador de futebol, cuja maior façanha do ano de 2023 foi perseguir torcedor em um shopping e morder sua virilha.

Flamengo não tem comando, logo não tem orientação. Consequentemente, facilita que jogadores desorientados eventualmente possam se achar no direito de se comportarem como moleques em momentos de seriedade e ficarem revoltados porque terão que ficar um tempo a mais no clube. 

Para evitar isto o que os dirigentes permissivos, antiprofissionais, sem moral para cobrar, fizeram ainda no ano fracassado de 2023? Contrataram o Tite. Terceirizaram a disciplina para o técnico experiente enquanto estes mesmos dirigentes lavam as mãos. 

Gabi, péssimo jogador em 2023, embarcou em 2024 esperando uma inacreditável renovação milionária em seu contrato pelos feitos pré-2023, e pela fraqueza dos dirigentes atuais dependentes da imagem de ídolos e seus apelos junto à torcida. 

E agora José? Renovar com um sujeito que, pelo que tudo indica, só jogará em abril de 2025? E ainda que jogue em 2025 tem alto probabilidade de estar pior tecnicamente que está agora, pois sem ritmo, confiança e motivação. E marcado pelo caso da acusação da ABCD. Será perseguido pelas torcidas adversárias.

Conhecendo Landim e Marcos Brás, dirigentes ruins e fracos, estes devem renovar com este sujeito pela imagem que representou, ainda que hoje seu futebol seja bem ruim para o clube em termos de produtividade. Em 2023, ao que tudo indica, o jogador descuidou da parte física, perdendo a velocidade característica, confiança e, em determinados momentos, apareceu mais como um cantor desafinado de música duvidosa que jogador. Embora depois tenha alegado, oportunamente, que jogava sob contusão. Ok...

Na verdade o Gabigol, como conhecíamos, jogador rápido, eficaz, mortal e por isto virou ídolo, saiu do Flamengo em 2022. Ficou o Gabriel Barbosa. Jogador desde 2023 tecnicamente mediocre e agora envolvido em caso de possível sabotagem de exame anti-doping. Temos que lidar com isto e procurar urgente um centroavante para reserva de Pedro. Que, por favor, saiba cabecear e proteger a bola.