terça-feira, 21 de novembro de 2023

Enquanto há vida, há esperança!

 



Olá Buteco, bom dia!

Embora Gustavo já tenha destrinchado bem a tabela do Flamengo e dos nossos adversários, nessa reta final de Brasileirão, o assunto de hoje não poderia ser outro, senão as nossas chances de trazer para casa o  Eneacampeonato.

Em primeiro lugar, é incrível que, mesmo após toda a autossabotagem realizada pelo departamento de futebol do clube, ainda tenhamos chances que, no  cenário atual, me parecem realmente concretas. Ganhando do Bragantino amanhã, assumiremos a 3ª colocação, ficando a 2 pontos do Palmeiras e a, no máximo, 3 do Botafogo, a depender do que eles conseguirem em Fortaleza. 

De qualquer forma, o resumo é o mesmo: precisamos vencer os 5 jogos (Bragantino, América, Atlético, Cuiabá e São Paulo), para não darmos brecha para os que vêm atrás (próprio Bragantino, se os vencermos na quinta, Grêmio e Atlético-MG). Esses, estariam fora da disputa. Então, precisaremos de 2 empates ou 1 derrota do Palmeiras e 2 empates do Botafogo. 

Sobre o Botafogo, embora no momento o foco esteja sobre a pressão psicológica de perder a liderança após duzentos pontos de vantagem, eu não os descartaria com facilidade: a aposta em um novo treinador certamente vai dar uma mexida no ânimo dos jogadores e a tabela botafoguense é tão convidativa quanto a nossa, talvez até mais. Pois enquanto nós temos os duros confrontos diretos com Bragantino e Atlético-MG, o Botafogo não pega mais ninguém da parte de cima da tabela (Fortaleza, Santos, Coritiba, Cruzeiro e Inter). O melhor é que já deixem pontos pelo caminho no jogo atrasado contra o Fortaleza, quinta-feira. Assim, precisaremos apenas de mais um tropeço deles, para ultrapassá-los na tabela de classificação.

Por fim, é o Palmeiras o grande favorito e aquele que mais precisaremos secar. Tabela muito tranquila para eles (Fortaleza, América, Fluminense e Cruzeiro). Acho que dois empates nesses jogos seriam para aquelas coleções de milagres da história RubroNegra, como quando Goiás segurou o São Paulo, em 2009, logo após ter nos tirado 2 pontos num Maracanã lotado, ou o Corinthians empatando com o Inter em 2020, garantindo o nosso último brasileiro.  Diferentemente do que o Gustavão apresentou ontem, eu acho que o Cruzeiro só conseguiria tirar pontos do Palmeiras se precisasse se livrar do rebaixamento. Clima no Cruzeiro está muito pesado, os caras ficaram 3 anos na Série B, o receio de voltar para lá é tanto que, acabando, é muito provável que o elenco fique tão aliviado que entrem em campo na última rodada apenas para cumprir tabela. Duvido muito que alguém lá esteja pensando em classificação para Sulamericana. Cenário muito complicado para nós, de forma que o jogo-chave é Fortaleza x Palmeiras, domingo. Se o Fortaleza vencer, e fizermos a nossa parte, passaremos o Palmeiras e nos tornaremos os favoritos ao título da competição.

Probabilidade de tudo isso acontecer é pequena? É. Podemos tomar outra paulada do Bragantino depois de amanhã e acabar de vez com as nossas chances nessa temporada? Podemos. 

De qualquer forma, vamos todos ao Maracanã - ou à frente da TV, ou coladinho no rádio ou na Internet - torcer para um novo milagre que pode estar se desenhando? Eu não sei quanto a vocês, mas eu já estou lá!

Afinal, enquanto há vida, há esperança!

Vamos, Flamengo!!!

Saudações RubroNegras!!!