segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Cenários, Conjecturas e Projeções

 

Salve, Buteco! Quinta-feira a paz acaba! (risos). Com a mais absoluta certeza será uma reta final que deixará o torcedor, não só rubro-negro, como os de outros times com os nervos à flor da pele. A Nação Rubro-Negra anseia por uma arrancada como aquelas dos velhos tempos, ou talvez como a de 2020, a última que levou a um título brasileiro, a qual, convenhamos, não faz tanto tempo assim.

Ocorre que essa sonhada nova arrancada depende, sobretudo, do Flamengo, literalmente, fazer o dever de casa, pois é imperiosa a necessidade de melhorar o desempenho como mandante. Mais do que isso, o Mais Querido dependerá de pelo menos um tropeço dos seus concorrentes. 

Como o cenário tende a mudar por rodada, vou arriscar algumas conjecturas e projeções que, ao menos na minha cabeça, considero mais plausíveis.

Jogos atrasados

Para o Flamengo, a matemática dos pontos é autoexplicativa. Uma vitória contra o Bragantino, quinta-feira (23/11), no jogo atrasado da 30ª Rodada, levará o Mais Querido para a terceira colocação do campeonato, empatado em pontos com o Botafogo (que teria uma vitória a mais) e a dois pontos e uma vitória do líder Plameiras. O contexto do jogo, contudo, há fatores complicadores que vão além da boa performance do adversário como visitante, a começar pela importância do nosso hoje fundamental camisa 5 Erick Pulgar na Seleção do Chile. 

A tendência é que o nosso tatuado jogue por mais 90 minutos na terça-feira. O pedido (com Arrascaeta e Varela) para que o clube providencie jatinhos mostra comprometimento, porém a minutagem pesará para que não se corra risco sério de perder o jogador (repito, fundamental) nessa reta final de campeonato.

Por outro lado, muito embora indiretamente, os outros jogos atrasados - Fortaleza x Botafogo, pela 29ª Rodada, e Cruzeiro x Vasco da Gama, pela 33ª Rodada -  também terão influência sobre os cenários que o Mais Querido enfrentará a cada jogo.

A importância de Fortaleza x Botafogo é autoexplicativa. A pressão sobre a equipe cearense, claramente abatida pela perda do título da Copa Sul-Americana para a LDU, e que não vence há 8 jogos, é um fator de preocupação. O ideal seria o Leão do Pici se recuperar na quarta-feira e entrar fortalecido mentalmente para enfrentar o Palmeiras.

Quanto a Cruzeiro x Vasco da Gama, óbvio que a esmagadora maioria da torcida rubro-negra se divertiria bastante com um quinto rebaixamento do Vice da Colina, porém a posição em que o Cruzeiro estará quando enfrentar em casa o Palmeiras pela 38ª Rodada também me parece muito importante para o Flamengo. 

Tenho para mim que um eventual confronto entre um Cruzeiro desesperado pela vitória e um Palmeiras disputando o título acabaria com um vitória segura da equipe paulistana. Ao revés, um Cruzeiro aliviado e aspirando uma vaga na Copa Sul-Americana dificilmente seria batido, ainda que não seja um bom mandante e jogue sem torcida.

35ª Rodada

Grande perigo de se tornar a rodada do "Me Engana que Eu Gosto". O Palmeiras visitará um Fortaleza em má-fase, o Flamengo vajará para enfrentar em campo neutro um América lanterna e rebaixado e o Botafogo receberá um Santos ainda ameaçado pelo rebaixamento. 

Já o Grêmio, na teoria, terá o adversário mais difícil, o Atlético Mineiro, em uma disputa direta por vaga no G4, jogo no qual torço por um empate, para afastar ambos da disputa pelo título e pelo próprio G4. Correndo por fora, o Bragantino visitará o Internacional em Porto Alegre, num jogo no qual a distância na tabela dificilmente determinará o resultado.

O maior perigo do jogo no Parque Sabiá será o tradicional relaxamento rubro-negro diante de um adversário mais fraco, especialmente se vencer o (difícil) jogo de quinta-feira (Bragantino). Já o Palmeiras enfrentará o retrospecto do último triênio. Sem vencer o Fortaleza no Castelão desde 2019, a partir de 2020, em 4 jogos, o Palestra perdeu 3 e empatou 1 contra o Tricolor de Aço na Terra da Luz. 

Por sua vez, o Botafogo enfrentará o Santos, sua pesada camisa e, muito provavelmente, o trio de arbitragem e o VAR, como o Mais Querido sentiu na pele no Mané Garrincha...

Seguindo a linha de raciocínio da análise dos jogos atrasados, o Cruzeiro terá a maior chance de vitória enfrentando o Goiás na Serrinha, em Goiânia.

36ª Rodada

Flamengo x Atlético Mineiro é um clássico bastante emocional, principalmente pelo lado galináceo desse tradicional confronto. Fazer o dever de casa contra Bragantino e América Mineiro e chegar ao Maracanã com 3 ou mais pontos de vantagem aumentará demasiadamente as chances de uma terceira vitória seguida. Seguindo  mesmo raciocínio, chegar atrás na tabela dificultaria muito os três pontos, especialmente pelo bom desempenho do adversário como visitante.

Nessa rodada, independentemente do que acontecer em Fortaleza, só um desses apocalipses futebolísticos tirará a vitória do Palmeiras. O Botafogo visitará um Coritiba provavelmente rebaixado, o que ressalta a importância dos jogos anteriores para o Mais Querido, que enfrentará o adversário mais pesado.

O Grêmio não deverá ter dificuldades para vencer o provavelmente já matematicamente rebaixado Goiás, mas o Bragantino enfrentará um visitante perigoso. Há uma forte rivalidade com o Fortaleza, pouco notada pelos grandes centros, porém recheada de goleadas para ambos os lados, a qual é ainda mais apimentada pelo confronto posicional entre os técnicos português Pedro Caixinha e argentino Juan Pablo Vojvoda (0x3 para o português no turno).

37ª Rodada

Hoje, o Cuiabá é o 3º colocado da tabela de visitantes do Campeonato Brasileiro, atrás apenas do Atlético Mineiro (2º) e do próprio Flamengo (1º). Jogo perigosíssimo, no qual será importante entrar respaldado por vitórias anteriores. Aqui o desgaste poderá ser um adversário a mais, considerando o que promete ser um jogo muito complicado contra o Atlético.

Muita gente dá como favas contadas o Fluminense "entregando" o jogo para o Palmeiras. "Entregando", claro, em termos. Seria aquela derrota apertada, com uma entregada cirúrgica, no detalhe sutil, para um poderoso adversário que disputa o título e a hegemonia no país e no continente nos últimos anos, só que também há um outro detalhe, meus prezados Amigos do Buteco: o Fluminense (vejam só) finalmente disputará um Mundial de verdade, ou seja, autêntico, oficial e de classificação meritória.

Explicando melhor, tenho para mim que quem se prepara para enfrentar Manchester City de Pep Guardiola não pode se dar ao luxo de não jogar de maneira competitiva contra o Palmeiras de Abel Ferreira, até porque, sem a menor sombra de dúvida, será o maior e mais qualificado teste até a competição da FIFA.

De outra banda, e espero que correndo por fora, o Grêmio receberá o Vasco da Gama na Arena, o Atlético, o São Paulo no Cu de Zebra e o Bragantino o Coritiba no Marcelo Stefani. Na teoria, o Galo terá o confronto mais difícil.

Já o Botafogo receberá o Cruzeiro de Paulo Autuori no "Tapetinho". Só resta saber se será uma Raposa lutando pela sobrevivência ou buscando pontos com calorias de alta qualidade nutritiva.

38ª Rodada

Bem, Amigos do Buteco, quem não tiver feito o dever de casa a essa altura não poderá reclamar do leite derramado. Entendeu o recado, né, senhor Clube de Regatas do Flamengo?

O jogo contra o São Paulo de Dorival no Morumbi será, sem sombra de dúvida, um desafio bem difícil, mas quem sabe se o time chegar na liderança tudo não se tornará menos complicado?

Neste ponto, acho que fica evidenciada a importância do interesse e da necessidade do Cruzeiro na última rodada, como já expliquei antes. Prefiro uma Raposa livre, leve e solta, com fome de Sula e pronta para aprontar, se é que vocês me entendem...

Internacional x Botafogo é o jogo de prognóstico mais difícil, a meu ver. As torcidas rubro-negra e colorada têm ótimo relacionamento, mas é difícil descartar um eventual ranço da diretoria gaúcha pelo Campeonato Brasileiro de 2020. A essa altura, o Internacional, fraco mandante sob o comando do argentino Eduardo Coudet, já deverá ter se afastado da Zona do Rebaixamento. Resta torcer para que precise do resultado para obter a vaga na Sula.

Bahia x Atlético Mineiro e Vasco da Gama x Bragantino serão dois confrontos entre potenciais desesperados por fugir do rebaixamento e aspirantes ao G4 (acredito que não ao título). Muitos provavelmente acham que o Vice da Colina já terá escapado, mas tenho cá minhas dúvidas. 

É que, pela tabela muito (muito, muito) difícil, cravo que o arquirrival Cruzmaltino não ganhará mais nenhum jogo, o que, apresso-me em esclarecer, ao menos para mim é bem diferente de cravar rebaixamento, já que 5 empates possivelmente resolverão a sua vida. 

Já o Bahia virá de uma provável vitória sobre o América Mineiro na 37ª Rodada (retrospecto como visitante favorece o prognóstico), que talvez lhe dê uma derradeira chance na 38ª Rodada.

O que o Flamengo tem a ver com isso? Vai depender de Atlético e Bragantino ainda serem ou não concorrentes para título ou G4, ora.

Aqui a gente sempre torce pelo melhor, e isso significa o Mais Querido com as mãos na taça na 38ª Rodada.

***

A palavra está com vocês

Boa semana e SRN a tod@s.