quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Olimpia x Flamengo em Assunção

 

Salve, Buteco! Bem, em primeiro lugar, creio que preciso ser coerente. Semana passada afirmei que o Olimpia jogaria "pela camisa, pelos brios paraguaios, pelo respeito a sua História." Foi o que vimos na apertada vitória de 1x0 do Mais Querido no Maracanã. Mais ainda, afirmei que, "se não abrir boa vantagem no Maracanã, vai sofrer um bocado em Assunção." Não tenho motivo algum para mudar de ideia. 

Até aqui, ninguém sobrou nos jogos das oitavas de final da Libertadores/2023. Gostaria muito que o Flamengo contrariasse a regra e passasse com uma vitória folgada, mas tenho pouca esperança de que isso ocorra. Embora confie até mesmo em uma vitória, espero tiro, porrada e bomba amanhã no Defensores Del Chaco, além de uma classificação do tipo sangue, suor e lágrimas.

Amanhã será preciso disputar um "jogo autêntico de Libertadores", dividindo todas as bolas, não perdendo em disposição para o adversário. Jogar com raça e coragem, honrando Manto Sagrado.

É hora de nos lembrarmos de alguns confrontos entre Olimpia x Flamengo em Assunção.

1) Olimpia 0xFlamengoLibertadores da América/1981 - Defensores Del Chaco



2) Olimpia 0xFlamengoSupercopa dos Campeões da Libertadores da América/1993 - Defensores Del Chaco


3) Olimpia 0xFlamengoCopa Mercosul/2001 - Defensores Del Chaco




4) Olimpia 1xFlamengoLibertadores da América/2021 - Tiago Manuel Ferreira (El Bosque de Para Uno)


Mais uma vez alerto: esqueçam as estatísticas do Campeonato Paraguaio. É jogo de Libertadores! Nos nada saudosos tempos nos quais o Mais Querido não se mostrava competitivo em nível brasileiro e sul-americano, não faltaram exemplos do Manto Sagrado carregando times modestos, incompatíveis com a tradição rubro-negra, até fases mais avançadas ou até mesmo a títulos de copas. 

Alguns bons exemplos são o título da Mercosul/1999 contra o Palmeiras e as classificações nas oitavas e nas quartas de final (e depois o título) da Copa do Brasil/2013, contra o Cruzeiro e o Botafogo

Acredito que a mesma premissa se aplique à pesada camisa do nosso adversário de amanhã. 

Ademais, acredito que o Flamengo terá que alcançar um feito incomum na História do confronto: eu realmente não me recordo do Mais Querido ter vencido o Olimpia em Assunção com Defensores Del Chaco lotado, pulsando. Confiram os vídeos e me corrijam se eu estiver equivocado.

Que São Judas Tadeu nos guie para mais uma classificação e, quem sabe, a primeira vitória nessas condições.

O Ficha Técnica, como de praxe, subirá as 19:00h de amanhã.

A palavra está com vocês.

Bom die SRa tod@s.