quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Túnel do Tempo: Flamengo x Olimpia no Maracanã

Júnior Baiano em Flamengo 3x1 Olimpia, Maracanã, 13/10/1993,
Supercopa dos Campeões da Libertadores da América
"O Baiano é mau, pega  um, pega geral... Oi!"

Salve, Buteco! Bem, eu tenho essa mania de respeitar camisa pesada, mesmo quando a fase do adversário não é boa, sua equipe é fraca ou sua capacidade de investimento se mostra muito inferior. O Olimpia atual, em tese, parece ser vitimado pelas três mazelas cumulativamente. Ocorre que as camisas pesadas atiçam os brios e por isso são vocacionadas a feitos heroicos. Como nada pode ser mais heroico do que vencer ou mesmo complicar o Flamengo no Maracanã, ainda mais o atual Flamengo, é bom ter em mente que o "Decano" ou "La O" não quer nem saber da crise na qual o Mais Querido se meteu após uma heroica vitória em Belo Horizonte, no último sábado. 

O Olimpia, portanto, vem jogar pela camisa, pelos brios paraguaios, pelo respeito a sua História. Pouco importam os maus resultados recentes nos certames nacionais que La O disputa. Observem que o contexto atual já não se assemelha ao de 2021 pelo simples fato de que a partida de ida será no Maracanã e a de volta em Assunção, no mítico Defensores Del Chaco. 

Além disso, os paraguaios lideraram com folga o seu grupo, somando 4 vitórias, 2 empates e nenhuma derrota, com 9 gols de saldo. Não é difícil constatar que estão priorizando a Libertadores. Grupo fraco? Será que isso é argumento? Quem somou apenas 11 pontos e ficou em segundo lugar num grupo com Aucas e Ñublense age melhor se ficar quieto e respeitar muito o jogo e o adversário.

O futebol paraguaio tem vocação defensiva e guerreira. O Flamengo não deve esperar nada diferente. E se não abrir boa vantagem no Maracanã, vai sofrer um bocado em Assunção. Hora então de lembrar dos jogos no Maracanã por competições da CONMEBOL, inclusive o primeiro, um alerta de como o confronto pode ser traiçoeiro, inclusive para os melhores times rubro-negros.

1) Flamengo 1x1 Olimpia, Libertadores da América/1981


2) Flamengo 3x1 OlimpiaSupercopa dos Campeões da Libertadores da América/1993



3) Flamengo 2x1 OlimpiaCopa Mercosul/1999


Neste século, no Maracanã houve apenas um empate por 0x0 pela Fase de Grupos da Libertadores/2002. Dez anos depois, no Engenhão, veio o trágico empate, também pela Fase de Grupos, dessa vez pela Libertadores/2012, os fatídicos 3x3 após estar vencendo o jogo por 3x0. Logo, falta quebrar esse tabu: vencer o Olimpia no Rio de Janeiro (e no Maracanã) pela Libertadores, deixando para trás a sina dos empates.

Hora de virar a chave e focar nesse enjoado adversário.

Que São Judas Tadeu nos guie para mais uma vitória, atravessando a "parede" paraguaia.

O Ficha Técnica, como de praxe, subirá as 19:00h... de amanhã! (fiquem espertos).

A palavra está com vocês.

Bom die SRa tod@s.