quarta-feira, 26 de julho de 2023

Tem Que Manter Isso Aí: Túnel do Tempo: Grêmio x Flamengo em Porto Alegre (Jogos Eliminatórios)

Foto: Aníbal Philot/Agência O Globo

Salve, Buteco! No primeiro post Rivalidades, publicado em 2020, defini da seguinte forma o clássico entre Flamengo x Grêmio:

Grêmio: é o maior adversário esportivo do Flamengo fora do Rio de Janeiro. Aliás, é o maior clássico interestadual brasileiro. O peso histórico do confronto é imenso e formado por grandiosos confrontos em finais de campeonato brasileiro e Copa do Brasil, duas semifinais de Libertadores, além de diversas disputas em fases classificatórias e eliminatórias dessas e outras competições nacionais e internacionais, em número muito maior do que qualquer outro adversário, carioca ou dos demais estados brasileirosGestão de primeiro patamar de ambos os clubes indica que o histórico de grandes confrontos se repetirá no futuro próximo. Contudo, entre as torcidas o clima é absolutamente morno, provando que há rivalidades de várias espécies.

"Adversário esportivo" é, sem dúvida, uma expressão redundante ou um pleonasmo, porém, nas palavras do Dicionário Oxford, de uso legítimo no caso, para empregar maior vigor ao que está sendo expresso. Com tanta gente tentando ocupar o papel de "grande rival", tenho para mim que não há como deixar de reconhecer a grandeza de um clássico que sempre se destacou pelo tamanho em si dos confrontos, e não por surtos histéricos sem o menor traço de autenticidade.

Após duas finais de Supercopa do Brasil e uma da Copa Libertadores da América, acredito que hoje o clássico tenha um concorrente à altura em Flamengo x Palmeiras. De qualquer modo, estamos falando, quando menos, no segundo maior clássico interestadual brasileiro, no âmbito do qual, num total de 119 (cento e dezenove) partidas, entre jogos oficiais e amistosos, os clubes empatam em número de vitórias, no total de 40 (quarenta), ao lado das quais os 39 empates não deixam dúvidas quanto ao equilíbrio histórico do confronto.

Além das finais do Campeonato Brasileiro de 1982 e da Copa do Brasil de 1997, Flamengo e Grêmio se enfrentaram em outros 12 (doze) "mata-matas", entre o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Copa Libertadores da América, a Copa Mercosul e a Supercopa dos Campeões da Libertadores. No total, foram 8 (oito) triunfos rubro-negros contra 6 (seis) tricolores.

Vamos então às melhores memórias rubro-negras dos clássicos por "mata-matas" disputados em Porto Alegre:

1) Grêmio 0x1 Flamengo25/4/1982 - Final do Campeonato Brasileiro 1982 (3º Jogo)


2) Grêmio 1x2 Flamengo - 21/4/1999 - Oitavas de Final da Copa do Brasil (Ida)


3) Grêmio 0(2)x(4)0 Flamengo - 29/11/2001 - Semifinal da Copa Mercosul (Volta)


4) Grêmio 0x1 Flamengo - 12/5/2004 - Quartas de Final da Copa do Brasil (Ida)


5) Grêmio 1x1 Flamengo - 1/8/2018 - Quartas de Final da Copa do Brasil (Ida)


6) Grêmio 1x1 Flamengo - 2/10/2019 - Semifinal da Copa Libertadores da América (Ida)


7) Grêmio 0x4 Flamengo - 25/8/2021 - Quartas de Final da Copa do Brasil (Ida)


Após o título brasileiro de 1982, o Flamengo foi eliminado pelo Grêmio por nada menos do que 6 (seis) mata-matas em 7 (sete) disputados (!) - Libertadores/1984 (triangular semifinal), Brasileiro/1988 (4ªs de final), Copa do Brasil/1993 (semifinal), Copa do Brasil/1995 (semifinal) e Copa do Brasil/1997 (Final). Durante esse período, que forjou a minha birra com o adversário, único triunfo rubro-negro se deu nas oitavas de final da Supercopa dos Campeões da Libertadores/1992.

O título perdido em pleno Maracanã em 1997 parece ter despertado os brios do Mais Querido, que, a partir das oitavas de final da Copa do Brasil/1999, triunfou sobre o rival em absolutamente todos os sete mata-matas seguintes (!).

Então, tem que manter isso aí (o tabu).

Que São Judas Tadeu nos guie para mais uma vitória na Arena do Grêmio.

O Ficha Técnica, como de praxe, subirá as 19:00h.

A palavra está com vocês.

Bom die SRa tod@s.