quarta-feira, 12 de julho de 2023

Tem que Manter Isso Aí: Cartas para a Redação e Túnel do Tempo: CAP x CRF na Arena da Baixada em Mata-Matas

 


Salve, Buteco! O ex-presidente Michel Temer consagrou, em um contexto que talvez possa ser definido como "não republicano", a expressão "tem que manter isso aí". Bem, ela então será o mote para eu repetir o post de quarta-feira passada, que acabou trazendo sorte.

Vamos começar pelas cartas à redação.

No próximo dia 20, o Blog completará 15 (quinze) anos de existência e o nosso querido Rocco teve a ideia de um post comemorativo, o qual terá uma marca especial: relatos individuais de vocês contando como conheceram o Buteco e a sua relação com o Blog (como se sentem, importância no dia-a-dia, etc.).

As "cartas" enviadas para o e-mail da Administração do Blog (administracao@butecodoflamengo.com) serão incorporadas ao texto do post.

De uma semana para cá, as cartinhas já começaram a chegar, mas percebo que ainda tem muita gente de palhaçadinha. Vamos lá, Pessoal! Ajudem-nos a celebrar os 15 anos do Buteco!

Cartas para a redação! Já!

***

"Tem que manter isso aí" também será o lema do Clube de Regatas do Flamengo para o confronto de hoje à noite na Arena da Baixada, no jogo de volta pelas quartas de final da Copa do Brasil/2023. Basta que o retrospecto no estádio seja mantido para o Mais Querido regressar ao Rio de Janeiro com a tão importante classificação.

"Ué!? Mas como assim, Gustavo? Retrospecto positivo do Flamengo na Arena da Baixada? Ficou doido?"

Exatamente, prezado Buteco! Vejam bem, no post de sábado, 6 de maio, que antecedeu o confronto pela 4ª Rodada do Campeonato Brasileiro/2023, deixei bem clara a diferença entre o retrospecto do confronto pelo Campeonato Brasileiro e pelos jogos eliminatórios de Copa, especialmente a Copa do Brasil.

Enquanto, pelo Campeonato Brasileiro, o Mais Querido, em 30 jogos, perdeu 19, empatou 9 e venceu apenas 2, pela Copa do Brasil, num total de 5 jogos, venceu 2, empatou 3 e não perdeu rigorosamente nenhum, nem mesmo nos anos em que foi eliminado pelo adversário (!).

Isso significa, portanto, as duas eliminações do Flamengo ocorreram no Maracanã, em jogos de "volta", com uma derrota nos pênaltis (2019) e outra no tempo regulamentar (2021). Da Arena da Baixada, contudo, o Flamengo sempre saiu "vivo", seja para um segundo jogo (2013, 2019, 2020 e 2021), seja classificado (2022).

Agora, então, certamente ficou mais claro o porquê do "tem que manter isso aí". É só não perder hoje, como sempre aconteceu em rigorosamente todas as partidas de "mata-mata" disputadas na Arena da Baixada.

Bora então relembrar todas as seis.

1) Copa Sul-Americana 2011, Segunda Fase (Volta)

Atlético Paranaense 0x1 Flamengo 


2) Copa do Brasil/2013, Final (Ida) - Estádio Durival Britto

Atlético Paranaense 1x1 Flamengo 


3) Copa do Brasil/2019, Oitavas de Final (Ida)

Atlético Paranaense 1x1 Flamengo 


4) Copa do Brasil/2020, Oitavas de Final (Ida)

Atlético Paranaense 0x1 Flamengo 


5) Copa do Brasil/2021, Oitavas de Final (Ida)

Atlético Paranaense 2x2 Flamengo 


6) Copa do Brasil/2022, Oitavas de Final (Volta)

Atlético Paranaense 0x1 Flamengo 


***

Que São Judas Tadeu nos guie para mais uma vitória, atravessando a "parede" Bento e neutralizando o "menino-prodígio" Vítor Roque.

O Ficha Técnica, como de praxe, subirá as 19:00h.

A palavra está com vocês.

Bom die SRa tod@s.