sábado, 6 de maio de 2023

Aquecimento para a Arena da Baixada

 

Salve, Buteco! O adversário de amanhã, pela 4ª Rodada do Campeonato Brasileiro, nasceu querendo ser Flamengo, como demonstram essas duas matérias do site Mundo Rubro-Negro - MRN (1 e 2), bem como essa matéria do site Trivela, as quais contém relatos, antigas fotos da fachada do estádio e a evolução dos escudos e das camisas oficiais dos uniformes 1 e 2 do hoje Athletico Paranaense.

O tempo passou e o adversário começou a buscar a própria identidade. Muito embora tenha mantido as cores rubro-negras, passou a dispô-las primeiro verticalmente e, atualmente, em sentido diagonal, como um "Furacão", apelido do clube. 

A relação amistosa que antes existia também se foi, muito pela postura do "Homem-Forte" do clube, Mário Celso Petraglia. Trata-se de um personagem quase esquizofrenicamente contraditório, que não gosta de povo e não se preocupa em aumentar o número de torcedores do clube, mas não aceita a proporção das cotas de transmissão para Corinthians e Flamengo.

Lamentavelmente, o ódio emanado por esse cidadão espalhou-se e, por conta disso, a Arena da Baixada pode ser um território hostil para rubro-negros cariocas desavisados, como prova um este incidente recente ocorrido em um restaurante da cidade de Curitiba.

Parte do ressentimento talvez advenha também da freguesia do adversário em finais disputadas contra o Mais Querido. Tanto em 2013 (Copa do Brasil), como em 2020 (Supercopa do Brasil) e em 2022 (Libertadores), a versão rubro-negra autêntica e original levantou a taça, como bem sabemos.

Aliás, é nas copas que o Mais Querido costuma se impor com maior frequência, com vitórias na Arena da Baixada nos anos de 2011 (Sul-Americana), 2020 (Copa do Brasil) e 2022 (Copa do Brasil).

Contudo, o retrospecto no Campeonato Brasileiro é desfavorável, muito pela diferença de atitude entre as equipes nos confrontos em Curitiba. Enquanto o Athletico sempre disputa uma final de copa do mundo, o Flamengo adota aquela postura conformada e blazê dos tempos dos confrontos contra o Grêmio no Olímpico.

Alguns números do confronto:

Brasileiro

Copa do Brasil

Libertadores

Arena da Baixada

Total (+ outros)

54j, 20v, 11e e 23d

  10j, 4v, 5e e 1d

     3j, 2v e 1d

29j, 5v, 8e e 16d

  81j, 35v, 18e e 28d

Enquanto o Furacão já venceu no Rio (Estado) por 4 vezes (Macaé - 2011 e 2014, e Maracanã - 2013 e 2018), nossa única vitória na Arena da Baixada, em edições do Campeonato Brasileiro, ocorreu em... 2019, é claro. Será que o treinador mais exigente desde então poderá nos levar à vitória amanhã à tarde? Quais são as suas perspectivas?


Encerro este post perguntando a vocês se, após tantos confrontos, inclusive em copas, com três finais, Flamengo x Athletico é clássico ou não chega tanto.

Bom Sábado e SRN a tod@s.