quarta-feira, 24 de maio de 2023

Pega a Visão, Careca!

Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
 

Salve, Buteco! Encerrada a 7ª Rodada do Campeonato Brasileiro, causa um certo alívio pensar que aquele time do Vítor Pereira não existe mais e o Mais Querido, após um início para lá de claudicante, já demonstrou ter mais bala na agulha do que os times que orbitam a Zona do Rebaixamento, quais sejam, todos os 8 que somam no máximo 7 pontos ou que figuram entre a 13ª e a 20ª colocações.

Com a exceção do jogo contra o Internacional, apenas o segundo do Careca no comando do time, o Mais Querido venceu todos os adversários dessa faixa de classificação, posicionando-se no G6, a seis pontos do líder.

É pouco para o Flamengo de 2018 para cá? Sim, aliás, muito pouco, mas diante da perfect shitstorm que foram os quatro primeiros meses de 2023, não faço a menor questão de esconder o meu alívio por as coisas estarem minimamente aprumadas, até porque há uma perspectiva de melhora.

A questão é que, sob o ponto de vista da fragilidade dos adversários, acredito sinceramente que a mamata acabou e, a partir de agora, especialmente no Campeonato Brasileiro, o sarrafo vai subir, o que obrigará o time a elevar o nível do seu futebol.

Como as especulações sobre reforços andam a mil e parecem ser quentes, vejamos o calendário até a abertura da janela de transferências internacionais:


Data

Adversário

Competição

Estádio


Quarta-feira 24/5, 21:30h

Ñublense (f)

Libertadores da América Fase de Grupos, 4ª Rodada


Municipal de Concepción

Sábado 27/5,

18:30h

Cruzeiro (c)

Campeonato Brasileiro8ª Rodada


Maracanã

Quinta-Feira 1/6, 20:00h

Fluminense (c)

Copa do Brasil


Maracanã

Segunda-Feira, 5/6, 20:00h

Vasco da Gama (f)

Campeonato Brasileiro9ª Rodada


Maracanã

Quinta-Feira, 8/6, 21:00h

Racing (c)

Libertadores da América Fase de Grupos, 5ª Rodada


Maracanã

Domingo 11/6, 18:30h

Grêmio (c)

Campeonato Brasileiro10ª Rodada


Maracanã

11 a 20/6 – DATA FIFA


FDS 21/6

Bragantino (f)

Campeonato Brasileiro11ª Rodada


Nabi Abi Chedid

MDS 24/6

Santos (f)

Campeonato Brasileiro12ª Rodada

Vila Belmiro

Quinta-Feira, 8/6, 21:30h

Aucas (c)

Libertadores da América Fase de Grupos, 6ª Rodada


Maracanã

FDS 1-2/7

Fortaleza (c)

Campeonato Brasileiro13ª Rodada


Maracanã

3/7 – ABERTURA DA JANELA DE TRANSFERÊNCIAS INTERNACIONAIS


FDS 8-9/7

Palmeiras (f)

Campeonato Brasileiro14ª Rodada

Allianz Parque

Começando pela Libertadores, o jogo de hoje à noite é de 3 pontos obrigatórios. O Ñublense, com todo o respeito, continua estacionado na mesma 12ª colocação de um mês atrás. É somar 3 pontos, alcançar o Racing e deixar o Aucas para trás, de modo a não transformar a classificação para as oitavas de final da Libertadores em um desnecessário drama. Contudo, como eu ia dizendo, a mamata está no fim.

Vocês podem achar exagero, mas o jogo do próximo sábado, na minha opinião, é mais perigoso do que parece. A impressão que me passa é que os nossos jogadores estão "tirando o pé do acelerador" no Campeonato Brasileiro, até pelo aumento do número e da carga nos treinamentos.

Ocorre que o Cruzeiro é melhor do que os últimos adversários. Não é boa ideia medi-lo pelo tropeço de segunda-feira à noite contra o "chato" Cuiabá, que vem crescendo de produção - assisti ao jogo contra o Fluminense e o placar não traduziu o que aconteceu dentro de campo. 

Por outro lado, Pepa parece ser superior ao seu antecessor uruguaio e o time celeste conta com alguns bons valores, como o atacante Bruno Rodrigues e o meia/volante Wallisson Luiz, além do pontinha Wesley (ex-Palmeiras). Arrisco dizer que, se o Flamengo ceder espaços, assumirá riscos maiores do que contra Bahia e Corinthians.

O Fluminense dispensa comentários. Inclusive, é um jogo que, mesmo estando marcado para a quinta-feira 1/6, pode causar uma perigosa "desaceleração preventiva" já no próximo sábado (Cruzeiro), além de uma posterior "dosagem" contra o Vasco da Gama, na segunda-feira seguinte (5/6), até porque, três dias depois, também numa quinta-feira (8/6), o Flamengo voltará a enfrentar Racing, dessa vez no Maracanã, buscando quebrar o tabu de jamais ter vencido La Academia em partidas oficiais. Esse jogo, muito provavelmente, valerá o primeiro lugar do Grupo A da Libertadores/2023.

Portanto, apesar das evidentes limitações da equipe cruzmaltina, o calendário não ajudará em nada as pretensões rubro-negras de vitória, pois o jogo estará "encravado" entre a volta pelas finais da Copa do Brasil e a 5ª e penúltima Rodada da Fase de Grupos da Libertadores. E todos sabemos o quanto os "Três Patetas" se doam nos clássicos contra o Mais Querido.

Na sequência, o Mais Querido receberá o Grêmio no Maracanã. A passagem de Renato Portaluppi pelo Flamengo sequer completou dois anos e está na memória da Nação Rubro-Negra como ele agregou um eficiente contra-ataque ao time de Rogério Ceni. O sistema defensivo terá que estar ajustado, até porque não se brinca com Luizito Suárez, El Pistolero.

Após o Grêmio, haverá uma pausa para a Data Fifa (11 a 20/6), durante a qual, apesar das inevitáveis convocações que atingirão o elenco rubro-negro, o Careca terá uma oportunidade inédita em sua, até aqui, curta passagem pelo Mais Querido: dispor de 10 (dez) dias livres para treinar o elenco. Não é difícil adivinhar que ele arrancará o couro do elenco (gostamos).

Voltando o Campeonato Brasileiro, de cara o Flamengo viajará a Bragança Paulista para enfrentar o Massa Bruta, jogo sempre difícil, e receberá na sequência o Santos de Odair Hellmann, time que vem se caracterizando pelo sólido sistema defensivo e rapidez nos contra-ataques. É bom que, além da defesa, até lá o ataque esteja bem mais ajustado e desperdiçando menos oportunidades de gol.

Finalmente, encerrando a Fase de Grupos, o Mais Querido receberá o Aucas no Maracanã, dando a chance de desforra pela derrota pela 1ª Rodada, para em seguida encarar dois jogos com treinadores que desafiarão muito o Careca: primeiro, no Maracanã, o Fortaleza do seu compatriota Juan Pablo Vojvoda, e depois, no Allianz Parque, o Palmeiras de Abel Ferreira, atual campeão brasileiro. 

Entre esses dois jogos, será aberta a segunda janela de transferências internacionais. Será que os reforços já chegarão imediatamente?

***

Como vocês podem perceber, é hora do Careca pegar a visão e se ligar na difícil sequência que precederá a abertura da segunda janela de transferências internacionais. O sarrafo vai subir pelo melhor nível dos adversários. Como ressaltei mais acima, o nível de jogo do time também precisará se elevar, se o objetivo for subir na tabela (tomara que seja, né?).

Falta relativamente pouco para a Data Fifa, bem como para a própria abertura da janela e a chegada dos reforços, mas já deu para perceber que será um período crítico. Espero que o elenco já esteja melhor adaptado à carga de treinos, pois precisa muito de um mínimo de rodagem, ou, do contrário, os tropeços virão, e com eles, inevitavelmente, a instabilidade. 

Tenho enorme convicção na qualidade do Careca, bem como em resultados se ele desenvolver um trabalho a longo prazo, mas ao mesmo tempo acho que o time pode ter problemas em qualquer um desses próximos jogos.

É importante deixar o Flamengo vivo nas três competições antes dos reforços chegarem. 

***

O Ficha Técnica subirá as 19:00h.

A palavra está com vocês.

Bom die SRa tod@s.