segunda-feira, 8 de maio de 2023

O Porteiro da Zona (De Novo) e o Calendário até a Janela

 

Salve, Buteco! Infelizmente, não deu. Como todos reconheciam, a derrota na Arena da Baixada era o resultado mais provável, haja vista não apenas o retrospecto do Flamengo no estádio, mas o que vem sendo a temporada de 2023 do time.

Sampaoli mandou a campo uma formação com Matheus França mais adiantado, para jogar ao lado de Gabriel Barbosa. A grande surpresa, porém, ficou por conta da entrada de Erick Pulgar no lugar de Vidal, fazendo com que, à frente da dupla de volantes, os Evertons Ribeiro e Cebolinha compusessem a meia, abertos "cortando para dentro". Achei interessantes algumas inversões nos posicionamentos de Wesley e Everton Ribeiro pela direita, tentando aproveitar a característica mais aguda do lateral e a notória qualidade do Mago na construção.

Contudo, em que pese o Flamengo se postar melhor nos primeiros vinte e poucos minutos, Everton Ribeiro, contrastando com a excelente atuação de Cebolinha, errou praticamente tudo o que tentou, inclusive passes óbvios, de curta distância. Wesley já não parece ter bem desenvolvido o fundamento do domínio de bola, e com o defeito sendo acentuado pelo gramado sintético, nada de bom surgiu do setor direito.

Precisou então do Cebola fazer grande jogada individual da esquerda para o meio e sofrer o pênalti cometido por Fernandinho, para Gabriel Barbosa abrir o placar de pênalti, até porque, atualmente, o gol dificilmente acontece de outra maneira.

Talvez por essa dificuldade na construção pelo lado direito, e por jogar pouco pelo "melhor lado", com Ayrton Lucas e Cebolinha pela esquerda, o time começou a ficar menos com a bola. Matheus França sumiu do jogo e o Athletico começou a pressionar, especialmente roubando a bola na altura do meio campo e contra-atacando em velocidade.

Num desses lances, já com o time perdendo intensidade, Fernandinho roubou a bola de Cebolinha, pela esquerda, e lançou Vitor Roque, que penetrou em velocidade na grande área para concluir a gol. Santos, que parecia estar enxergando outro jogo, em uma realidade paralela, ficou desatento à movimentação do jovem atacante adversário, que se descolou sem maiores dificuldades da marcação de Fabrício Bruno. A bola foi inusitadamente parar no fundo das redes.

Tem sido comum esse time sentir gols adversários, mas com uma falha bisonha de um goleiro em má-fase tudo fica muito pior, principalmente em um Departamento de Futebol que menospreza a preparação psicológica no futebol profissional. 

O restante do primeiro tempo se resumiu ao Athletico pressionando o Flamengo.

***

Sampaoli mexeu no time durante o intervalo e trocou Everton Ribeiro por Arrascaeta, porém recuando Matheus França para a posição do Mago e adiantando o uruguaio para jogar ao lado de Gabriel Barbosa. A partir daí, o time voltou a dominar a partida e teve o seu melhor momento, até aqui, na temporada, nos critérios técnico e tático, especialmente após Victor Hugo entrar no lugar de Thiago Maia.

Pulgar (outra boa atuação), Victor Hugo, Matheus França, Cebolinha, Arrascaeta e Gabriel deixaram o jogo fluido e o Flamengo deu os primeiros sinais de vida em 2023, mostrando finalmente alguma qualidade de jogo. Chances de gol foram criadas, mas Cebolinha e Gabriel Barbosa desperdiçaram as mais importantes com finalizações a gol meramente protocolares - Cebolinha escolheu o canto errado e, em vez de bater no contrapé de Bento (excelente goleiro), facilitou-lhe a vida.

Já Gabriel, lento e incapaz de vencer uma disputa individual, recebeu uma bola talvez até um pouquinho mais à frente daquela da virada histórica em Lima (segundo gol), porém concluiu burocraticamente, quase no centro do gol, em vez de "tirar do goleiro", e assim consagrou o jovem arqueiro do Athletico Paranaense.

Mas a bola pune, como sempre alertou Muricy Ramalho. E de fato puniu. Foi só o time, para surpresa de zero torcedores, começar novamente a perder intensidade, que o gol da virada paranaense aconteceu. Cebolinha, talvez cansado, deixou aberta uma cratera no lado esquerdo da nossa defesa e não acompanhou o avanço de Khellven, que teve todo o tempo do mundo para cruzar rasteiro na pequena área rubro-negra.

Vitor Roque cometeu falta escandalosa em Santos, absurdamente não marcada por Raphael Claus. Afinal de contas, a pequena área não é do goleiro? Como não marcar falta em um lance tão contundente, na qual o centroavante o atinge quase letalmente?


Independentemente disso, Santos falhou novamente. Poderia ter interceptado a bola antes do choque, porém faltaram-lhe os reflexos do goleiro em grande fase, até porque a sua atual é péssima.

Após a virada paranaense, mais uma vez o time sentiu o golpe e nada criou para tentar buscar o empate, inclusive porque no lugar de Matheus França entrou o Marinho. O Cria pode até não ter feito uma grande partida, mas o seu substituto é um verdadeiro cemitério de ideias e boas jogadas.

***

Graças à derrota do adversário de quarta-feira para o Palmeiras, o Flamengo é apenas o "Porteiro da Zona" e não o seu mais novo frequentador. Todavia, um simples empate do Corinthians do "Pofexô" Vanderlei Luxemburgo, hoje à noite, com o Fortaleza em Itaquera empurrará o porteiro para a condição de cliente.

Há quase um ano, eu subia este post com o mesmo título, dando o devido crédito amigo Paulo Santos (@paulosantos60), o nosso estimado "Paulão".

Comparem aquela sequência de jogos com a que virá por aí:


Data

Adversário

Competição

Estádio


4ª Feira, 10/5,

20:00h

Goiás (c)

Campeonato Brasileiro5ª Rodada

Maracanã



Sábado, 13/5

Bahia (f)

Campeonato Brasileiro6ª Rodada

Fonte Nova


MDS 16-17/5

Fluminense (f)

Copa do Brasil

Maracanã


Domingo, 21/5,

16:00h

Corinthians (c)

Campeonato Brasileiro7ª Rodada

Maracanã


Quarta-feira 24/5



Ñublense (f)

Libertadores da América Fase de Grupos, 4ª Rodada

Municipal de Concepción

Sábado 27/5,

18:30h

Cruzeiro (f)

Campeonato Brasileiro8ª Rodada

Mineirão

MDS 30-31/5

Fluminense (c)

Copa do Brasil

Maracanã


Sábado, 3/6

Vasco da Gama (c)

Campeonato Brasileiro9ª Rodada

Maracanã


Quinta-Feira, 8/6,

21:00h

Racing (c)

Libertadores da América Fase de Grupos, 5ª Rodada

Maracanã



FDS 11/6

Grêmio (c)

Campeonato Brasileiro10ª Rodada

Maracanã


11 a 20/6 – DATA FIFA


FDS 21/6

Bragantino (f)

Campeonato Brasileiro11ª Rodada

Nabi Abi Chedid


MDS 24/6

Santos (c)

Campeonato Brasileiro12ª Rodada

Maracanã

Quinta-Feira, 8/6,

21:00h

Aucas (c)

Libertadores da América Fase de Grupos, 6ª Rodada

Maracanã



FDS 1-2/7

Fortaleza (c)

Campeonato Brasileiro13ª Rodada

Maracanã


3/7 – ABERTURA DA JANELA DE TRANSFERÊNCIAS INTERNACIONAIS

Assim como o Coritiba na 1ª Rodada, o Goiás é o adversário perfeito para o Flamengo fugir da Zona do Rebaixamento. 

Contudo, é fácil perceber, o caldo engrossará bastante até a parada da Data Fifa de 11 a 20 de junho, talvez a primeira oportunidade na qual Jorge Sampaoli terá tempo para treinar o time.

A questão é: o argentino durará até lá?

Vejam bem, não é questão do que eu ou você faríamos, pois nenhum de nós trabalha no Departamento de Futebol do Flamengo. Se eu comandasse o setor, podem ter certeza de que o Mister Jorge Jesus, ainda durante a paralisação da pandemia, em 2020, teria recebido proposta nos valores que desejava.

Se eu comandasse o futebol do Flamengo, não haveria parceria deletéria com nenhum empresário e os critérios de contratação seriam aprimorados, inclusive para treinador; o Centro de Excelência e Performance não teria sido irresponsavelmente desmontado e os jogadores não teriam férias padrão magistratura encurtando irresponsavelmente uma pré-temporada às vésperas de um Mundial FIFA.

Acredito que qualquer um de vocês também faria o mesmo.

Ocorre que o futebol do clube está nas mãos de um cidadão que vive arrogantemente escorado em títulos que o Flamengo conquistou graças ao trabalho de 2019 e apesar de sua continuidade na vice-presidência de futebol desde 2020.

As coincidências com a tabela que derrubou Paulo Sousa assustam, eis que a sequência parece ser até um pouco pior, com a classificação para as oitavas de final da Libertadores estando em jogo.

Que São Judas Tadeu nos proteja.


***

A palavra está com vocês.

Boa semana e SRN a tod@s.