quinta-feira, 13 de abril de 2023

O Sistema fraturado



Você pode ter alguma sorte, mas se seu sistema de vida é desorganizado, não racionalizado e unicamente intuitivo, a sorte não consegue lhe segurar por muito tempo. Tudo irá desabar. Então se você não cuida direito das finanças, de seu tempo, de seus relacionamentos, a previsão é que tudo irá desabar no seu entorno, que depois se lamentará aos céus pedindo intervenção divina. Ora, que culpa tem o ser divino se o estrago está dentro de você mesmo? Como pode lhe salvar se você mesmo é o próprio problema? 

O Futebol do Flamengo hoje, da forma como é pessimamente administrado pelo Landim e seu Quasimodo, Marcos Braz, é uma instituição falida. Contou com uma sorte extrema em 2019, quando com o dinheiro deixado pela administração anterior conseguiu contratar jogadores tecnicamente excelentes e todos deram certo simultaneamente, juntos com Jorge Jesus que veio ao Brasil atraído pelo Atlético MG e acabou no Flamengo. Uma conjunção de sorte e fortuna como talvez nunca se viu na história do clube, o tal que foi forjado em seu barco naufragar na primeira ida ao mar. 

Porém posturas amadoras e politiqueiras de clube de bairro, com Landim querendo de qualquer maneira remover qualquer oposição aliciando todo tipo de interesses em seu entorno e contando com Marcos Braz para pacificar as torcidas organizadas, ainda que profundamente incompetente como gestor, deram neste Flamengo forte financeiramente, graças a força de sua torcida e a competente gestão financeira, único setor realmente funcional no Flamengo, mas profundamente caótico e fraco na escolha de comissão técnica, reposição de jogadores e disciplina. 

Vimos na decisão contra o Fluminense um time cansado em campo. Gabigol em péssima forma física, perderia na corrida até para o Nenê. Jogadores desorientados, confusos e sem qualquer tipo de brio. O Flamengo deteriorado de Landim, Marcos Braz e mais uma turma de amadores piscineiros reunidos como um Conselhinho inútil de palpiteiros, para que Landim desfile seu comportamento de político barato, pois cada um deles é indicado de grupos políticos que o cercam, aprovam e adulam. 

Como isto pode dar certo? É até surpreendente estes títulos na era Landim. Ainda contando com a força de orçamento bilionário e com o elenco vindo das estrelas de 2019, pois visto as contratações posteriores verificou-se que tudo ali foi sorte. E a sorte tem esta questão de se confundir com competência. 

Agora vemos o Flamengo na situação vexatória de depender de um único técnico, Jorge Jesus, para a torcida voltar a ter confiança no elenco porque todas as demais escolhas do departamento de futebol, tirando Dorival e vai lá, Ceni,  foram vexatórias. Não há método, não há inteligência, só há gente no Flamengo que não sabe que fazer e fica chutando palpites baseados em suas próprias indigências mentais. 

Landim foi eleito baseado em um discurso que era um super executivo e muitos acreditaram que ele iria profissionalizar de forma eficiente o futebol. Não, Landim no Flamengo é apenas um político piscineiro, e o pouco que o futebol apresentava de avanço profissional ele conseguiu estragar com suas escolhas. Exxos, Double Pass, avanços fisiológicos e de processos, tudo jogado na latrina. E o pior de tudo em sua reeleição não apresentou um plano, um mísero projeto, o reelegeram com folga baseado nos títulos que ganhou devido a sorte de 2019. Agora fica o Flamengo nesta tristeza e abandono. Na espera da próxima "vítima" que irá receber uma multa milionária em sua demissão.