segunda-feira, 20 de março de 2023

Tic-Tac...


Salve, Buteco! Nossa torcida é muito grande, somos mais de 40  milhões, mas ouso afirmar que não seria fácil encontrar alguém que, como eu, tenha ressaltado tanto os aspectos conjunturais que atrapalharam o início do trabalho de Vítor Pereira no Flamengo - férias estendidas e pré-temporada inexistente, falta de reforços (prometidos) e mesmo as idiossincrasias do nosso mimado e estrelado elenco.

Pois bem. Feitas essas ressalvas, já passou da hora de cobrar do treinador um mínimo de organização tática. Refiro-me a posicionamento e movimentação coletivas dentro de campo; defender-se minimamente bem, inclusive nas bolas aéreas; construção de jogo que não se limite a ligação direta para o Pedro cabecear pelo alto.

Assim como no primeiro jogo (3x2, segunda-feira passada), o Vasco da Gama de Maurício Barbieri (não o Maurício Pochettino ou Pellegrino) quebrou constantemente as linhas do Flamengo e, no segundo tempo, exerceu pressão absurda sobre o time, que simplesmente não conseguia trocar três passes e ficar com a bola.

É bem verdade que Vítor Pereira teve apenas 4 dias para preparar a equipe e ainda sofreu com alguns desfalques, notadamente na lateral/ala direita. Ainda assim, a má atuação do Flamengo na partida de ontem passa por suas (más) escolhas, como Cebolinha na ala direita (!), Rodrigo Caio indo para a terceira partida seguida e David Luiz cobrindo na lateral esquerda os avanços de Ayrton Lucas.

O Flamengo foi uma baderna tática e o placar, definitivamente, não traduz o que foi o jogo. 

***

É injusto não destacar a atuação do Pedro, que marcou dois gols, e a boa entrada de Matheus França, além da boa atuação, no apoio, de Ayrton Lucas. O restante do time, contudo, deixou bastante a desejar na parte individual.

Repetindo-me, em relação ao post da semana passada, sou obrigado a novamente destacar que o 3-4-3 de Vítor Pereira sofre do mesmo problema do mesmo desenho tático dos tempos de Paulo Sousa - a carência de meias internos que executem a função "box-to-box". 

O mais apto, hoje, é Gérson, que, todavia, teve atuação abaixo da crítica no clássico de ontem. O Vidal de outros tempos seria perfeito, mas hoje é apenas um senhor de idade, beirando a senilidade (quase entregou a paçoca), e Thiago Maia está irreconhecível.

Treinadores de jogo de posição, especialmente os europeus, são conceituais e fiam-se em promessas de condição de trabalho que lhes foram prometidas. Essa observação não tem o condão e nem muito menos o propósito de absolver Vítor Pereira, mas apenas de constatar um fato: é pelo menos o segundo treinador europeu (português) e posicional que sofre com promessas de reforços descumpridas por parte da Diretoria.

Como dizia Albert Eistein:


Se não for insanidade (da Diretoria), é algo ainda pior, e não me refiro a incompetência.

***

Acredito que desde os tempos de Celso Barros e da Unimed o Fluminense não entra em campo contra o Flamengo com o status de favorito. Pois isso acontecerá novamente depois de tantos anos, com certeza mais de década, eis que o favoritismo tricolor, técnico e tático, é simplesmente indiscutível.

Sabemos que finais são imprevisíveis, ainda mais em clássicos de alta rivalidade, mas Vítor Pereira terá que operar uma transformação milagrosa do time para não passar vexame nesses dois Fla-Flus.

A situação é tão grave que começo a temer que, mesmo vindo o milagre, ele apenas adiará o inevitável: a queda do treinador assim que as três maiores (e simultâneas) competições do calendário se iniciarem.

Explico-me.

Na próxima segunda-feira, 27 de março, as 21:00h de Brasília, está prevista a realização do sorteio da Fase de Grupos da Copa Libertadores da América de 2023. 

É importante observar que a primeira rodada está prevista para a quarta-feira que intermediará os dois Fla-Flu's da final do Campeonato Carioca de 2023.

Eis a tabela:


Data

Adversário

Competição

Segunda-Feira, 27/3

Libertadores da América Sorteio Fase de Grupos


Domingo 2/4

Fluminense (f)

Estadual (Final 1)


MDS 5/4

Indefinido

Libertadores da América 1ª Rodada


Domingo 9/4

Fluminense (c)

Estadual (Final 2)


MDS 12/4

Indefinido

Copa do Brasil 3ª Fase, Jogo de Ida


FDS 16/4

Coritiba (c)

Campeonato Brasileiro 1ª Rodada


MDS 19/4

Indefinido

Libertadores da América 2ª Rodada


FDS 23/4

Internacional (f)

Campeonato Brasileiro 2ª Rodada


MDS 26/4

Indefinido

Copa do Brasil 3ª Fase, Jogo de Volta


FDS 29/4

Botafogo (c)

Campeonato Brasileiro 3ª Rodada


E daí por diante, a maratona só piorará.

Respondam-me sinceramente: vocês veem o Flamengo preparado para enfrentá-la?

***

Nem tudo foi ruim. Para além de algumas atuações individuais já destacadas, a torcida carregou o time da arquibancada com um uníssono grito de "Meeeeengooooooo", provocando uma transformação no time. Em seguida vieram o segundo e o terceiro gols.



A Magnética será simplesmente imprescindível nos dois Fla-Flus.

A palavra está com vocês.

Boa semana e SRN a tod@s.