terça-feira, 21 de março de 2023

Em Compasso de Espera II

 


Olá Buteco, bom dia!

Dada essa pausa até as finais do Carioca, não há muito o que fazer a não ser esperar e ver o que nos aguardam os próximos capítulos da novela "As desventuras de Vitor Pereira no futebol RubroNegro". 

Eu não vi o jogo direito no domingo, estávamos comemorando o aniversário do meu filho mais velho, aqui no play. A TV e os celulares estavam ligados na partida, mas eu mesmo não consegui acompanhar quase nada. Mas, ao menos, vencemos. Isso é sempre bom. Resta saber se ainda haverá condições do treinador reverter o cenário, de demissão próxima. 

Interessante é que eu lembrei de uma coluna que havia escrito, não me lembrava bem de quando era, cujo título era "Em Compasso de Espera". Aí fui resgatá-la e é incrível a semelhança com a época atual: havíamos acabado de ganhar o Fla x Flu do 1º turno do Brasileiro com Paulo Sousa e teríamos uma semana de descanso antes da próxima sequência pelo campeonato nacional. Acho que vale a pena resgatá-la: 

***

Olá Buteco, bom dia!

Enfim, vencemos um Fla x Flu, após bastante tempo. O jogo não foi o que esperávamos, vimos um Flamengo completamente pressionado nos 30 minutos finais e sem conseguir explorar os contra-ataques que este tipo de jogo possibilita.

Felizmente, a qualidade técnica do goleiro Hugo apareceu e ele garantiu os 3 valiosos pontos na tabela de classificação. Não é nada, mas é melhor que continuar lá embaixo.

Flamengo ganhando as coisas sempre se acalmam. Futebol é assim. Essa semana não há mais noticias sobre a demissão do treinador e assim será até a próxima derrota.

Particularmente, acho que o treinador Paulo Sousa flerta demais com o perigo. Há situações que parecem claras para todos, como a melhor dupla de zaga à disposição ser Rodrigo Caio e Pablo, mas o treinador segue escalando David Luiz, que vem decepcionando desde que chegou.

Aliás, essa questão de veteranos voltando do exterior é bastante complexa e o Flamengo está sempre envolvido em especulações desse tipo. Dizia-se que "Renato Augusto iria acertar o meio-campo do Flamengo", "William iria brincar no Corinthians", Taison no Inter ("muito acima da média dos que jogam aqui!") e outros menos badalados. Rafinha voltou, foi um monstro em 2019, saiu, voltou, foi rebaixado com Grêmio e agora está no São Paulo, também sem conseguir ser decisivo. 

Os nossos veteranos também não têm mais titularidade  garantida: Filipe Luís e Isla (camarada que jogou a carreira inteira na Europa) são apenas opções para os lugares de Ayrton Lucas e Matheuzinho. 

Lembro que no ano mágico de 2019, os veteranos eram a cereja do bolo, as maiores contratações foram de jogadores novos, Arrascaeta, Gabigol, Gerson e Bruno Henrique (tinha 28 quando veio). Sendo assim, não me anima em nada a contratação de mais um veterano, Vidal. Há jogadores com mais vitalidade à disposição, basta procurar direito.

Mas, enfim, não há o que fazer senão esperar. Uma semana de descanso e treinamentos, para uma sequência de 5 jogos pelo Brasileiro, domingo/quarta/domingo: Fortaleza, Bragantino, Inter, Cuiabá e Atlético MG. A ver se o time consegue melhorar.

Saudações RubroNegras!!!

***

No ano passado, o outro português não conseguiu melhorar e foi demitido após perder para Fortaleza e Bragantino. E agora?

Mais uma final a ser disputada, contra um arquirrival em momento iluminado. Se é verdade que eles são os favoritos, também sabemos que o Flamengo costuma se agigantar quando visto em inferioridade. Será suficiente para o título? 

Veremos em duas semanas. Até lá, vamos assistindo a outra novela, que é reprisada sempre que o Flamengo entra em crise: "As contratações bombásticas do Flamengo para o resto da temporada". 

Grande Abraço a todos e Saudações RubroNegras!!!