sábado, 4 de fevereiro de 2023

WAC ou Blue Waves?

 

Salve, Buteco! Hoje, as 11:30h (horário de Brasília), Wydad Casablanca e Al Hilal se enfrentarão pelas quartas-de-final do Mundial de Clubes FIFA/2022. O vencedor enfrentará o Mais Querido do Brasil (e do Mundo) pelas semifinais da competição.

Será que é prudente torcer para algum deles?



O WAC, como também é conhecido o Wydad Athletic Club, é o clube mais popular de Marrocos e o maior campeão do "Botola", como é chamado o Campeonato Marroquino. Possui 22 títulos contra 12 do arquirrival, o Raja Casablanca, que os brasileiros conhecem bem pelas participações nas edições de 2000 (no Brasil) e 2013 (risos), e do 12 também do AS Far, segundo maior rival. Já na Copa do Trono, a maior copa nacional do país, é o segundo maior campeão, com 9 títulos, contra 12 do AS Far, e 8 do Raja.

Na atualidade, é a maior força do futebol marroquino. Para que tenham uma ideia, desde 2017 divide os títulos da Champions League Africana com o Esperánce de Túnis (Tunísia) e o Al Ahly de Cairo (Egito).

O Wydad Casablanca entra como anfitrião, inobstante ser o atual campeão da Champions Africana. É que, como o Mundial/2023 é sediado em Marrocos, optou-se por convidar o vice-campeão continental, o Al Ahly, como representante da Federação Africana. A solução me parece engenhosa, por ser a que mais prestigia o critério técnico.

Contando com uma torcida fanática e mundialmente famosa pelas coreografias e força no apoio ao time das arquibancadas, o WAC tem, segundo o site Transfermarkt, um elenco avaliado em € 20,23 milhões.

Flamengo e WAC já se enfrentaram em Marrocos em 1985 em um amistoso internacional que terminou empatado por 2x2.


O Al Hilal ou "Blue Waves", como é apelidado na Arábia Saudita, já é conhecido pela Nação Rubro-Negra, por conta da semifinal do Mundial de Clubes/2019, vencida pelo Mais Querido do Brasil por 3x1, após os sauditas nos darem um susto abrindo o placar.

Trata-se do maior clube da Arábia Saudita, com o dobro de títulos do campeonato nacional - 18 x 9 x 8 contra, respectivamente, Al Nassr e Al Ittihad. É também o maior campeão da Copa da Coroa do Príncipe, com 13 títulos contra 8 do Al Ittihad, mas empata com o rival em 9 conquistas e perde para o Al Ahli (13 títulos) na Copa do Rei.

€ 39,63 milhões é o valor estimado no Transfermarkt para o elenco do Al Hilal, mostrando uma grande diferença, no papel, entre nossos dois potenciais adversários.

O Blue Waves também é o maior campeão da Champions League Asiática, tendo participado de 4 finais desde 2014, com dois títulos e dois vice-campeonatos. É o atual campeão.

***

Pessoalmente, acho que o fator campo e torcida pode igualar as forças entre o WAC e o Blue Waves. O exemplo de 2013, quando o Raja Casablanca destacou o Atlético Mineiro, está vivo na minha memória, e por isso mesmo não arrisco placar ou prognóstico.

E vocês? Arriscam palpite? Têm preferência entre os dois?

Bom sábado e SRN a tod@s.