quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

O preço que se paga


 

Para tudo na vida há um preço. Seja as suas ações ou as ações que você deixa de fazer. Flamengo um clube dito com "o melhor elenco do país quiçá do continente" está em frangalhos por causa destas ações e inações do seu ultra amador Departamento de Futebol, o tal que concede férias de 60 dias aos "meninos" porque não quer magoá-los. 

"Ah! Mas ele ganhou muita coisa! Seu ingrato!". Sim. Mas graças ao Financeiro que vem sendo conduzido de forma admirável no Flamengo desde 2013, diga-se. Talvez o único setor hoje no Flamengo realmente profissional e diferenciado. O que impede que mais loucuras sejam feitas por quaisquer outros setores do clube. 

O Flamengo hoje paga o preso a cegueira tática e técnica da galera amadora que escolhe comissão técnica. Não tem a vaga ideia do perfil do elenco que eles mesmos montaram, então escolhem técnico como se girassem a roda do bingo e lá saísse um nome. Para um elenco que tem hoje um perfil de jogo que tende a afunilar as jogadas de ataque, especialistas em movimentação e troca de posições,  escolheram justamente um técnico posicional de jogo aberto. Para um elenco sem velocidade de arranque, escolheram um  que faz marcação baixa a média pressão. O que explica a quantidade de gols dos adversários que estamos tomando ultimamente. 

Como já dito várias vezes, temos um inacreditável preparador de goleiros egresso do sub20 treinando Santos e afins. O que pode explicar sua total decadência técnica neste ano. Flamengo tem que ter os melhores profissionais, mas para quem controla o futebol profissional isto é o de menos. Tem que acomodar indicações, parceiros, sub20, sobras, etc. Como um clube bilionário se dá o luxo de seu futebol ser administrado pior que uma padaria de bairro?

Mas, claro. Ganhou títulos. Montou um elenco forte. Sim, por um milagre do destino em 2019 um grande elenco foi montado, graças as condições financeiras excepcionais deixadas para isto e a sorte de Jorge Jesus estar disponível. Mas é aquilo. É necessário que esta gestão deixasse um legado de profissionalização no futebol para que este regularmente funcionasse direito apesar dos políticos da vez no clube. Não será assim. Receio o que será o Flamengo pós-Landim com seus múltiplos acordos políticos com toda a turma que deixou o Flamengo terra arrasada com Patrícia Amorim. Eles todos estão lá sob o guarda-chuva do Landim, que, político profissional, conseguiu criar um clima sem oposição na Gávea. Mas ele irá sair em breve. Não tem mais reeleição para ele. Então tudo pode ocorrer. O mais provável é que volte a ser o que era antes. Esculhambação em todos os níveis, particularmente no futebol. Contratações escalafobéticas. Depois o dinheiro começa a faltar. Brigas internas e vexames. Trazendo "o Flamengo de volta". Deles.