segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Estreia Tranquila

 

Salve, Buteco! Se a estreia do Mais Querido do Brasil na temporada/2023 ocorreu quinta-feira passada, num adiantamento da 5ª Rodada do Campeonato Estadual, a estreia de Vítor Pereira e do time titular ocorreu ontem, sob os olhares de mais de 51 mil pessoas presentes no Maracanã. Nada mal para uma primeira rodada contra a modesta Portuguesa da Ilha do Governador.

Fazia muito calor no Rio de Janeiro e não faltavam relatos de torcedores, pelas redes sociais, dando conta de uma sensação térmica de mais de 40ºC. Dentro das quatro linhas, quando a bola rolou, pudemos ter uma noção inicial do que virá a ser o time de Vítor Pereira. A Portuguesa mal ultrapassava a linha média e o quarteto ofensivo se movimentava muito no ataque, assessorado ora por Thiago Maia, ora por Gérson, além do apoio dos laterais.

Foi possível ver "inversões" entre os posicionamentos táticos especialmente de Gabigol e Arrascaeta, muito embora o uruguaio, como de costume, tenha caído mais pela meia esquerda, de onde, de pé trocado (direito), fez vários lançamentos naquele "estilo Gabi", que o nosso novo camisa 10 tanto faz pelo setor oposto, com a sua canhota. Neste formato, Pedro é a referência e o jogador mais adiantado. O Queixada, aliás, voltou bem, parecendo leve e faceiro no comando do ataque.

Faltou intensidade ao time, o que é normal em um início de ano, quando, além da falta de ritmo, a forte carga de exercícios musculares característicos da pré-temporada cobra a sua fatura no início dos jogos, nos quais, por isso mesmo, a maior preocupação, ao lado da aquisição de ritmo de jogo e assimilação das filosofia tática e orientações do novo treinador, deve ser a cautela para evitar lesões, como provam as dores sentidas por Léo Pereira antes de entrar em campo.

No segundo tempo, as substituições trouxeram um novo desenho tático, no qual o Flamengo, sem a bola, marcava o adversário num 4-2-3-1, no qual Marinho (direita), Pulgar (centralizado) e Thiago Maia (esquerda) posicionavam-se logo à frente da linha de zaga, enquanto Arturo Vidal e Everton Cebolinha se postavam atrás de Gabigol, o mais adiantado do time nessa fase do jogo. O adversário, a rigor, não pedia essa mudança, que, por outro lado, foi importante dentro da ideia de fazer o elenco assimilar conceitos do nosso novo treinador português.

Foi uma boa estreia, dentro do que era pedido para o primeiro jogo do time titular neste 2023, que está tão-somente começando.

A missão agora é se preparar para a Supercopa do Brasil e para o Mundial de Clubes, com o seguinte calendário até abril:


Data

Adversário

Competição

4ª Feira, 18/1

Madureira (f)

Estadual (2ª Rodada)

Sábado, 21/1

Nova Iguaçu (c)

Estadual (3ª Rodada)

3ª Feira, 24/1

Bangu (f)

Estadual (4ª Rodada)

Sábado, 28/1

Palmeiras (n)

Supercopa do Brasil (Final)

4ª Feira,1/2

Boavista (c)

Estadual (6ª Rodada)

3ª Feira, 7/2

Al Hilal ou Wydad Casablanca (n ou f)

Mundial de Clubes (Semifinal)

Sábado, 11/2*

Real Madrid, Seattle Sounders ou Al Ahly  * Se passar da semifinal

Mundial de Clubes (Final)

4ª Feira,15/2

Volta Redonda (f)

Estadual (7ª Rodada)

Sábado, 18/2

Resende (f)

Estadual (8ª Rodada)

3ª Feira, 21/2

Independiente del Valle (f)

Recopa Sul-Americana (Final, 1º Jogo)

Sábado, 25/2

Botafogo (f)

Estadual (9ª Rodada)

3ª Feira, 28/2

Independiente del Valle (c)

Recopa Sul-Americana (Final, 2º Jogo)

Domingo 5/3

Vasco da Gama (c)

Estadual (10ª Rodada)

Domingo 12/3

Fluminense (n)

Estadual (11ª Rodada)

Domingo 19/3

Estadual (Semifinal)


2 ª Feira 20 a 3ª Feira 28/3

DATA FIFA

Domingo 2/4

Estadual (Final 1)

MDS 6/4

Libertadores da América

Fase de Grupos, 1ª Rodada

Domingo 9/4

Estadual (Final 2)

FDS 10/4

Campeonato Brasileiro – 1ª Rodada

As mudanças de desenho tático e experiências promovidas por Vítor Pereira mostram que, mais adiante na temporada, teremos muita variação no time do Flamengo. 

Até a Recopa Sul-Americana, porém, acredito que a prioridade estará em uma formação para as disputas dos três torneios desse início de ano - Supercopa, Mundial e a própria Recopa.

É muito bom ter o Flamengo de volta.

A palavra está com vocês.

Boa semana e SRN a tod@s.