segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Treinador: o Timing do Flamengo e o da CBF

 

Salve, Buteco! Naturalmente, a Copa do Mundo de 2022 vem ocupando lugar central na atenção do mundo esportivo, especialmente o do futebol, até porque, ao que tudo indica, o mercado de transferências só começará a se aquecer após o evento. Por enquanto, no cenário nacional, apenas a definição dos treinadores de alguns dos grandes clubes brasileiros vem se mostrando relevante.

No ponto, o Mais Querido vive um momento de indefinição. Dorival Júnior vem sendo especulado como sucessor de Tite na Seleção Brasileira; entretanto, como também é natural, a CBF não se ocupará do tema antes do final da participação do Brasil na Copa do Mundo. Mas como fica o Flamengo? Corre o risco de ficar sem treinador? 

Tudo indica que Dorival renovará seu contrato com o clube. Há vontade de ambas as partes, assim como consenso entre valores e tempo de duração do novo vínculo. A questão me parece ser um futuro convite da CBF para dirigir a Seleção Brasileira, pois o timing da entidade não é o mesmo do Flamengo.

Analisando o Calendário do Futebol Brasileiro/2023, divulgado pela CBF em seu site na quarta-feira, 21 de setembro passado, é possível prever, em princípio, a seguinte sequência de eventos para o Mais Querido, em nível de participação ou influência:

MÊS

COMPETIÇÕES

Janeiro

Final da Pré-Temporada14 (sábado)

Campeonato Estaduala 5ª datas

Supercopa do Brasil (Jogo Único)28 (sábado)

Fevereiro

Campeonato Estadual6ª a 12ª datas

Mundial de Clubes FIFA 1 a 12

Recopa Sul-Americana15 e 18 ou 22* (remarcação do jogo de ida, 10/1, por conta do Mundial)

Março

Campeonato Estadual12ª a 14ª datas

Data FIFA20 a 28

Abril

Campeonato Estadual15ª e 16ª datas

Libertadores da AméricaFase de Grupos, 1ª e 2ª Rodadas

Campeonato Brasileiro1ª a Rodadas

Copa do Brasil3ª Fase, Ida

É fácil perceber o dilema. Treinador bom não fica desempregado e quem dorme no ponto só pode escolher as piores opções. A título de exemplo, só neste último final de semana, no sábado, o Atlético/MG anunciou a contratação do ótimo treinador argentino Eduardo "Cacho" Coudet, que bem poderia ser um satisfatório sucessor de Dorival. 

Já o Corinthians anunciou ontem, pouco antes da abertura da Copa do Mundo, o estreante Fernando Lázaro, movimento que me faz desconfiar se não é apenas um mero tampão para outro treinador, talvez Tite, que, nesta hipótese, sequer ficaria de fato desempregado. 

Imaginando o cenário de um eventual convite da CBF para Dorival, e conhecendo nossos dirigentes, não seria absurdo especular sobre um acordo para que continuasse no Flamengo até o Mundial de Clubes da FIFA ou mesmo a Recopa Sul-Americana, já que a Seleção Brasileira, depois da Copa do Mundo, não jogará antes de 20 de março, mais de um mês depois, portanto.

Nesse cenário, a eventual troca de treinador ocorreria depois pouco antes das semifinais do Campeonato Estadual (com provável presença rubro-negra), ainda em fevereiro.

Por outro lado, acaso não seja possível o acerto com a CBF, quando será que a troca de treinador ocorreria? Antes do início da pré-temporada? Como ficaria o planejamento?

Na hipótese de saída de Dorival, confesso que não sei qual dos cenários me preocupa mais, porém arrisco dizer que prefiro o segundo, com uma definição o mais cedo possível. O problema é que o tempo passa e o mercado de treinadores não segue a lógica da Diretoria rubro-negra.

O timing do Flamengo, definitivamente, não é o mesmo da CBF.

A palavra está com vocês.

Boa semana e SRN a tod@s.