quinta-feira, 24 de novembro de 2022

A Copa do Mundo é deles



Sim, somos brasileiros. Mas antes de tudo torcedores do Flamengo. Agora vendo o festival esportivo da corrupta FIFA no Qatar onde agendas progressistas do Ocidente são jogadas na lata do lixo por questões "culturais" e todos aceitam e tapam a boca. Seleções europeias muito bem treinadas e cooptando estrangeiros para formar times decentes. O colonialismo impera forte. 

Flamengo enquanto isto aguarda. Já sob o fim da era dos Diegos, a era semiprofissional com Braz ainda parece longe de reforçar o elenco. Conversa com Gerson, pode perder David Luiz, e o elenco envelhecido do Flamengo seguirá se arrastando em 2023, possivelmente com o previsível Dorival, se a CBF não nos fazer o favor de chamá-lo para substituir o paneleiro do Tite. 

Se perdermos Dorival teremos o dilema, pior que está pode ficar, porque Flamengo não tem gente competente para escolha de comissão técnica. Até hoje sequer tem um treinador de goleiros competente e reconhecido. Não fazem o básico dos básicos. "Ah! Mas ganhou Libertadores, ganhou Copa do Brasil, seu mal-agradecido." Sim. Mas imagine se o clube do Flamengo tivesse uma gestão de futebol à altura de seu orçamento? E pode conseguir? Pode. Se Landim largar mão de seu jeito paternalista politiqueiro de condução do clube. E irá largar? Não. Os outros concorrentes irão largar na eleição futura? Também não. Então vida que segue. Flamengo perdeu o bonde do profissionalismo com Landim e é um caminho sem retorno. É daí para pior. Os velhos ciclos se reiniciam sempre. O mundo invariavelmente é uma parábola de si mesmo.

E como ficamos? Vamos torcer para este time da CBF, em que jogadores indicados por empresários e dirigentes são escalados? Possivelmente. Porque somos emocionados mesmo. A regra do jogo é esta. O mundo é feito de mel e fel. Em um ar muito puro todos nós morreríamos. Vivemos, particularmente no Brasil, em uma sociedade voltada a esquemas cinzas, pessoas sombrias em toda parte querendo tirar o deles, em âmbito privado e público. A FIFA e CBF fazem parte desta mesma "escumalha" podre. E la nave va.