terça-feira, 18 de outubro de 2022

As Campanhas do Tri

Olá Buteco, bom dia!

Semana de mobilização total para o Tetra da Copa do Brasil. No post de hoje, lembraremos as campanhas vitoriosas de 1990, 2006 e 2013. 

É muito bacana revisar esses vídeos, sempre me surpreendo com a rica História do Clube de Regatas do Flamengo. Nesse vídeo da primeira conquista, veremos um Leonardo artilheiro, mantendo a tradição de grandes laterais ofensivos do Flamengo, um Gaúcho acelerado, já dando mostra do que viria pela frente até a conquista do Brasileiro 92, um Renato ídolo, além de Bobô e Djalminha marcando também.  


No próximo vídeo, uma reportagem de uma TV goiana, sobre a finalíssima. No confronto Zé Carlos x Túlio, melhor para o histórico goleiro RubroNegro. Flamengo Campeão!!!


Ao rever a campanha do Bi, outra grata surpresa foi relembrar Ronaldo Angelim, recém-chegado ao clube e autor de dois gols nessa trajetória. Duas pérolas: "El Tigre" Ramirez marcando um de seus poucos gols pelo clube e um drible sensacional de Vinícius Pacheco para gol de Jônatas (!!!) na goleada de 4x1 sobre o Atlético MG nas quartas de finais. Outro detalhe: Luizão foi um centroavante muito bom!!!

Ainda, destaques para a fase esplendorosa de Renato Abreu, para um Obina decisivo nas finais e, como de hábito, para a fortíssima tradição de laterais-artilheiros do RubroNegro, com Marcelinho (lateral da base, 18 anos à época, que substituía Leo Moura) fazendo um importante gol contra o Ipatinga na semifinal e o gol do título de Juan, que surge de um rebote do chute do outro lateral! Flamengo Bicampeão!


No ano do Tri, começamos com um golaço de Rafinha (promessa que veio do CFZ) contra o Remo no jogo de ida e uma inusitada ação de marketing que vestiu Gabriel Jamal com a camisa 208, fazendo alusão ao automóvel da Peugeot, no jogo da volta. Na segunda fase, duas traulitadas do Renato Abreu para a virada contra o Campinense no jogo de ida. 

O que mais nos chama à lembrança, nessa campanha de 2013, é o confronto contra o fortíssimo time Cruzeiro. Ali começou a surgir à química que nos daria essa taça. Há uma similaridade incrível desse confronto histórico contra o Cruzeiro em 2013, com as oitavas-de-finais desse ano. Adversário martelou o Flamengo no jogo de ida, abriu 2x0, poderia ter feito o 3º, mas um gol salvador de Carlos Eduardo, em 2013, e de Lázaro, este ano, nos trouxeram de volta às disputas, que seriam revertidas no Maracanã. 

Interessante é que na minha memória afetiva dessa competição só tinha guardado o caminho Cruzeiro - Botafogo - Atlético PR. Mas falta um adversário aí, nas semifinais. Vocês lembram qual foi?

Ano de Luís Antônio, Elias e Hernane, de um Flamengo emblemático, no primeiro ano de sua reconstrução. Um time humilde, também representado pelas assistências de Paulinho e pelo gol de Amaral no primeiro jogo da final, mas que conseguiu se conectar com sua Torcida e trouxe o caneco na Raça. Flamengo Tricampeão!!!


Que o Flamengo possa comungar Time e Torcida novamente, amanhã. Quando isso acontece, esquece...

Que venha o Tetra!!!

Saudações RubroNegras!!!