terça-feira, 13 de setembro de 2022

Checkpoint Brasileirão

Olá Buteco, bom dia!

Com os últimos dois empates pelo Campeonato Brasileiro, as chances do nono título nacional diminuíram ainda mais e praticamente se resumem a vencer todos os 12 jogos restantes, o que nos levaria a 81 pontos. 

Antes da pandemia, a tendência para o campeonato brasileiro era ver seus futuros campeões cada vez mais descolados dos demais, porque a diferença de receitas e, consequentemente, do investimento nos elencos dos times de ponta tendia a aumentar cada vez mais. Foi nesse cenário que recalculamos o checkpoint para 11 pontos a cada bloco de 5 jogos, de forma a termos 77 ao final da Rodada 35, com pontuação máxima de 86, suficiente para o título.

Em 2020, com o cenário completamente caótico da pandemia, o campeonato embolou para menos e conseguimos ser campeões com 71 pontos, a menor pontuação desde 2011. No entanto, ano passado fizemos os mesmos 71 pontos e ficamos a incríveis 13 pontos do campeão. 

Percebo em algumas análises, especialmente no início da disputa, o raciocínio de que "esse ano, o campeonato será de pontuação baixa, por conta do calendário". Entretanto, acredito que o planeamento do Flamengo não pode se basear nesse tipo de raciocínio, mas sim no que os dados históricos vem apresentando... Se não chegarmos a 80 pontos, provavelmente veremos outros times levantar os canecos, todos os anos, daqui para frente.

Isto nos remete ao gigantesco atraso que o trabalho de Paulo Sousa nos deixou, nessa temporada. Obviamente, estamos todos chateados com os dois últimos resultados no Brasileirão, mas olhem as tabelas abaixo e percebam o tamanho do buraco em que estávamos ao final da 10ª rodada!



Com apenas 10 rodadas, já estávamos a 10 pontos do checkpoint (tínhamos 12, quando deveríamos ter 22) e a 7 do líder. Nos 15 jogos seguintes, já com Dorival, fizemos 32 pontos, apenas 1 abaixo do estipulado no checkpoint, isso porque as derrotas para Inter e Atlético ainda podem ser colocadas na conta da ambientação do treinador com o elenco. 

O grande problema do treinador era sair do buraco deixado pelo seu antecessor. Convenhamos, a tarefa era hercúlea porque, além de se recuperar no campeonato nacional, havia (e, felizmente, ainda há) duas copas a vencer. Mas, claro, as coisas no Flamengo sempre serão titânicas, inclusive os desafios e cobranças. Entender essa dinâmica é fundamental para qualquer um que queira ter sucesso no clube.

Particularmente, estou no modo "deixa a vida me levar" no brasileirão. Libertadores agora é só um jogo, Copa do Brasil só mais 3 (passaremos amanhã!). Então, veremos um time mais encorpado no nacional também. Podemos ganhar os 12 jogos? Não serei eu a falar que não. É jogo a jogo, domingo já tem um confronto complicado com o bom time do Fluminense, no que pode vir a ser uma prévia da final da Copa do Brasil. Depois, teremos em sequência Fortaleza lá, Bragantino e Inter no Rio. Todos bons desafios que serão ótimos também como preparação do time para a final continental     

Vencer a Libertadores é prioridade máxima esse ano. 

Saudações RubroNegras!!!