sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Alfarrábios do Melo

E dá a lógica.

Confirmando todos os prognósticos, o título da Taça Guanabara de 1984 será decidido entre o Flamengo de Zagalo, que mesmo sem Zico e Júnior ainda ostenta um dos melhores planteis do país (Fillol, Leandro, Mozer, Andrade, Adílio, Tita, Nunes e outros, como os jovens Bebeto e Jorginho) e o Fluminense de Assis, Washington, Romerito, Branco e um conjunto muito forte, que vem da recente conquista do Brasileiro. É bem verdade que o tricolor, ao tropeçar contra Vasco (0-0) e Volta Redonda (1-1), permite a aproximação de um rubro-negro embalado por cinco vitórias seguidas e aparentemente em melhor momento. Mas também é certo que, com ambos empatados com 17 pontos e sem qualquer vantagem (o empate força um jogo extra), será uma final em que qualquer detalhe poderá ser decisivo. Será necessário muito foco, muita concentração.

Mas esse título começa a ser definido na segunda-feira.

No dia seguinte ao empate no Raulino de Oliveira, o Fluminense aproveita a folga do elenco para cumprir uma programação um tanto inusitada. Forma-se uma comitiva com Presidente, Diretores, membros da Comissão Técnica, o treinador Luiz Henrique e os jogadores Washington, Branco, Aldo, Jandir, Tato, Paulo Victor e Duílio, que vai a Brasília visitar o Presidente da República João Figueiredo, notório tricolor, com o intuito de entregar-lhe uma faixa do título brasileiro recentemente conquistado. Mesmo sendo de pertinência questionável numa semana de decisão de título, é o tipo de evento que potencialmente seria pouco mais que protocolar, provavelmente esquecido em poucas horas.

Mas o verdadeiro objetivo da viagem não é apenas cumprir uma formalidade.

Após se despedir de Figueiredo, o grupo se dirige a um hotel de alto padrão, onde funciona o comitê de campanha do candidato à Presidência da República Paulo Maluf, ex-governador de São Paulo, e apoiado pelo Governo Federal, visando às eleições que ocorrerão no início do ano seguinte. A ideia é “dar um abraço” no candidato e manifestar publicamente o apoio pessoal de membros do clube, incluindo jogadores, que entendem ser Maluf o “melhor candidato para apoio ao esporte”.

Ocorre que Maluf, o candidato governista, galvaniza índices de impopularidade e rejeição popular com poucos precedentes na história política do país. A crise econômica, o desgaste de um regime que já dura vinte anos, a derrota da emenda das Diretas Já, entre outros fatores, produzem uma espécie de “tempestade perfeita” para Maluf, que não consegue fazer sua candidatura lograr receptividade entre os ditos “formadores de opinião”. Como resultado, cria-se o termo “malufar”, que se refere ao ato de apoiar sua candidatura, mas com conotação fortemente negativa.

Paulo Victor, Duílio e Tato percebem a armadilha e se recusam a entrar no hotel. Mas o restante da delegação conversa animadamente, posa para fotos e entrega uma camisa do clube a um sorridente Maluf, que arrisca prever uma vitória tricolor por 2-1 no clássico, num clima extremamente cordial e descontraído.

A repercussão é desastrosa.

No dia seguinte ao convescote, a normalmente pacata sala da telefonista das Laranjeiras vira um inferno. O aparelho não para de estrilar impropérios, xingamentos, ofensas e diatribes contra a “malufada” tricolor. O elenco passa o dia dando explicações, tentando contornar o incandescente clima criado com a visita a um candidato que não desfruta da preferência da torcida e nem mesmo de boa parte do plantel. Com efeito, jogadores como Assis e, principalmente, Delei, demonstram incômodo com a iniciativa: “penso ser um erro o clube adotar uma posição unilateral que não corresponde ao posicionamento de quem aqui trabalha, como eu e vários colegas, que simpatizamos mais com o outro candidato, só para dar um exemplo”, frisa o camisa 8.

Aos poucos, vai se formando um racha.

O Presidente tricolor, ciente do estrago, tenta acalmar as coisas, solta uma nota oficial, e, brigando com a realidade, pontua que a iniciativa não é institucional, que reflete apenas posições pessoais, e sai responsabilizando a imprensa, por anabolizar a repercussão da coisa, e mesmo o Flamengo, que teria “fabricado” de forma conveniente um “escândalo”, sem explicar como o rubro-negro poderia ter “arquitetado” um encontro entre a dirigentes/atletas tricolores e o Governo Federal.

Para complicar, pipoca uma insatisfação no vestiário do Fluminense, com jogadores incomodados com a Diretoria do Futebol, que, numa tentativa de mudar o foco da discussão, divulgou o valor da premiação a ser paga em caso de conquista do título. Mas isso irrita os atletas, normalmente consultados antes da definição dos valores. E, coincidentemente ou não, os líderes do levante são justamente os mais indignados com a visita a Maluf.

Jogadores como Romerito e Assis, e o treinador Luiz Henrique tentam enfaticamente mudar o foco para o Fla-Flu de domingo. Mas as Laranjeiras já estão irremediavelmente em frangalhos.

Enquanto o Fluminense ferve em suas questões políticas, o Flamengo se prepara. Zagalo, enfim, consegue formar um conjunto sólido, competitivo e praticando o tradicional futebol vistoso tão caro à Gávea. O que não impede que o rubro-negro exiba a melhor defesa da competição, com 5 gols sofridos em 10 jogos. O definitivo deslocamento de Leandro para a zaga (onde faz uma exuberante dupla com Mozer), a ida de Adílio para a ponta-esquerda, possibilitando a montagem de um meio-campo mais vigoroso (onde Andrade e o jovem Helder “trancam a chave” da intermediária) e a efetivação de Nunes no comando do ataque, acabando com a angustiante indefinição do antecessor Claudio Garcia, incapaz de se decidir entre o “João Danado” e Edmar, fazem o Flamengo crescer de produção. A ordem é esquecer o recente trauma da eliminação da Libertadores e partir com fome para o Estadual. Começando pela Taça Guanabara.

A preparação para o Fla-Flu atinge tal nível de sofisticação que, desde as rodadas iniciais, são produzidos slides com fotos, de jornais ou tiradas em estádio por olheiros, contendo o posicionamento dos jogadores do Fluminense em diferentes situações de jogo. O clube adquire um equipamento especial importado, que é capaz de ampliar as imagens, como naqueles filmes de investigação policial, restringindo-as à área específica a ser estudada. O Flamengo sabe que o título será decidido contra o tricolor. E quer o tricolor.

Sobre o imbróglio do adversário com Maluf, a Diretoria proíbe que os jogadores flamengos se manifestem. Também se evita colocar o Flamengo no centro da polêmica, mas o Presidente rubro-negro não resiste à tentação de fustigar o rival, comunicando que sua intenção é, “no momento oportuno”, fazer chegar ao candidato Tancredo Neves, ex-governador de Minas Gerais, favorito e preferido pela opinião pública, uma camisa do Flamengo assinada por quem assim o desejar. Tancredo agradece, fala em uma vitória rubro-negra por 3-1 e, pelo lado da Gávea, não se menciona mais o assunto.

Aos poucos, enfim o tema Maluf parece estar ao menos administrado no Fluminense. Excetuando-se alguns incidentes como os muros das Laranjeiras pichados com palavras de ordem contra o candidato, ou um e outro impropério dirigido por transeuntes ao ônibus que transporta os jogadores, a coisa parece enfim esfriar. Membros da comissão técnica falam em “exercício pleno da democracia” e os jogadores parecem finalmente começar a responder questões sobre o jogão de dali a poucos dias.

Por pouco tempo.

O goleiro Paulo Victor, que num primeiro momento havia se recusado a fazer parte da visita a Maluf, muda de ideia e pede para ser liberado da concentração na antevéspera do Fla-Flu, alegando “problemas pessoais”. Mas vai a um estúdio de TV onde Maluf está participando de um programa de entrevistas e faz questão de manifestar apoio ao candidato, tirando fotos e mais fotos, e emenda, sem temor de parecer incoerente: "não podemos misturar política com futebol". O movimento, que soterra definitivamente qualquer tentativa de apregoar "neutralidade institucional", enfurece a Diretoria e boa parte do elenco.

Esfacelado pelos problemas internos, o Fluminense tenta produzir um derradeiro factoide. E conta com um reforço de peso. O tricolor João Havelange, Presidente da FIFA, lança a ideia de colocar Zagalo de novo como treinador da seleção. Esperto e manhoso, Zagalo não morde a isca. “Claro que quero voltar, mas para isso preciso ganhar títulos. Começando por domingo. Então, estou concentrado apenas nisso agora. Por falar nisso, peço desculpas mas não tenho mais nada a falar. Vou para casa ver um vídeotape do Fluminense.”

Zagalo não está sendo retórico. Na semana do clássico, o Velho Lobo deixa a tradicional irreverência e loquacidade de lado e adota tom soturno, introspectivo, com a imprensa. Nos treinamentos, demonstra especial atenção a detalhes aparentemente insignificantes. Treina exaustivamente o sistema defensivo contra a famosa bola aérea, arma adversária que tem se mostrado letal há dois anos. Um frequentador assíduo da Gávea confessa estar impressionado com o nível de mobilização do Flamengo para essa final: “nunca vi o pessoal tão concentrado”.

O Fluminense luta contra seus fantasmas. E o Flamengo lutará contra o Fluminense.

* * *

Pouco mais de 19 horas. O placar do Maracanã exibe letras cintilantes, luminosas, que ofuscam, especialmente diante da noite que cai escura, densa. Está lá, Flamengo 1, Fluminense 0. Ao lado, num diagrama tão vistoso quanto o permitido pelas limitações do equipamento, a expressão “Flamengo Campeão Taça GB”. Sim, o Flamengo é o campeão da Taça Guanabara de 1984.

E, ao longo das duas horas que antecedem a exibição da homenagem, o Flamengo realiza aquela que provavelmente é sua melhor atuação sob o comando de Zagalo. Demonstrando uma aplicação tática e uma fome que impressionam os 100 mil que pagaram ingresso, os comandados do Velho Lobo formam uma verdadeira parede que bloqueia todas as ações tricolores no meio-campo. Os notórios contragolpes do Fluminense simplesmente não existem, bloqueados por um cerco quase militar imposto pelos da Gávea. Ao contrário, é o tricolor que sofre com as estocadas fulminantes de um time que, bem ao gosto das tradições flamengas, mescla a categoria e a classe de jogadores consagrados com o fogo e a intensidade de jovens talentos. A rigor, o placar de 1-0 soa tímido, esquálido, famélico até, diante da superioridade de um Flamengo que estampou por duas vezes o travessão do arqueiro tricolor e o transformou na melhor figura da equipe que acaba de ser derrotada.

O gol que dá o título ao rubro-negro é uma espécie de resumo ilustrativo da diferença de postura entre as duas equipes. Adílio e Aldo disputam bola no lado esquerdo do ataque flamengo. Trombam. Adílio leva a pior e vai ao chão, mas José Roberto Wright manda seguir o lance. A sobra fica com o zagueiro Duílio, que se confunde e, alegando ter ouvido um apito, apanha a bola com as mãos. Agora sim, a infração é marcada. Mão. Na cobrança do “minicórner”, Adílio fulmina de cabeça para as redes de Paulo Victor. Ironicamente, o clássico é decidido num lance de bola parada. Mas a favor do Flamengo.

Enfim aliviado, Zagalo dá vazão ao seu temperamento emotivo e chora. Chora com a festa sensacional da gente flamenga no estádio, chora com o choro de Bebeto, chora com a comemoração esfuziante de vários jogadores que já ganharam tudo e estão ali, pulando como crianças. Mas, mesmo com o rosto encharcado em lágrimas, o Lobo se permite, ao relancear o lado direito das arquibancadas já praticamente vazio, lembrar que jogo vai, jogo vem, e no fundo as coisas parece que funcionam do mesmo jeito desde que alguém resolveu chutar uma bola por aí.

Pois é aquilo. As taças sempre sorriem para quem mais as merece.