sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Você, Dorival: Quem Escalaria?

 

Salve, Buteco! Seguindo uma ideia do Rocco, este post é interativo. Estamos há pouco mais de um mês da próxima "Data Fifa". O calendário não é moleza, porém arrisco reafirmar que, levando em consideração os adversários dos finais de semana, pelo Campeonato Brasileiro, a pior parte está por terminar após o confronto contra o São Paulo, na próxima quarta-feira, no Maracanã. 

Por pior parte quero me referir a sequências como São Paulo (c), Palmeiras (c) e Athletico/PR (f) [17 a 23/4]; os dois jogos contra o Atlético/MG no Mineirão (19 e 22/6); Tolima (c), Corinthians (f) e Atlético/MG (c) [6 a 13/7], e a atual e presente, a pior de todas: Corinthians (f), São Paulo (f), Corinthians (c), Athletico/PR (c), Athletico/PR (c), Palmeiras (f) e São Paulo (f) [2 a 24/8]. 

Depois da Data Fifa, e a depender do desempenho das copas, outra análise poderá ser feita nesse sentido, mas acho difícil superar a atual, por sua extensão.

Eis os jogos até a Data Fifa:


Data

Adversário

Competição

Estádio





Domingo 21/8, 16:00h

Palmeiras (f)

Campeonato Brasileiro – 23ª Rodada


Allianz Arena

4ª Feira 24/8, 21:30h

São Paulo

Copa do Brasil – Semifinal (Ida)


Morumbi

Domingo 28/8, 18:00h


Botafogo (f)

Campeonato Brasileiro – 24ª Rodada

Nílton Santos



4ª Feira 31/8, 21:30h


Vélez Sarsfield (f)

Libertadores da América – Semifinal, ida (f)


José Amaflitani

Domingo 4/9, 11:00h

Ceará (c)

Campeonato Brasileiro – 25ª Rodada

Maracanã



4ª Feira 7/9, 21:30h

Vélez Sarsfield (c)

Libertadores da América – Semifinal, volt(c)

Maracanã



Domingo 11/9, 19:00h

Goiás (f)

Campeonato Brasileiro – 26ª Rodada

Serra Dourada ou Serrinha


4ª Feira 14/9, 21:30h

São Paulo

Copa do Brasil – Semifinal (Volta)

Maracanã



Domingo 18/9, 16:00h

Fluminens(f)

Campeonato Brasileiro – 27ª Rodada

Maracanã


DATA FIFA (22 a 27/9)

Nos dois últimos jogos do Campeonato Brasileiro, contra São Paulo (Morumbi) e Athletico/PR (Maracanã), o time reserva deu conta com sobras, conquistando seis pontos e apresentando 100% de aproveitamento. Ocorre que o próximo adversário é ninguém menos do que o líder Palmeiras, no Allianz Arena. O jogo é, literalmente, daquele tipo de "seis pontos" e tem o peso de quase decidir antecipadamente o campeonato, a depender do resultado.

Explico: se o Palmeiras vencer, abrirá 12 (doze) pontos do Flamengo e será tarefa praticamente impossível alcançá-lo; se houver empate, a situação permanece a mesma e as chances do líder ser alcançado e superado serão apenas um pouco menos remotas do que se vencer; mas se o Flamengo vencer, diminuirá a distância para 6 (seis) pontos e não são poucos os que avaliam que, em contraste com a tabela do primeiro turno, a do returno é favorável ao Mais Querido e madrasta com o Palestra.

Dentro dessa complexa conjuntura, há ainda o fator desgaste. Em uma entrevista pós-jogo, explicando as razões pelas quais promove o rodízio de peças no elenco, Dorival Júnior afirmou, com razão, que se o Flamengo perder algum jogador agora, poderá comprometer a temporada, haja vista o pouco tempo de recuperação até a fase final e mais decisiva, que está bastante próxima, se é que já não chegou.

Então, você, Dorival Júnior do Buteco, tem a tarefa de escalar o time para o jogo contra o Palmeiras. Mande a sua escalação nos comentários e amanhã publicaremos em um novo post a escalação com os mais votados para cada posição.

A palavra está com vocês.

Boa sexta-feira a tod@s.