quinta-feira, 7 de julho de 2022

Flamengo 7 a 1 Tolima. Noite de Gala.

Foto: Paula Reis/Flamengo

No campo trucidado do Maracanã por políticas populistas invariavelmente burras e destrutivas, porém, paradoxalmente, populares porque contam com a ignorância e inaptidão da população a raciocínios lógicos primários, o Flamengo deu um show ontem contra o fraco Tolima. 

Tolima chegou no Rio como um "bicho-papão" em jogos contra. Conseguiu inclusive ganhar do Atlético MG em Minas. Porém, não vimos este nível de adversário aqui. Diria que parecia estranhamente ter recebido uma "clínica" do Paulo Sousa tal a fragilidade. Eles simplesmente não marcavam ninguém no meio. A bola podia girar à vontade. É um adversário dos sonhos. 

E nesta de girar à vontade a linha ofensiva do Flamengo brilhou. Everton Ribeiro, Arrascaeta, Gabigol e Pedro. Este também iluminado. O dono do jogo. Provando que tanto tempo que passou no banco, sem sequência de jogo, foi um crime de lesa-pátria dos fraquíssimos técnicos que passaram pelo Flamengo. Não que Dorival seja uma sumidade. Não é. Mas resgatou um jogo mais simples. Pressão na saída de bola do adversário e passes rápidos para chegar ao ataque.

E o Flamengo não foi só ataque. A defesa do Flamengo teve uma atuação incrível de David Luiz e mesmo Rodinei. Apesar que Rodinei só joga bem assim, sem alguém pressionando ou cruzando bolas para seu lado. João Gomes e Thiago Maia atuação segura.

Flamengo terminou o primeiro tempo em módicos 2 a 0. Boa movimentação, Gabigol e Pedro se entendendo quase tão bem quanto Gabigol e BH. E Arrascaeta provando que deveria arrancar a camisa 10 do enganador e vestir para alegria da torcida. Pedro deixou o primeiro e Tolima marcou contra o segundo.

Segundo tempo, e chega o massacre da serra elétrica. O time do Flamengo querendo mostrar serviço e aproveitando um adversário frágil, marcou 5 gols, sendo 3 de Pedro, 1 de Gabigol e outro de Matheus França, enfim recuperado, com assistência magistral de Pedro. O que dizer de um jogador que faz um "poker trick" (4 gols) em plena Libertadores? Merece todos os prêmios. Provou a todos que Flamengo tem um excelente centroavante. Só espero que seja efetivamente muito utilizado daqui para frente. Dorival resgatou Pedro.

Enfim, torcida feliz. Flamengo mostrou um vislumbre do potencial que o time pode ter com este elenco. Faltam ainda Vidal e Cebolinha. Adversários tremem.