sexta-feira, 8 de julho de 2022

Alfarrábios do Melo

 

Saudações flamengas a todos.

Já deixando aqui um aperitivo para a próxima quarta-feira, alguns confrontos no Maracanã contra os mineiros.

Venceremos.

* * *

1979 – Flamengo 5-1 Atlético/MG, Amistoso

Com Pelé, Zico e Garrincha incorporado no diabólico Júlio César “Uri Geller”, o Flamengo atropela o adversário em noite inesquecível. Há quem diga que é essa goleada que dá início à rusga que acabaria virando rivalidade (os mineiros, inconformados com o ritmo forte do Flamengo, jurando vingança).


1980 – Flamengo 3-2 Atlético/MG, C Brasileiro, Final

Naquele que talvez tenha sido o melhor e mais emocionante jogo de uma Final de Brasileiro, o Flamengo, com muita raça e técnica, supera a violência e a catimba do adversário e, com Nunes iluminado, conquista o Brasil pela primeira vez.



1982 – Flamengo 2-1 Atlético/MG, C Brasileiro, Segunda Fase

Primeiro jogo após o tumulto no Serra Dourada. O Flamengo está perdendo e tem um a menos (Figueiredo, expulso). Então, entra a torcida: 70 mil cantando o samba “Bumbum Paticumbum Prugurundum” (campeão do carnaval com a Império Serrano), que protagonizam um dos mais belos espetáculos da história do Maracanã e empurram o rubro-negro a uma virada espetacular. Destaque para o gol de Mozer, numa cabeçada que faz lembrar Rondinelli.



1987 – Flamengo 1-0 Atlético/MG, C Brasileiro, Semifinal

O adversário está invicto, embalado e é favoritíssimo. Se vencer, sequer haverá jogo de volta. E isso não acontece por pouco e pelas defesas sensacionais de Zé Carlos, em atuação antológica. Já perto do fim, o Flamengo, empurrado pela torcida, parte para cima. Zico deixa Bebeto na cara do gol. O baiano, que vinha sendo vaiado e iria sair, acaba decidindo o jogo e virando herói. E o Flamengo vai para Minas com a vantagem do empate.



2006 – Flamengo 4-1 Atlético/MG, Copa do Brasil, Quartas de Final

O Flamengo de Waldemar Lemos confirma o bom momento na Copa do Brasil e atropela os mineiros, num jogo em que se destacam Renato Abreu, mostrando inusitado faro goleador, e Obina, que incendeia o time ao entrar. Como curiosidade, as presenças do goleiro Bruno e do volante Márcio Araújo na escalação do Atlético.



2019 – Flamengo 3-1 Atlético/MG, C Brasileiro

Mesmo com alguns desfalques, o Flamengo de Jorge Jesus, em grande noite de Vitinho, vence de forma inapelável mais uma partida e segue seu trajeto implacável rumo a mais um Brasileiro.