quinta-feira, 21 de julho de 2022

Flamengo 4 x 0 Juventude. Usando a cabeça

 Foto: Marcelo Cortes

E com 4 gols de cabeça o Flamengo venceu o Juventude no estádio elefante vermelho de Brasília. Com direito a pancadaria da nervosa equipe visitante tentando disfarçar sua falta de técnica com brutalidade. 

Aparentemente o setor de inteligência preveniu Dorival que o Juventude não era lá estas coisas em bolas aéreas em sua defesa e o técnico foi "all in" nisso. Só que a diferença do Flamengo de hoje para o Flamengo de ontem, do Paulo Sousa, é que efetivamente as bolas não são mais cruzadas a esmo. Tem posicionamento e treinamento. Mesma coisa em relação as chamadas "bolas cobertas" e "bolas descobertas", conceitos trazidos a nós pelo saudoso Jorge Jesus. Flamengo hoje marca em cima e tem uma recomposição diria razoável. 

E não é só isso. É bom ver o Pedro jogando. Um centroavante deste nível não pode ser reserva. E o Flamengo estava sendo ruim para a carreira dele. Finalmente um iluminado viu que Gabigol pode ser muito bem um segundo atacante "de ofício".  E Bruno Henrique se machucou, abrindo esta "janela de oportunidade" para Pedro. Que está aproveitando e muito. Só ontem, graças ao seu posicionamento e senso de oportunidade, mais dois gols para conta. De cabeça.

Porém há um problema. Gabigol é ídolo. E mimadinho. Não gosta de ser substituído, faz biquinho e joga o brinquedo fora da cama. Técnico evita problema e deixa ele em campo mesmo que coloque um jogador driblador e incisivo em campo que seria, em tese, perfeito para o jogo mais posicional de Pedro. Mais tarde Gabigol também foi substituído e nem olhou pro técnico, como se estivesse "ofendido". Se tiver chateado com ele mesmo, compreendo. Vem perdendo gols importantes e já fazem 3 jogos que não marca.

Cebolinha estreou no Flamengo. E a despeito da falta de ritmo de jogo, criou boas jogadas, foi bem arisco e agudo. Temos agora, finalmente,  um jogador deste perfil pela esquerda. Tivemos dois jogos seguidos em que o Flamengo torto só atacava pela direita. E Cebolinha é ótimo jogador. Daqueles que você também não imagina na reserva. O problema que nem todos podem jogar ao mesmo tempo. 

A defesa com David Luiz e Leo Pereira mais uma vez mostrou segurança. Felipe Luiz titular absoluto pela esquerda, e Rodinei jogando para renovar contrato. Infelizmente tivemos as vaias a Vitinho, que fez algumas boas jogadas de passe, não finalizou quando deveria e furou uma bola para alegria de seus haters. Vitinho, a rigor, estatisticamente, tem números muito bons no Flamengo. Mas não dá liga. Porém, não entendo o público de Brasília. Preferem focar em vaias do que vibrar e se estimular com um time que está ganhando. A equipe sente isto. Mas torcedor em geral tem menos empatia que uma porta em se tratando do time dele.

Enfim, Flamengo larga tarde no campeonato. Ocupa posições intermediárias e o bloco da frente continua fazendo pontos. É o castigo pela insistência bizarra em um técnico fraquíssimo como Paulo Sousa. Técnico ruim é pior que jogador ruim. Este pode ser substituído rápido, técnico não.