segunda-feira, 27 de junho de 2022

O Deportes Tolima

 

Salve, Buteco! O Club Deportes Tolima, de Ibagué/Colômbia, nosso próximo adversário, pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América/2022, foi fundado em 18 de dezembro de 1954. O clube e sua torcida também são conhecidos pelo apelido de "Los Pijaos", em homenagem ao conjunto de povos ameríndios¹ do Departamento de Tolima e redondezas.

As origens do clube têm ligação com o futebol argentino, primeiramente porque, quando passou a utilizar a atual denominação após se profissionalizar, abandonando o futebol amador, até então se chamava Club Deportivo Boca Juniors de Ibagué. Além disso, em seus primeiros anos o Tolima utilizou uniforme igual ao do Racing de Avellaneda e contratou vários atletas argentinos. Contudo, as raízes pijao prevaleceram e desde 1957 suas cores são o grená e o amarelo, que homenageiam a bandeira do Departamento de Tolima.

Em que pese possuir apenas 3 títulos do Campeonato Colombiano, o Tolima é um tradicional clube da primeira divisão do futebol daquele país, tendo apenas em uma ocasião (1994) sido rebaixado e disputado a segundona. Na década de fundação, o clube conseguiu boas colocações no certame.

No cenário internacional, em 1982 o Tolima chegou às semifinais da Libertadores, sua melhor campanha na competição, muito embora a participação mais notória tenha sido em 2011, quando eliminou o Corinthians na terceira fase e se classificou para fase de grupos, tendo a partida de ida, em Ibagué, marcado o último jogo de Ronaldo Fenômeno como profissional.

Em 2011 o clube teve um evento que pode ser chamado de "guinada histórica", quando foi transformado em sociedade anônima. Desde então, sua performance melhorou, com um título colombiano, um título e boas campanhas na Copa da Colômbia, e ainda cinco participações na Libertadores, contando com a atual, retrospecto que permite classificar o Tolima como um dos mais fortes do futebol colombiano desde a última década.

O Tolima manda seus jogos no Estádio Manuel Murillo Toro, da Prefeitura de Ibagué, com capacidade para 33.000 (espectadores), local do confronto da próxima quarta-feira, as 21:30h (Horário de Brasília).

***

O veterano Hernán Torres Oliveros (61 anos), natural de Ibagué, também conhecido como "Don Hernán", é o treinador do Tolima. Ex-goleiro do clube, o hoje também experiente e rodado treinador tem passagens por clubes como o Millonários, de Bogotá (campeão colombiano em 2012); Independiente de Medellín, Liga Desportiva Alajuelense, da Costa Rica; América de Cáli (campeão da Série B colombiana em 2016) e Melgar, do Peru (campeão peruano em 2018). Pelo Tolima, é o atual campeão colombiano e da superliga.

Don Hernán gosta de armar o Tolima no 4-2-3-1. Entre os principais jogadores do elenco estão Alexander Domínguez, goleiro da Seleção do Equador; Rodrigo Ureña, volante costa-riquenho; os meias Raziel García, da Seleção do Peru, e Daniel Cataño, e os atacantes Anderson Plata (ponta direita), Jeison Lucumí (ponta direita e esquerda), André Ibargüen (ponta esquerda), Michael Rangel e Gustavo Ramírez (centroavantes). O meu destaque vai para o arisco e oportunista Anderson Plata. Tem que ficar de olhos abertos com ele.

Consegui assistir a ambas as partidas do Tolima como mandante contra os times brasileiros do Grupo D - Atlético e América Mineiros. Foi o suficiente para perceber que, em seus domínios, os Pijaos não impressionam. Muito embora consigam pressionar bastante os visitantes, cedem muitos espaços quando adiantam as linhas e são pouco efetivos, podendo-se afirmar, com segurança, que tanto o Atlético poderia ter convertido mais chances de gol, como o América dominou a maior parte da partida e até merecia ter vencido.

O grande problema do jogo de ida, para o Flamengo, é que o nosso time ainda está muito longe de ser um visitante competitivo. Muito embora tenha vencido dois jogos e empatado outro pelo Grupo H, nenhuma análise séria negará que o Sporting Cristal é muito fraco e a Universidad Católica, muito embora ainda tenha o vencedor e técnico elenco das quatro temporadas anteriores, decaiu brutalmente de rendimento em 2022, antes da chegada de Ariel Holán. O fraquíssimo retrospecto do Mais Querido como visitante no Campeonato Brasileiro/2022 não me deixa mentir.

Como o jogo do Tolima é muito físico, explorando as pontas, projeto para a ida, em Ibagué, um cenário parecido com o da Universidad Católica, em Santiago. O Flamengo sofrerá pressão semelhante, porém com mais intensidade e menos qualidade do adversário, e não terá tanto espaço como o cedido pelos chilenos, muito embora se possa afirmar que as oportunidades certamente surgirão. Logo, além de precisar ser seguro na defesa, como não vem sendo como visitante, também terá que ser ainda mais eficiente na conversão das chances de gol (que aparecerão) do que foi em Santiago. 

Porém, no frigir dos ovos, temos um handicap ao nosso favor: apesar de ontem ter vencido em casa o Atlético Nacional (2x1), perdeu para o adversário o título  colombiano por conta do placar agregado, eis que perdeu por 1x3 no jogo de ida. Deve estar física e mentalmente abatido.

O maior perigo mora no jogo de volta, apesar do bom retrospecto do Mais Querido como mandante. Pelo Grupo D, o Tolima empatou na altitude contra o Independiente Del Valle e venceu a dupla mineira em Belo Horizonte, com gols marcados no fim das partidas. Portanto, é um time muito forte fisicamente e com ímpeto de sobra, o qual consegue manter a concentração e a intensidade até os acréscimos finais do árbitro. Os pontas são muito velozes e Dorival precisará orientar bastante os laterais, especialmente Matheuzinho e Rodinei.

O Flamengo é favorito, mas o adversário é perigoso e, considerando a nossa fase de instabilidade ainda não superada, pode surpreender. Todo cuidado é pouco.

***

A palavra está com vocês.

Bom die SRa tod@s.

¹ Indígenas da América, aborígenes americanos, nativos americanos, originários da América ou índios americanos.