terça-feira, 28 de junho de 2022

Flamengo vs Colombianos

 

Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Olá Buteco, bem-vindos!

Depois da completíssima apresentação de ontem, feita pelo Gustavo, acerca do Deportes Tolima, nosso adversário nessas oitavas-de-finais da Libertadores, quero dar sequência ao tema, trazendo os confrontos eliminatórios entre o Flamengo e os times colombianos.

São 9 os clubes mais vencedores da Colômbia: Atlético Nacional de Medellín, América de Cali, Millonarios, Deportivo Cali, Junior de Barranquilla, Santa Fe, Independiente Medellín, Once Caldas e Tolima. Em toda sua gloriosa história, o Mais Querido já enfrentou quase todos, faltando exatamente nosso adversário de amanhã. Os confrontos contra Millonarios e Independiente Medellín foram apenas amistosos, contra todos os outros, partidas válidas pela Taça Libertadores de América e Copa Sul-Americana.

Por incrível que pareça, o único confronto no formato atual de mata-mata foi contra o Junior Barranquilla, válido pelas semifinais da Copa Sul-Americana 2017. No jogo de ida, no Maraca, os visitantes venciam por 1x0 até os 30 minutos do 2º tempo, quando o zagueiro Juan empatou de cabeça. Logo na sequência, a virada com Felipe Vizeu. Na volta, abrimos 1x0 cedo com Vizeu, Cesar defendeu pênalti ainda no 1º tempo e, nos acréscimos da partida, Vizeu fez mais um e garantiu a classificação.


Dos outros confrontos, todos pela fase de grupos da Libertadores, o Flamengo foi o 1º do grupo em que havia América de Cali e Junior Barranquilla em 1984,  o 1º do grupo em que havia Atlético Nacional e América de Cali em 1993, o 2º do grupo em que havia o Santa Fé em 2018 (que foi eliminado) e o 1º do grupo em 2020, em que havia novamente o Junior Barranquilla (eliminado).

Entretanto, os outros confrontos decisivos contra colombianos pela Libertadores, aconteceram no ano de estreia do Flamengo na competição, no caminho do 1º título. Flamengo e Deportivo Cali (que obteve a única vaga no grupo que tinha os argentinos River e Rosario Central) disputaram a fase semifinal em um grupo que também tinha o boliviano Jorge Wilstermann. O Mais Querido não tomou conhecimento dos adversários e, com 4 vitórias nas 4 partidas, classificou-se para a finalíssima.



Para essa eliminatória, a única certeza é que pode acontecer qualquer coisa. O Flamengo ainda busca afirmação na temporada, após a troca de treinador. O Tolima, como os bons times colombianos, provavelmente vão partir para cima, talvez até fazendo um jogo que nos favoreça, deixando a defesa exposta para rápidos contrataques. No entanto, jogar contra franco-atiradores é uma loteria: se eles pressionam e conseguem abrir o placar, o jogo (e até mesmo a eliminatória) pode se complicar. 

Nas CNTP, seria uma etapa relativamente tranquila, ganhando lá e gerenciando a classificação aqui. Na atual circunstância, qualquer resultado é possível. O surto de covid no elenco do Flamengo é só mais um elemento de aleatoriedade no confronto.

Arriba, Flamengo!!!

Saudações RubroNegras!!!