quinta-feira, 21 de abril de 2022

Flamengo 0 x 0 Palmeiras. Flamengo evoluindo.

GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO (20.04.2022)

Perdemos 2 pontos preciosos. Sim. Em um campeonato de pontos corridos isto pode ser perigoso lá na frente. Mas hoje pode se dizer que Flamengo x Palmeiras é o grande clássico do país vide o histórico que vem desde 2016 entre os dois clubes. Flamengo, com sua transformação administrativa e financeira por esforço próprio e o Palmeiras com sua transformação administrativa e financeira turbinada inicialmente pelo mecenato. De qualquer forma ambos formando times diferenciados e competitivos. Flamengo com time mais competitivo à partir de 2019, com maior alavancagem econômica e um acerto fenomenal nas contratações do período. 

Dois times dirigidos por portugueses, o que virou uma tendência no Brasil à partir do sucesso de inesquecível Jorge Jesus. Palmeiras um time pronto, e o Flamengo um time ainda em construção, pois com vários desfalques presos no "Umbral do DM", onde facilmente se entra e dificilmente encontra a saída. No processo de destruição do Departamento que vem desde a maior ingerência administrativa do Braz à partir de 2020 no futebol.  É o preço que a vida cobra ao Flamengo pela insistência insana em gestão amadora no futebol, core business da Instituição.

De qualquer forma, Paulo Sousa vem aos poucos dando resultado e calando os críticos, que já queriam sua saída desde a perda do carioquinha para o poderoso timinho do Fluminense. "Se não ganha esta merda ganhará o que?" Diziam os haters. Mas o trabalho tático "posicional flutuante" requer mais treinamento e entendimento. E o time parece compreender mais, inclusive o próprio Paulo Sousa, finalmente corrigindo o posicionamento do Everton Ribeiro e com isto fazendo o ataque do Flamengo funcionar mais decentemente. 

O jogo foi dinâmico e emocionante. Palmeiras numa proposta mais reativa e o Flamengo propositiva. Característica dos sistemas táticos respectivos. Flamengo com várias chances perdidas dificultadas pelo ótimo goleiro Weverton do Palmeiras. Hugo também fez boas defesas e respondeu à altura a crítica inicial à sua escalação no lugar do Santos.

Enfim, Flamengo vem em evolução como time e isto é muito bom. Que venha uma evolução profissional no departamento de futebol também.