terça-feira, 12 de abril de 2022

Crise no Flamengo

Foto: Gilvan de Souza

Olá Buteco, bom dia!

É curioso notar que, mesmo no bicampeonato brasileiro 19-20, o Flamengo não conseguiu sair na frente. Em 19, com Abel no início do campeonato, estávamos em 6º lugar (6 pontos atrás do líder) ao final da histórica virada contra o Athletico Paranaense (Rodada 6), em que o Maracanã exigiu a cabeça do treinador, após uma das mais emblemáticas vitórias do Manto. 

Em 20, ficamos um turno inteiro com Domenec, vendo a liderança se alternar entre Atlético, São Paulo e Inter, em um campeonato que ninguém conseguiu disparar na tabela. E ano passado, um desespero: o bicampeão nacional chegava ao final da 10ª rodada em 8º lugar, 8 pontos atrás do líder, o que levou a outra troca de treinador. 

Nos 3 anos da gestão Landim, o mesmo cenário: um time irregular, com desempenho abaixo do desejado e trocas de treinadores no meio do campeonato. Na primeira troca, ganhamos na loteria. Na segunda, ganhamos o bicampeonato, ainda que aos trancos e barrancos e na terceira, vexames.

Começando o 4º ano dessa gestão, o cenário é o mesmo, agravado pela perda do campeonato carioca. O time não engrena, o brasileiro parece ter ido pras cucuias e outra troca de treinador aparenta ser iminente, faltando apenas tomar a goleada anual que tem se caracterizado desde que JJ saiu. 

Os adversários estão voando. Ano passado, o campeão brasileiro fez 84 pontos, a segunda maior pontuação da história dos pontos corridos com 20 clubes, perdendo apenas para o inesquecível time do Mister. E, pelo que eles vêm jogando, nada indica que farão muito menos que isso novamente. Assim, a média para o título fica mesmo em 11 pontos a cada bloco de 5 jogos, 77 ao final da Rodada 35, para pontuação máxima de 86 pontos no "sprint final" das últimas 3 rodadas. Como é que esse Flamengo vai se manter nesse patamar?

Cenário é muito difícil, quase que terra arrasada mesmo. Imaginei que haveria uma reformulação ao final do estadual, justamente porque o treinador teria uma avaliação completa do elenco. Está acontecendo, ainda que não com a velocidade que esperávamos.

Qualquer projeção vai acabar esbarrando na troca ou não do treinador. A sequência é dura: São Paulo, Athletico PR, Palmeiras e Botafogo no brasileirão, intercalados pelos jogos de meio de semana na Libertadores. Se o time conseguir se manter na liderança do grupo na Libertadores e não sofrer nenhuma daquelas derrotas vergonhosas no brasileirão, é possível que o treinador continue. Mas qualquer tropeço na competição continental provavelmente encerrará seu ciclo no Flamengo. 

Aí entraria toda aquela especulação em cima do retorno do Mister e se haverá tempo hábil para ele dar jeito no bando que veste o Manto Sagrado atualmente. A conferir.

Saudações RubroNegras!!!