quinta-feira, 17 de março de 2022

Vasco 0 x 1 Flamengo. Vitória aguada


Flamengo foi ao Maracanã e fez seu papel de vencer um time da Série B. Fez 1 a 0 e parou. Foi um jogo extremamente chato de se ver. Deu um sono que substituiria diversas aplicações de remédios para dormir. Porque o Flamengo do Paulo Sousa ainda está assim? Porque apesar de tantas supostas ideias de jogo, continua um time espaçado, previsível e facilmente marcado?

A opção pela entrada do Andreas Pereira ainda em conflito com a bola, serviu apenas para irritar a torcida, tal a facilidade com que tomam a bola de seus pés. Vasco até tinha isto por tática. Cercava o cara e fazia suas jogadas à partir daí. Desta vez o time do Flamengo estava mais preparado e conseguia abafar estas jogadas.

Vasco do Zé Ricardo jogando com todo mundo dentro da área, fazendo uma cortina de ferro na entrada dificultava as jogadas do Flamengo, que hoje apresenta muitas dificuldades para jogadas de penetração as quais o Paulo Sousa não deve ser dos mais fanáticos em treinar.

Enfim, em um pênalti bem assinalado, com a bola batendo na mão do zagueiro vascaíno, Gabigol fez o seu. E foi comemorar. Mas como é o Flamengo fez errado em comemorar junto a torcida adversária de acordo com a péssima transmissão. Achavam que ele tinha que ir até o outro lado do campo? Enfim, bairrismos e clubismos de gente despreparada mas que ainda assim tem voz e servem para nos irritar com seus despautérios preconceituosos e ilógicos. Até porque futebol é comemoração, provocação, alegria, raiva. Se não sabe lidar com isto vá comentar xadrez.

Depois disso é como se não tivesse mais jogo.Tudo nas brumas. Flamengo com cerca Lourenço, Vasco com ataques inócuos mas chegando por vezes perto demais para Hugo mostrar toda sua inadequação costumeira com os pés. Aliás, do que você tem mais medo? Andreas conduzindo a bola no meio de campo só com um zagueiro atrás ou de alguém atrasar a bola pro Hugo? Confesso que para mim dá empate técnico. São momentos de pavor. Neste time sem um goleiro decente mas que reserva mais de 60 milhões na compra de um jogador que diz ser volante, mas não é.

Vejamos a próxima partida. Flamengo é favorito, mas é aquilo. Futebol é jogado e o Flamengo é um time hoje, comum. Bem comum.