segunda-feira, 28 de março de 2022

Libertadores/2022 - Grupo H - Os Adversários



Salve, Buteco! Março vai chegando ao fim e abril iniciará uma maratona que começará com as duas finais do Campeonato Carioca/2022 e, imediatamente em seguida, continuará entre jogos pela Copa Libertadores da América, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.

O sorteio da última sexta-feira, feito pela Conmebol, definiu o Mais Querido como o cabeça-de-chave do Grupo H, tendo como adversários na Fase de Grupos a Universidad Católica (Chile), o Sporting Cristal (Peru) e o Talleres (Argentina).

Eis um breve resumo do histórico e da situação atual de cada um dos adversários, bem como do retrospecto do Mais Querido contra cada um deles, seguindo a ordem do sorteio:

1) Club Deportivo Universidad Católica



Velho conhecido do Mais Querido, o Universidad Católica, popularmente conhecido como "Los Cruzados", foi fundado em 1937 por um grupo de atletas da Pontifícia Universidad Católica de Chile. Dono da terceira maior "inchada" do país, o Católica disputa com o Universidad de Chile o "Clássico Universitário" e o posto de segunda força do futebol chileno, atrás do Colo Colo. Atual tetracampeão chileno, o clube está a dois títulos de igualar-se ao rival.

Na História da Libertadores, em suas 29 participações, o Católica foi vice-campeão em 1993, perdendo o título para o São Paulo, porém conquistou a Copa Interamericana de 1994, seu único título internacional oficial, vencendo o Deportivo Saprissa, da Costa Rica, tendo em vista que os paulistas abdicaram do direito de disputar a competição. Muito embora, antes da final de 1993, tenha sido semifinalista por duas vezes nos anos 60 e uma vez nos 80, depois disso só conseguiu ultrapassar a fase de grupos por três vezes, chegando no máximo às quartas de final, em 2011. A última delas, por sinal, foi na edição passada (2021), quando perdeu duas vezes por 0x1 para o futuro campeão Palmeiras.

O Flamengo só enfrentou o Universidad Católica em jogos oficiais, pela Libertadores, e o retrospecto é desfavorável, com apenas duas vitórias e quatro derrotas em seis confrontos. Nas três ocasiões em que enfrentou o adversário em seus domínios, o Estádio San Carlos de Apoquindo (18.000 lugares), o Mais Querido perdeu as três, marcando apenas um gol e sofrendo cinco. Já no Maracanã, depois de perder o confronto pela edição de 2002 (1x3), venceu as duas seguintes sem maiores dificuldades - 2x0 (2010) e 3x1 (2017).



Em 2022, a campanha do Católica no Campeonato Chileno em curso é modesta, com apenas 9 pontos em 7 jogos. Chama atenção o fato de não haver empatado, tendo 3 vitórias e 4 derrotas, o que parece compatível com o perfil de seu treinador, Cristian Paulucci, auxiliar da comissão técnica desde 2019 e que assumiu a equipe em agosto/2021. Sob seu comando, desde então, o Católica disputou 23 jogos, vencendo 17 e perdendo 6, ou seja, nenhum empate, com 4 das 6 derrotas em 2022. Na última partida (sábado, 19/3), foi derrotado fora de casa pelo 6º colocado O'Higgins (1x2) e o próximo jogo será justamente o "Clásico Universitário" contra a La U, no sábado (2/4).

O Católica, seguindo suas tradições, joga de maneira ofensiva (4-3-3) e o treinador roda bastante o elenco, aparentemente buscando manter equilibrada a minutagem dos jogadores. O veterano Fuenzalida (lateral direito) e o goleiro Pérez estiveram a disposição da Seleção Chilena que recentemente enfrentou a Argentina, a Bolívia e o Brasil, porém não chegaram a ser utilizados. Além deles, o veterano ponta direita Fabián Orellana e os jovens Marcelino Nuñez (meia), Diego Valencia (centroavante), Ignacio Saavedra (volante) e Clemente Montes (ponta esquerda) foram convocados ao menos uma vez em 2021.

2) Club Sporting Cristal

Fundado em 1955, o Sporting Cristal ou "Los Celestes" é o fruto da união entre o antigo Sporting Tabaco, fundado por funcionários da estatal peruana Estanco de Tabaco del Peru, e diretores da cervejaria Backus & Johnston, cujo principal produto, a cerveja Cristal, deu nome ao então novo clube.

Detentor do maior número de títulos do Campeonato Peruano, também possui o maior número de participações (37) na Libertadores entre os clubes do país, tendo chegado a disputar a final da edição de 1997, quando foi derrotado pelo Cruzeiro. A campanha de 97, por sinal, sucedeu uma sequência de duas disputas de oitavas de final e duas de quartas de final, o que marcou a melhor fase do clube na competição. Depois disso, contudo, uma isolada classificação para as oitavas na edição de 2004 contrastou com as eliminações em fases preliminares ou de grupos, que passaram a ser sua rotina.

Atualmente, seu treinador é o argentino Carlos Bustos, que tem várias passagens pelo futebol mexicano em clubes de médio ou pequeno investimento. No elenco, os meias Yotún (ex-Vasco da Gama), González e Calcaterra, além do lateral direito Lora, vêm sendo convocados para a seleção peruana e disputaram as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Todavia, é difícil encontrar referências sólidas sobre o desempenho atual da equipe. 

Na temporada em curso, o Cristal disputou apenas 6 jogos pela Liga 1, perdendo na estreia e vencendo 2 das partidas seguintes, incluindo o clássico contra o Alianza Lima (fora de casa), além de empatar as outras 3 partidas, com isso alcançando a modesta 11ª posição na tabela de classificação. Em sua última partida pelo certame, empatou por 1x1 fora de casa contra o modestíssimo FC Carlos Stein (16º colocado) e o próximo confronto está marcado apenas para a próxima sexta-feira, 1º de abril, quando receberá o Universidad San Martín.

O clube manda seus jogos locais no acanhado Estádio Alberto Gallardo (11.600 lugares), de sua propriedade, porém transfere os confrontos internacionais para o moderno Estádio Nacional del Perú (50.086), também conhecido como "El Coloso de José Díaz", remodelado em 2011 e no qual a Seleção Peruana manda seus jogos, inclusive os das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Foi nele que o Cristal mandou suas partidas internacionais em 2021, inclusive contra o São Paulo (SPFC 3x0 e depois outro 3x0 no Morumbi) pelo Grupo E da Libertadores, além das demais pela própria Liberta e também pela Sul-Americana

O estádio, portanto, não deve ser confundido com o Monumental de Lima, de propriedade do Universitário, no qual o Mais Querido derrotou o River Plate e conquistou o título da Libertadores/2019. A antiga versão do Coloso de José Díaz, por sinal, abrigou os dois únicos confrontos entre Flamengo e Sporting Cristal na História. Foram partidas amistosas disputadas na década de 60, ambas terminando com o placar de 2x0 em favor do Mais Querido.

3) Club Atlético Talleres

O Club Atlético Talleres, de Córdoba, Argentina, é o decano dos nossos adversários do Grupo H. Fundado em 1913, sua origem está nas oficinas ("talleres") da estrada de ferro local, quando os operários da ferrovia decidiram criar um clube de futebol. Seu fundador principal e primeiro presidente escolheu as cores do clube inspirado no Blackburn Rovers Football Club, da Inglaterra.

Muito embora não tenha nenhum título nacional de expressão, o Talleres passou a maior parte de sua História na elite do futebol argentino, tendo, porém, algumas passagens pelas segunda e terceira divisões do país. É no cenário internacional, contudo, que o clube detém as suas maiores glórias, a começar pelo título de Campeão da Copa Conmebol de 1999, ocasião na qual derrotou o CSA de Maceió/AL, em confronto marcado por problemas extracampo e pela controversa arbitragem na partida final, disputada na Argentina.

Além desse título, o Talleres tem alguns feitos interessantes, como a disputa das quartas-de-final da Copa Mercosul/2001 e a vitória por 2x0 sobre o São Paulo pela segunda fase da Libertadores/2019, eliminando o tradicional tricolor paulista. A edição 2022 será a quarta disputada pelo Talleres.

O clube vem apostando em treinadores com perfil moderno e adeptos do jogo de posição, casos de Juan Pablo Vojvoda, desde 2021 dirigindo o Fortaleza, e o uruguaio Alexander Medina, contratado para dirigir o Internacional nessa temporada. Sob o comando de Medina, o Talleres alcançou o impressionante 3º lugar geral na temporada argentina. Nesta última sexta-feira, o clube anunciou a contratação do português Pedro Caixinha, que terá pouco tempo para trabalhar até a estreia contra o Universidad Católica, porém herda uma base bem desenvolvida por Alexander Medina. 

Apesar disso, o português terá muito trabalho no começo, pois nesta temporada o clube ocupa apenas a 12ª colocação no certame nacional. Sua última partida foi a vitória por 2x1 em casa contra o Godoy Cruz na última terça-feira (22/3), e o próximo confronto será apenas no domingo (3/4), contra o Gimnasia y Esgrima La Plata, fora de casa.

Muito embora seja proprietário do Estádio Francisco Cabasés ou "La Boutique de Barrio Jardín" (18.000 lugares), o Talleres manda seus jogos no moderno Mário Alberto Kempes (57.000 lugares), também conhecido por Estádio Olímpico de Córdoba, o qual, como o próprio nome indica, tem uma pista de atletismo circundando o gramado (tal como no Engenhão), deixando um espaço razoável até as arquibancadas. O estádio, que foi palco da aludida finalíssima contra o CSA, era então chamado de Chateau Carreras, em homenagem ao bairro no qual é sediado, mas foi ampliado em 2011 e reformado em 2020. Logo, não será um problema, muito pelo contrário.

Partida comemorativa dos 99 anos do Talleres, contra o Nacional de Montevidéu

No início de 2019, após a tragédia do Ninho do Urubu, o coirmão argentino prestou sua solidariedade ao Flamengo, gesto que não deve ser esquecido:


Flamengo e Talleres se enfrentaram por duas ocasiões, ambas em Cordóba e em partidas amistosas. Em 1961, o Mais Querido goleou por 5x0 no La Boutique, com gols de Dida (2), Manoelzinho (2) e Moacir. Já em 1978, as equipes não saíram do 0x0 no placar do antigo Chateau Carreras.

***

Curiosamente, os três adversários adotam o azul como cor principal, muito embora em três tons diferentes. Mas para que tudo fique azul após a sexta rodada, o Flamengo deve levar todos os confrontos muito a sério.

Aparentemente, o Sporting Cristal é o mais fraco, contudo será o adversário da estreia, em Lima, apenas três dias após o segundo jogo do que promete ser uma sangrenta batalha em dois rounds contra o Fluminense, pelas finais do Campeonato Carioca.

O Universidad Católica possui os melhores elenco e retrospecto das últimas temporadas entre os três, porém o treinador Cristian Paulluci parece enfrentar problemas para manter o desempenho em 2022. O histórico rubro-negro desfavorável no San Carlos de Apoquindo precisa ser tomado como importante alerta para o risco especial do jogo em Santiago.

Finalmente, o Talleres pode ser a maior surpresa do grupo. Não se pode descartar a hipótese do vácuo entre Alexander Medina e Pedro Caixinha ser a causa do mau início no Campeonato Argentino. O duelo entre os dois treinadores portugueses promete ser interessante e Paulo Sousa com certeza tem mais material a ser estudado pelo oponente do que seu compatriota.

***

Segundo o item 3.4 do Regulamento da Libertadores/2022, os clubes classificados para a Fase de Grupos têm até as 18:00h (horário do Paraguai) do dia 2 de abril para apresentar a lista de jogadores e corpo técnico para disputar essa fase da competição.

***

A palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.