quinta-feira, 10 de março de 2022

La nave va sem rumo


Flamengo hoje é um clube sem rumo. Depois da revolução administrativa que se iniciou em 2013 e terminou em algum momento entre 2018 e 2019, estagnou em suas pretensões e, mesmo, retrocedeu. Não é um clube voltado a melhoria da performance esportiva e profissional. É um clube cada vez mais voltado à politicagem
 rasteira de "churrasqueira e piscina". Dirigente amador dando pitacos em esportes olímpicos, outro continuando a dar as cartas cada vez mais furadas no futebol, por absoluta falta de opção no cardápio de dirigentes amadores disponíveis na Gávea. 

Landim, uma pessoa controversa, porque ao mesmo tempo que é visto como bom empresário no mundo externo, no mundo do clubinho de bairro é apenas mais um "churrasqueiro", no mal sentido. Simplesmente não traz suas conquistas e méritos do mundo empresarial para o clube. O futebol, suposto core business depois da piscina, sauna e churrasqueira,  é repleto de amadores e amigos dos amigos trabalhando e/ou interferindo nas decisões. A ponto de hoje, 2022, o Flamengo não ter modelo de jogo definido. Não tem staff digno de definir o modelo e buscar nomes entre comissão técnica, jogadores e mesmo profissionais que o atendam. Nomes de jogadores são sugeridos por espertos intermediários muito amigos de dirigentes amadores, se me entendem. E então prontamente aceitos. Técnicos diferentes em proposta de jogo e metodologias são chamados para substituir o erro da contratação do imediatamente anterior.

E fica a torcida, o cliente e vítima desta condição absurda e amadora, acreditando, tendo fé e achando que o clube sem rumo subitamente fará um time vencedor porque "tem dinheiro". Não é assim que a banda toca. Outros times estão com dinheiro também e mais inteligentes na formação de elenco. Para começar a maioria tem goleiros dignos de serem titulares da Série A. Flamengo não tem nenhum. Há anos. Flamengo continuamente renova com ex-jogadores pela influência de vestiário, pois o dirigente amador precisa disso para se sentir seguro. Não sabe atuar em nível profissional, precisa do RELACIONAMENTO. E claro, sempre é enganado porque jogador não é burro. Hoje Flamengo também está sem volantes no elenco, sem laterais esquerdos, enfim, é um time depauperado para qualquer competição com adversários mais qualificados.  Fora que ficou anos jogando e treinando em estruturas de gramado de roçado. Porque os amadores acham isto natural. Afinal é assim que jogam suas peladas pós-churrasco.

Enfim, 2022 se inicial mal, elenco já velho e cheio de lacunas,  com uma comissão técnica que adota um modelo tático que precisa de muito treinamento e pelo que se percebe, outras características de volantes e de alas. Não é a toa que o Flamengo sua para ganhar de um Vasco que faz partidas patéticas a ponto de ser eliminado por Juazeirense, em última colocação no poderoso campeonato baiano, cujo destaque do time é um mecânico de geladeira. Esperemos por mais um milagre como ocorreu em 2019.